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Jogo do galo sem arrays


xico_colaco

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Boa tarde,

Comecei a desenvolver um projecto do jogo do galo mas sem utilizar nenhum array. Mas ele não consegue detectar a parte do vencedor. Se calhar até é uma coisa trivial mas como comecei à pouco tempo espero que tenham paciência comigo 🙂

Este é o código que escrevi:

#include <stdio.h>

char a1 = '1';
char a2 = '2';
char a3 = '3';
char b1 = '4';
char b2 = '5';
char b3 = '6';
char c1 = '7';
char c2 = '8';
char c3 = '9';
int val = 0;
int count = 0;
int venc = 0;

void jogo(){
	printf("\n    |   |   \n");
	printf("  %c | %c | %c \n", c1, c2, c3);
	printf("    |   |   \n");
	printf("-------------\n");
	printf("    |   |   \n");	
	printf("  %c | %c | %c \n", b1, b2, b3);
	printf("    |   |   \n");
	printf("-------------\n");
	printf("    |   |   \n");
	printf("  %c | %c | %c \n", a1, a2, a3);
	printf("    |   |   \n");
}
void vezJogarX()
{
		printf("E a vez do X jogar: \n");
		scanf("%d", &val);
}

void vezJogarO()
{
		printf("E a vez da O jogar: \n");
		scanf("%d", &val);
}

void jogadasX()
{
	switch (val)
	{
		case 1:
			if (a1 == 'X' || a1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				a1 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 2:
			if (a2 == 'X' || a2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				a2 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 3:
			if (a3 == 'X' || a3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				a3 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 4:
			if (b1 == 'X' || b1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				b1 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 5:
			if (b2 == 'X' || b2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				b2 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 6:
			if (b3 == 'X' || b3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				b3 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 7:
			if (c1 == 'X' || c1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				c1 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 8:
			if (c2 == 'X' || c2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				c2 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 9:
			if (c3 == 'X' || c3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				c3 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
	}
}

void jogadasO()
{
	switch (val)
	{
		case 1:
			if (a1 == 'X' || a1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				a1 = 'O';
			}
			break;
		case 2:
			if (a2 == 'X' || a2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				a2 = 'O';
			}
			break;
		case 3:
			if (a3 == 'X' || a3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				a3 = 'O';
			}
			break;
		case 4:
			if (b1 == 'X' || b1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				b1 = 'O';
			}
			break;
		case 5:
			if (b2 == 'X' || b2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				b2 = 'O';
			}
			break;
		case 6:
			if (b3 == 'X' || b3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				b3 = 'O';
			}
			break;
		case 7:
			if (c1 == 'X' || c1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				c1 = 'O';
			}
			break;
		case 8:
			if (c2 == 'X' || c2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				c2 = 'O';
			}
			break;
		case 9:
			if (c3 == 'X' || c3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				c3 = 'O';
			}
			break;
	}
}

void vencedor(){
		if (a1 == a2 == a3 == 'X') {
			printf("O jogador do X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na linha de baixo
			venc = 1;
		} else if (a1 == a2 == a3 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (b1 == b2 == b3 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na linha do centro
			venc = 1;
		} else if (b1 == b2 == b3 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (c1 == c2 == c3 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na linha de cima
			venc = 1;
		} else if (c1 == c2 == c3 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (a1 == b1 == c1 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na 1ª coluna
			venc = 1;
		} else if (a1 == b1 == c1 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (a2 == b2 == c2 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na 2ª coluna
			venc = 1;
		} else if (a2 == b2 == c2 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (a3 == b3 == c3 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequnência na 3ª coluna
			venc = 1;
		} else if (a3 == b3 == c3 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (a1 == b2 == c3 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na 1ª diagonal
			venc = 1;
		} else if (a1 == b2 == c3 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if (a3 == b2 == c1 == 'X') {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); // Verifica se há seqência na 2ª diagonal 
			venc = 1;
		} else if (a3 == b2 == c1 == 'O') {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
        	venc = 1;
		}
}


int main()
{	
	jogo();
	while(count != 9){
		vezJogarX();
		jogadasX();
		jogo();
		vencedor();
		count++;
		if(count == 9 || venc == 1){
			break;
		}	
		vezJogarO();
		jogadasO();
		jogo();
		vencedor();
		count++;
		if (venc == 1)
		{
			break;
		}
	}
	if(count == 9 && venc != 1){
	printf("\n O jogo acabou em empate!!\n");
}
}
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28 minutes ago, xico_colaco said:

Sim. A professora propôs que fizesse-mos um projeto do jogo do galo e alguém disse que isso era fácil, bastava usar arrays. A professora então disse: - Então vão faze-lo sem utilizar arrays! 😕

para a próxima está calado

---------

e ponteiros ?

