luismcrd Posted December 13, 2016 at 07:42 PM Report Share #601236 Posted December 13, 2016 at 07:42 PM Boas, comprei um portátil com um disco HDD de 1 TB, sabendo o que sei hoje teria comprado com um ssd, pois o HDD é bem mais lento. a minha dúvida é se eu fizer uma partição de 500 GB ou reduzir onde está o windows para 250 GB, isso tornará o HDD mais rápido? (pois segundo entendi ele é mais lento porque tem de andar à procura dos ficheiros para os usar e se o espaço for menor perde menos tempo) ou tou a ver a coisa mal? abç Link to comment Share on other sites More sharing options...
brunuu Posted December 13, 2016 at 08:01 PM Report Share #601237 Posted December 13, 2016 at 08:01 PM Ainda vais a tempo de trocar o teu HDD por um SSD de pelo menos 128GB, se tens os PC á pouco tempo, consegues vender um HDD de 1T rápido. Sobre a tua dúvida, não isso não resultar, é assim dizem que os HDDs ficam mais lentos quando estão cheios, mas honestamente a diferença é tão pouca que eu acho isso uma treta qualquer. Mas nem todos os HDD são feitos iguais, há HDD bem rápidos até. Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismcrd Posted December 14, 2016 at 06:07 PM Author Report Share #601253 Posted December 14, 2016 at 06:07 PM 22 horas atrás, brunuu disse: Ainda vais a tempo de trocar o teu HDD por um SSD de pelo menos 128GB, se tens os PC á pouco tempo, consegues vender um HDD de 1T rápido. Sobre a tua dúvida, não isso não resultar, é assim dizem que os HDDs ficam mais lentos quando estão cheios, mas honestamente a diferença é tão pouca que eu acho isso uma treta qualquer. Mas nem todos os HDD são feitos iguais, há HDD bem rápidos até. ok, em relação a trocar não vou fazer isso por causa da garantia, daqui a um ano ou dois quando a garantia acabar talvez pense em trocar pelo ssd. obg pelo esclarecimento. abç Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dr_Lion Posted February 16, 2017 at 06:50 PM Report Share #602563 Posted February 16, 2017 at 06:50 PM Normalmente trocar o disco não retira a garantia, desde que mantenhas o original para o colocar lá quando precisar de ir para a garantia. Desde que não quebres nenhum sêlo como é óbvio. Em menos de 2 anos, vais trocar de pc... se achas que isso é lento e ainda agora o compraste... Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted February 17, 2017 at 09:29 AM Report Share #602571 Posted February 17, 2017 at 09:29 AM A questão tem a ver com o facto dos ficheiros estarem espalhado por vários blocos/setores do disco. Há uns anos atrás, terias de fazer uma desfragmentação manualmente, mas há já alguns anos que isso deixou, grosso modo, de ser um problema de performance. Ou seja, mesmo que viesses os ficheiros todos direitinhos no disco, a performance que ias obter não seria perceptível para ti. Se não tens forma de trocar por um SSD, verifica se tens forma de fazer um upgrade à RAM, ai sim, vais sentir melhorias de performance. Outra coisa que normalmente melhora, e muito, é remover todo o lixo (entenda-se apps e widgets e afins) que costumam vir a atafulhar as máquinas e cuja utilidade é nula. Tem atenção também aos serviços e aplicações que arrancam com o sistema, podes ter um monte de tralha a correr cuja utilidade é igualmente nula. Por exemplo, a HP tem a mania de instalar um chorrilho de software que está sempre a correr, quando na verdade apenas necessitas dos drivers. Como a HP existem inúmeros exemplos, o Chrome costumava (não sei se ainda o faz) meter um processo a correr no arranque do sistema. Tens aplicações como CCleaner que te ajudam a ver estas situações, mas tem atenção, até o CCleaner corre algo no inicio! 😄 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted February 17, 2017 at 07:15 PM Report Share #602594 Posted February 17, 2017 at 07:15 PM Acho que o grande problema é mesmo o lixo que vem instalado de raíz com o windows... aliás, se estivermos a falar do Windows 10 ou 8.1 então não existe mesmo muito que se aproveite. Outra coisa a teres em conta é que o Windows 10 faz update quando bem lhe apetece e isso tira também bastante performance do computador, quer em termos de velocidades de internet, quer também em acesso ao disco já que o windows update está mesmo é a fazer download de tralha. Assim sendo, tenta ir à configuração de rede e meter todas as redes que usas como "metered" (desculpa mas não sei como está definido na versão portuguesa) para evitar que o computador esteja a fazer downloads. No entanto, lembra-te de ocasionalmente (talvez de mês a mês ou de semana a semana) desligares esta opção e forçares o update. Eu dei com o mesmo problema num computador novo da minha mulher em que o computador simplesmente não dava para usar de tão lento que ficava até que eu reparei que o sistema usava mais dados que o browser. include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsudani Posted February 18, 2017 at 04:46 PM Report Share #602608 Posted February 18, 2017 at 04:46 PM (edited) 21 horas atrás, bubulindo disse: metered Boa tarde. A expressão acima teria algo a ver com isto?: https://support.microsoft.com/en-gb/instantanswers/633571e5-3591-437d-bf6a-071a243305a7/metered-connections-in-windows-10 Em 13/12/2016 às 17:42, luismcrd disse: a minha dúvida é se eu fizer uma partição de 500 GB ou reduzir onde está o windows para 250 GB, isso tornará o HDD mais rápido? (pois segundo entendi ele é mais lento porque tem de andar à procura dos ficheiros para os usar e se o espaço for menor perde menos tempo) ou tou a ver a coisa mal? Sim, estás a ver a coisa mal. Além da "velocidade" natural dos computadores que é determinada pelo tempo de acesso de todos os circuitos, o que pode causar lentidão de leitura e escrita nos HDD's é a fragmentação dos dados, portanto independe do "tamanho" do HDD em GB. Logo, deves manter a tua unidade devidamente desfragmentada evitando assim que os dados fiquem espalhados pelo disco rígido. José Edison Sudani Edited February 18, 2017 at 04:53 PM by edsudani Repetição Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted February 20, 2017 at 09:18 AM Report Share #602629 Posted February 20, 2017 at 09:18 AM On 17/02/2017 at 9:48 PM, Inacabado said: Porque será que eu uso Gnu/Linux? Desculpem eu sei que nao tem nada a ver com o topico mas nao resisti! Sim, não tem nada a ver com o tópico, mais valia que tivesses resistido dado que a tua contribuição foi zero... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts