Jump to content

ProgressBar - Carregar VALUE de um cronometro

williamjda

Recommended Posts

Amigos boa tarde. Tenho um duvida e não consegui ainda achar uma solução.

Em minha aplicação tenho um monitor de serviços. Um deles configura o tempo em que o serviço será executado. Porem eu preciso fazer com que a progressBar seja carregada conforme o tempo estiver sendo acabando, mas não sei como fazer.

EXEMPLO: 

1 - Configuro o tempo que o sistema irá executar o serviço. Então o contador começa a fazer a contagem do tempo - 1. Ou seja, se eu definir que o tempo será executado a cada 00:01:00. O contador começa a subtrair 00:00:59, 00:00:58, 00:00:57 e assim por diante até chegar ao 00:00:00. Então o serviço é iniciado e começa novamente a contagem.

Mas gostaria que a progressBar fosse carregada conforme o tempo vai sendo zerado. Como fazer isso?

Segue abaixo o código do cronometro.

Private Sub cronometroForm_Tick(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles cronometroForm.Tick

If tempo <> "00:00:00" Then
            Monitor_Servico.tempoPBTimer = "00:00:00"
            tempoCorrido = DateAndTime.DateAdd("s", -1, tempoCorrido)
            Timer1.Start()

Monitor_Servico.lbl_tempo.Text = tempoCorrido
            If tempoCorrido = "00:00:00" Then
                tempoCorrido = tempo
            End If

End If
    End Sub

use uma variavel (do form ou static) que incremente a cada tick do timer

use a regra de 3 simples para saber o valor da progressbar..

ex:

a variavel está em 10 então o valor da progressbar seria 16.666

60 -> 100

10  ->  x

x = 10 * 100 / 60

onde 10 é a variavel que vai ser incrementada a cada tick/segundo

100 é o valor maximo da progressbar

60 é o numero de segundo por minuto

não deixe a variavel passar dos 60 senão a progressbar vai ter uma valor maior que 100 e dá erro...

Olá amigo. Obrigado pela informação. Vou tentar fazer do jeito que você falou.

Mas eu consegui fazer. Talvez da forma que fiz não seja a melhor pratica. Mas a lógica empregada funcionou. Segue o código que fiz.

Private Sub cronometroForm_Tick(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles cronometroForm.Tick

Dim valueProgressVALUE As String 'RECEBE A CONTAGEM PROGRESSIVA DO TEMPO
            valueProgressVALUE = "00:00:00" 'DETERMINA QUE O TEMPO INICIE A PARTIR DE 00:00:00

tempoCorrido = DateAndTime.DateAdd("s", -1, tempoCorrido) 'INICIA A CONTAGEM REGRESSIVA DO TEMPO
            valueProgressVALUE = DateAndTime.DateAdd("s", 1, valueProgressVALUE) 'INICIA A CONTAGEM PROGRESSIVA DO TEMPO
            valueProgressVALUE = valueProgressVALUE.Replace(":", "") 'REMOVE OS CARACTERES (:) - 000000

Monitor_Servico.lbl_tempo.Text = tempoCorrido 'RECEBO O VALOR DA CONTAGEM PROGRESSIVA
            If tempoCorrido = "00:00:00" Then 'QUANDO ZERADO O CRONOMETRO
                tempoCorrido = tempo 'RECEBE O TEMPO INICIAL PARA COMEÇAR NOVAMENTE
                Monitor_Servico.ProgressBar_Email.Increment(0) 'ZERA A PROGRESSBAR PARA COMEÇAR NOVAMENTE
            End If

Monitor_Servico.ProgressBar_Email.Increment(valueProgressVALUE) 'PROGRESSBAR RECEBE O VALOR PARA INCREMENTO

End Sub

Bom, obrigado pela ajuda.

Atenciosamente;

William