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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já vi um parecido em vb:

Public Class Form1
    Dim i As Integer = 0
    Private Sub win()
        'O wins
        If Button1.Text = "O" And Button2.Text = "O" And Button3.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button4.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button6.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button7.Text = "O" And Button8.Text = "O" And Button9.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "O" And Button4.Text = "O" And Button7.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button2.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button8.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "O" And Button6.Text = "O" And Button9.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button9.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button7.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")

            'X wins
        ElseIf Button1.Text = "X" And Button2.Text = "X" And Button3.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button4.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button6.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button7.Text = "X" And Button8.Text = "X" And Button9.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "X" And Button4.Text = "X" And Button7.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button2.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button8.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "X" And Button6.Text = "X" And Button9.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button9.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button7.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        End If
        If Button1.Enabled = False And Button2.Enabled = False And Button3.Enabled = False And Button4.Enabled = False And Button5.Enabled = False And Button6.Enabled = False And Button7.Enabled = False And Button8.Enabled = False And Button9.Enabled = False Then
            MsgBox("Tie!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        End If
    End Sub

    Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        If i = 0 Then
            Button1.Text = "O"
            Button1.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button1.Text = "X"
            Button1.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
        If i = 0 Then
            Button2.Text = "O"
            Button2.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button2.Text = "X"
            Button2.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click
        If i = 0 Then
            Button3.Text = "O"
            Button3.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button3.Text = "X"
            Button3.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button4_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button4.Click
        If i = 0 Then
            Button4.Text = "O"
            Button4.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button4.Text = "X"
            Button4.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button5_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button5.Click
        If i = 0 Then
            Button5.Text = "O"
            Button5.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button5.Text = "X"
            Button5.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button6_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button6.Click
        If i = 0 Then
            Button6.Text = "O"
            Button6.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button6.Text = "X"
            Button6.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button7_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button7.Click
        If i = 0 Then
            Button7.Text = "O"
            Button7.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button7.Text = "X"
            Button7.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button8_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button8.Click
        If i = 0 Then
            Button8.Text = "O"
            Button8.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button8.Text = "X"
            Button8.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button9_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button9.Click
        If i = 0 Then
            Button9.Text = "O"
            Button9.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button9.Text = "X"
            Button9.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button10_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button10.Click
        Call clear()
    End Sub
    Private Sub clear()
        Button1.Text = ""
        Button1.Enabled = True

        Button2.Text = ""
        Button2.Enabled = True

        Button3.Text = ""
        Button3.Enabled = True

        Button4.Text = ""
        Button4.Enabled = True

        Button5.Text = ""
        Button5.Enabled = True

        Button6.Text = ""
        Button6.Enabled = True

        Button7.Text = ""
        Button7.Enabled = True

        Button8.Text = ""
        Button8.Enabled = True

        Button9.Text = ""
        Button9.Enabled = True
    End Sub
End Class
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51 minutos atrás, brunuu disse:

Poem fita cola na boca no gajo que disse isso :/

Já o lixamos XD teve de pagar uma mini a turma toda.

2 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

para a próxima está calado

---------

e ponteiros ?

