Jump to content
BernardoGodinho

Verificar se a query funciona

Recommended Posts

BernardoGodinho

ola, tudo bem?

Estou aqui com um pequeno problema, queria saber como colocar uma condição se a query funcionou ou nao?

<?php
        include_once 'conexao.php';

$email=$_GET['email'];
        $senhavelha=$_GET['senhavelha'];
        $senhanova=$_GET['senhanova'];

$sql2= $dbcon->query("UPDATE tblogin SET senha='$senhanova' WHERE email='$email'AND senha='$senhavelha'");

?>

BernardoGodinho

$dbcon é a conexao que faz com a base de dados, como inclui o 'conexao.php', ja nao tenho de a declarar novamente

mas o problema nao esta ai, pois a query funciona quando coloco os dados corretos, 

eu quero é fazer algo do tipo 

if ($sql2.............  ){                        // se a $sql2 funcionar

echo "funcionou"

}else{

echo"nao funconou"

}

HappyHippyHippo

quando uma pessoa (que claramente esta a dar os primeiros passos) vem para um fórum onde se encontram pessoas do mais variado nível de experiencia, na área sobre a qual a questão foi colocada, e ignora de imediato a primeira resposta que apresenta que a informação disponível na questao original, e insuficiente, mesmo assumindo que essa resposta tenha sido dada por outra pessoa com baixo nível de conhecimento de causa, não e um bom pressagio para o resto do tópico.

no entanto, ficas a saber que quem te respondeu inicialmente sabia o que estava a dizer, o que indica que se fez o comentário original, então tinha alguma razão para o fazer. Como tal, se essa pessoa indica que para dar uma resposta exacta a questão apresentada, e necessário ser apresentada uma informação específica, então tal devera ser tido em conta, e não ignorado, tendo por base uma suposicao que e irrelevante na otica de quem se disponibilizou a ajudar.

ao indicates que a variavel e a conexão a base de dados, não só estás a indicar algo irrelevante, pois esta implicito na leitura do código apresentado, como esta terminologicamente errado, pois podera ser desde um indicador de um recurso, a uma classe de gestao dessa ligacao. Não e de todo, a ligação, que e feita através de uma sessão tcp sobre o servidor onde a base de dados se encontra a escuta (mas isso também e um preciosismo na linguagem)

novamente, se pretendes que te respondam o que realmente necessitas fazer, para obter o resultado pretendido na questão inicial este tópico, então apresenta a instrução que deu origem a variavel indicada anteriormente.(podes eliminar os valores dados na chamada da criação da ligação pois a informação necessária não se encontra ai)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

bubulindo
10 hours ago, BernardoGodinho said:

$dbcon é a conexao que faz com a base de dados, como inclui o 'conexao.php', ja nao tenho de a declarar novamente

E esse conexão.php por acaso está disponível para mais pessoas verem? 

Como te foi dito anteriormente, não estás a dar a informação necessária para as pessoas te poderem ajudar. E o mais incrível é que tu mesmo podes chegar a essa informação pesquisando na documentação desse método query. Mas sem dizeres qual é a classe ou objecto de onde tiraste isso não podemos dizer com certeza o que é. 

Possivelmente o que tu procuras está aqui: 

Funções com query no nome.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

ruicosta.web
Em 11/20/2016 às 22:08, BernardoGodinho disse:

mas o problema nao esta ai, pois a query funciona quando coloco os dados corretos, 

eu quero é fazer algo do tipo 

if ($sql2.............  ){                        // se a $sql2 funcionar

echo "funcionou"

}else{

echo"nao funconou"

}

"mas o problema nao esta ai, pois a query funciona quando coloco os dados corretos"

A query funcionou? Qual query é que funcionou, se o que partilhas aqui no fórum, nem sequer é uma query?

a tua variável $sql2 é exatamente o que referi: Uma variável, cujo conteúdo é uma string (texto). Nada é executado, muito menos a obtenção de dados da base de dados que é o que pretendes.

Antes de avançares mais, pára e corrije já algumas questões:

Segurança: Aplica filtros às tuas variáveis

Citação

$email=$_GET['email'];

$senhavelha=$_GET['senhavelha'];        

$senhanova=$_GET['senhanova'];

$email=$_GET['email'];

$email = filter_var($_GET['email'], FILTER_SANITIZE_EMAIL);
$senhavelha = filter_var($_GET['senhavelha'], FILTER_SANITIZE_STRING) ;    

Sem ver o teu ficheiro de ligação à base de Dados, pressinto que utilizas o velhinho mysql_*. Isto já é deprecated há muito tempo. Versão PHP 7, isso desaparece, deixa de funcionar. Adota JÁ boas regras e utiliza PDO.

N3lson

affected_rows

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.