Nem sei o que são isso.. Já dei uma pequena pesquisa no google mas não estou a ver como encaixa nesta situação

Edited by xico_colaco
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11 minutos atrás, sketxz disse:

já vi um parecido em vb:


Public Class Form1
    Dim i As Integer = 0
    Private Sub win()
        'O wins
        If Button1.Text = "O" And Button2.Text = "O" And Button3.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button4.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button6.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button7.Text = "O" And Button8.Text = "O" And Button9.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "O" And Button4.Text = "O" And Button7.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button2.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button8.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "O" And Button6.Text = "O" And Button9.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button9.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "O" And Button5.Text = "O" And Button7.Text = "O" Then
            Label1.Text += 1
            MsgBox("O won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")

            'X wins
        ElseIf Button1.Text = "X" And Button2.Text = "X" And Button3.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button4.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button6.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button7.Text = "X" And Button8.Text = "X" And Button9.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "X" And Button4.Text = "X" And Button7.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button2.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button8.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "X" And Button6.Text = "X" And Button9.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button1.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button9.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        ElseIf Button3.Text = "X" And Button5.Text = "X" And Button7.Text = "X" Then
            Label2.Text += 1
            MsgBox("X won!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        End If
        If Button1.Enabled = False And Button2.Enabled = False And Button3.Enabled = False And Button4.Enabled = False And Button5.Enabled = False And Button6.Enabled = False And Button7.Enabled = False And Button8.Enabled = False And Button9.Enabled = False Then
            MsgBox("Tie!", MsgBoxStyle.Information, "Tic Tac Toe")
        End If
    End Sub

    Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        If i = 0 Then
            Button1.Text = "O"
            Button1.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button1.Text = "X"
            Button1.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
        If i = 0 Then
            Button2.Text = "O"
            Button2.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button2.Text = "X"
            Button2.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click
        If i = 0 Then
            Button3.Text = "O"
            Button3.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button3.Text = "X"
            Button3.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button4_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button4.Click
        If i = 0 Then
            Button4.Text = "O"
            Button4.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button4.Text = "X"
            Button4.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button5_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button5.Click
        If i = 0 Then
            Button5.Text = "O"
            Button5.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button5.Text = "X"
            Button5.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button6_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button6.Click
        If i = 0 Then
            Button6.Text = "O"
            Button6.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button6.Text = "X"
            Button6.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button7_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button7.Click
        If i = 0 Then
            Button7.Text = "O"
            Button7.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button7.Text = "X"
            Button7.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button8_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button8.Click
        If i = 0 Then
            Button8.Text = "O"
            Button8.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button8.Text = "X"
            Button8.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button9_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button9.Click
        If i = 0 Then
            Button9.Text = "O"
            Button9.Enabled = False
            i = i + 1
        Else
            Button9.Text = "X"
            Button9.Enabled = False
            i = i - 1
        End If
        Call win()
    End Sub

    Private Sub Button10_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button10.Click
        Call clear()
    End Sub
    Private Sub clear()
        Button1.Text = ""
        Button1.Enabled = True

        Button2.Text = ""
        Button2.Enabled = True

        Button3.Text = ""
        Button3.Enabled = True

        Button4.Text = ""
        Button4.Enabled = True

        Button5.Text = ""
        Button5.Enabled = True

        Button6.Text = ""
        Button6.Enabled = True

        Button7.Text = ""
        Button7.Enabled = True

        Button8.Text = ""
        Button8.Enabled = True

        Button9.Text = ""
        Button9.Enabled = True
    End Sub
End Class

Não percebo nada de VB 😛

Mas pelo o que consegui "ler" ele está a verificar o vencedor:

 

if (a1 == "O" && a2 == "O" && a3 == "O"){
  printf("Jogador O ganhou!");
}

 Mas não percebo o que o Label1.text faz..

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CONSEGUI FAZER 😄

Tinha um erro na função vencedor()... Mas era um erro que eu não sabia que não se podia fazer e não acho que muita gente saiba: 5 == 5  dá 1 mas 5 == 5 == 5 dá 0

Não acho que seja uma coisa muito lógica mas pelos vistos é assim que funciona

#include <stdio.h>

char a1 = '1';
char a2 = '2';
char a3 = '3';
char b1 = '4';
char b2 = '5';
char b3 = '6';
char c1 = '7';
char c2 = '8';
char c3 = '9';
int val = 0;
int count = 0;
int venc = 0;

void jogo(){
	printf("\n    |   |   \n");
	printf("  %c | %c | %c \n", c1, c2, c3);
	printf("    |   |   \n");
	printf("-------------\n");
	printf("    |   |   \n");	
	printf("  %c | %c | %c \n", b1, b2, b3);
	printf("    |   |   \n");
	printf("-------------\n");
	printf("    |   |   \n");
	printf("  %c | %c | %c \n", a1, a2, a3);
	printf("    |   |   \n");
}
void vezJogarX()
{
		printf("E a vez do X jogar: \n");
		scanf("%d", &val);
}

void vezJogarO()
{
		printf("E a vez da O jogar: \n");
		scanf("%d", &val);
}

void jogadasX()
{
	switch (val)
	{
		case 1:
			if (a1 == 'X' || a1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				a1 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 2:
			if (a2 == 'X' || a2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				a2 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 3:
			if (a3 == 'X' || a3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				a3 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 4:
			if (b1 == 'X' || b1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				b1 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 5:
			if (b2 == 'X' || b2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				b2 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 6:
			if (b3 == 'X' || b3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				b3 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 7:
			if (c1 == 'X' || c1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				c1 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 8:
			if (c2 == 'X' || c2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				c2 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
		case 9:
			if (c3 == 'X' || c3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				count--;
				val = 0;
			} else {
				c3 = 'X';
				val = 0;
			}
			break;
	}
}

void jogadasO()
{
	switch (val)
	{
		case 1:
			if (a1 == 'X' || a1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				a1 = 'O';
			}
			break;
		case 2:
			if (a2 == 'X' || a2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				a2 = 'O';
			}
			break;
		case 3:
			if (a3 == 'X' || a3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				a3 = 'O';
			}
			break;
		case 4:
			if (b1 == 'X' || b1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				b1 = 'O';
			}
			break;
		case 5:
			if (b2 == 'X' || b2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				b2 = 'O';
			}
			break;
		case 6:
			if (b3 == 'X' || b3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				b3 = 'O';
			}
			break;
		case 7:
			if (c1 == 'X' || c1 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				c1 = 'O';
			}
			break;
		case 8:
			if (c2 == 'X' || c2 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				c2 = 'O';
			}
			break;
		case 9:
			if (c3 == 'X' || c3 == 'O')
			{
				printf("Este numero ja esta escolhido!! Perdes a vez por estares a brincar :(");
				val = 0;
				count--;
			} else {
				val = 0;
				c3 = 'O';
			}
			break;
	}
}

void vencedor()
{
		if ((a1 == a2) && (a3 == 'X')) {
			printf("O jogador do X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na linha de baixo
			venc = 1;
		} else if ((a1 == a2) && (a3 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((b1 == b2) && (b3 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na linha do centro
			venc = 1;
		} else if ((b1 == b2) && (b3 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((c1 == c2) && (c3 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na linha de cima
			venc = 1;
		} else if ((c1 == c2) && (c3 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((a1 == b1) && (c1 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na 1ª coluna
			venc = 1;
		} else if ((a1 == b1) && (c1 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((a2 == b2) && (c2 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na 2ª coluna
			venc = 1;
		} else if ((a2 == b2) && (c2 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((a3 == b3) && (c3 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequnência na 3ª coluna
			venc = 1;
		} else if ((a3 == b3) && (c3 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((a1 == b2) && (c3 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); //Verifica se há sequência na 1ª diagonal
			venc = 1;
		} else if ((a1 == b2) && (c3 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		} else if ((a3 == b2) && (c1 == 'X')) {
			printf("O jogador da X ganhou!! PARABENS :))"); // Verifica se há seqência na 2ª diagonal 
			venc = 1;
		} else if ((a3 == b2) && (c1 == 'O')) {
			printf("O jogador da O ganhou!! PARABENS :))");
			venc = 1;
		}
}


int main()
{	
	jogo();
	while(count != 9){
		vezJogarX();
		jogadasX();
		jogo();
		vencedor();
		count++;
		if(count == 9 || venc == 1){
			break;
		}	
		vezJogarO();
		jogadasO();
		jogo();
		vencedor();
		count++;
		if (venc == 1)
		{
			break;
		}
	}
	if(count == 9 && venc != 1){
	printf("\n O jogo acabou em empate!!\n");
}
}
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ok, agora que não estou a trabalhar, vamos lá ver se consegues chegar ao problema

tenta responder às questões em comentário:

int i;

i = 1 == 0;                // qual o valor de i ?
i = 1 == 0 == 0;           // qual o valor de i ?
i = 1 == 0 == 0 == 1;      // qual o valor de i ?
i = 1 == 0 == 0 == 1 == 0; // qual o valor de i ?
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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20 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

ok, agora que não estou a trabalhar, vamos lá ver se consegues chegar ao problema

tenta responder às questões em comentário:


int i;

i = 1 == 0;                // qual o valor de i ?
i = 1 == 0 == 0;           // qual o valor de i ?
i = 1 == 0 == 0 == 1;      // qual o valor de i ?
i = 1 == 0 == 0 == 1 == 0; // qual o valor de i ?

Não estava a perceber mas com os teus exemplos já consegui compreender

i = 1 == 0;                //i = 0
i = 1 == 0 == 0;           //i = 0 == 0; i = 1;
i = 1 == 0 == 0 == 1;      //i = 1 == 1; i = 1;
i = 1 == 0 == 0 == 1 == 0; //i = 1 == 0; i = 0;

Nem pensei que se tratasse de um problema de Boolean

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é para isso que o pessoal está aqui ...

 

---------

só para curiosidade, uma solução bem mais simples (visto que já tens o teu programa a funcionar):

#include <stdio.h>
#include <string.h>
 
#define PLAYER1 'X'
#define PLAYER2 'O'

typedef struct {
    struct {
        char col1, col2, col3;
    } line1;

    struct {
        char col1, col2, col3;
    } line2;

    struct {
        char col1, col2, col3;
    } line3;
} Board;

void printBoard (Board board) {
    printf("    |   |   \n"    \
           "  %c | %c | %c \n" \
           "    |   |   \n"    \
           "-------------\n"   \
           "    |   |   \n"    \
           "  %c | %c | %c \n" \
           "    |   |   \n"    \
           "-------------\n"   \
           "    |   |   \n"    \
           "  %c | %c | %c \n" \
           "    |   |   \n\n",
           board.line1.col1, board.line1.col2, board.line1.col3,
           board.line2.col1, board.line2.col2, board.line2.col3,
           board.line3.col1, board.line3.col2, board.line3.col3);
}

int askPlay (char player) {
    int cell = 0;

    // no input validation ... this is going to be good
    printf("E a vez do %c jogar: \n", player);
    scanf(" %d", & cell);

    return cell - 1;
}

int validatePlay (Board board, int cell) {
    char * aux = (char *) & board;
    if (* (aux + (cell)) != ' ') {
        printf ("A celula ja se encontra seleccionada\n");
        return 0;
    }
    return 1;
}

// lets not complicate even more by using pointer arguments
Board doPlay (Board board, int cell, char player) {
    char * aux = (char *) & board;
    * (aux + (cell)) = player;
    return board;
}

int checkWin (Board board) {
    int aux;
    if (   ((aux = board.line1.col1 + board.line1.col2 + board.line1.col3) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line2.col1 + board.line2.col2 + board.line2.col3) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line3.col1 + board.line3.col2 + board.line3.col3) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line1.col1 + board.line2.col1 + board.line3.col1) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line1.col2 + board.line2.col2 + board.line3.col2) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line1.col3 + board.line2.col3 + board.line3.col3) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line1.col1 + board.line2.col2 + board.line3.col3) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3)
        || ((aux = board.line1.col3 + board.line2.col2 + board.line3.col1) == PLAYER1 * 3) || (aux == PLAYER2 * 3))
        return aux / 3;
    return 0;
}

int main (void)
{    
    Board board;
    char win = 0, validCells = 9, cell, player = PLAYER1;

    memset (& board, ' ', sizeof (board));

    while (!win && validCells) {
        printBoard (board);
        cell = askPlay (player);
        if (validatePlay (board, cell)) {
            board = doPlay (board, cell, player);

            win = checkWin (board);
            if (win) {
                printBoard (board);
                printf ("O jogador %c ganhou ... parabens\n", win);
            } else {
                --validCells;
                player = player == PLAYER1 ? PLAYER2 : PLAYER1;
            }
        }
    }

    if (!win) {
        printBoard (board);
        printf ("... empate ... que seca ...\n");
    }

    return 0;
}
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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