Jump to content

Uma pequena ajuda em funções

Recommended Posts

Posted (edited)
/*faça com que receba na funcao main() 2 valores inteiro. Escreva
uma funcao para cada operacoes aritmeticas e passe como parametro os 2
valores recebidos na funcao main(). Retorne os resultados usando o comando
return e imprima-os no video na funcao main().*/

float divi(a,b);
main()
{

int a,b,c;
    float d;

printf("Digite o 1o numero:");
    scanf("%d", &a);
    printf("\nDigite o 2o numero:");
    scanf("%d", &b);
    c=somar(a,b);
    printf("\n Soma:%d",c);
    c=sub(a,b);
    printf("\nSubtrair: %d",c);
    c=mult(a,b);
    printf("\nMultiplicar: %d",c);
    d=divi(a,b);
    printf("\nDividir: %f",d);
}

int somar(a,b)
{
    int c=a+b;
    return(c);
}

int sub(a,b)
{
    int c=a-b;
    return(c);
}

int mult(a,b)
{
    int c=a*b;
    return(c);
}

float divi(a,b)
{
    float d=(float)a/(float)b;
    return(d);
}

/*Até ai tudo bem, mas não sei Reescrever esse codigo para receber via teclado n
valores. Os n valores nao sao definidos previamente, sei que usa um while(1) { Comandos}, o que deve ser feito
é receber um numero, receber outro e ai realizará as 4 operações instantaneamente, receber outro numero e realizará de forma
acumulada e assim vai indo*/
Edited by pwseo
syntax highlight
Posted (edited)

Eu começava por um algoritmo básico textual antes de começar logo com código:

1º - Receber 2 valores pela linha de comandos (se não sabes fazer, pesquisa no Google que deve aparecer)

2º - Verificar que realmente foram enviados 2 valores pela linha de comandos. Se não foram enviados 2 valores, termina o programa e informa o user que deve inserir 2 valores!

3º - Escrever as funções para cada operação aritmética e devolver o resultado da operação de volta para a função main.

4º - Apresentar os resultados devolvidos à função main na consola.

2 hours ago, Hugo1337 said:

/*Até ai tudo bem, mas não sei Reescrever esse codigo para receber via teclado n valores. Os n valores nao sao definidos previamente, sei que usa um while(1) { Comandos}, o que deve ser feito é receber um numero, receber outro e ai realizará as 4 operações instantaneamente, receber outro numero e realizará de forma acumulada e assim vai indo*/

O enunciado não pede 'n' valores... Pede apenas 2.  Aqui, até eu posso dizer: não compliques!

Edited by PsySc0rpi0n

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

Posted

Vocês dois não entenderam... o código que fiz é o exercicio 1 corrigido, agora devo fazer com que o programa peça n valores(Que nao sao definidos previamente), e nao sei como fazer isso.

Posted
8 minutes ago, Hugo1337 said:

Vocês dois não entenderam... o código que fiz é o exercicio 1 corrigido, agora devo fazer com que o programa peça n valores(Que nao sao definidos previamente), e nao sei como fazer isso.

Mas o código, que tu dizes corrigido, não reflecte o que foi pedido no enunciado apresentado. Esse código não recebe dois valores na função main!

Posted
1 hour ago, Hugo1337 said:

o problema não e que não tenhamos percrbido. O problema e que o problema não foi apresentado de forma clara e suficiente para ser respondido

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted
1 hora atrás, Hugo1337 disse:

Reformula a tua questão. Já reparaste que colocaste a tua questão no final de um excerto de código? Isso é um sinal de alarme para ninguém pegar na tua dúvida. Eu próprio só vi que tinhas lá algo no final do código porque li o que foi dito pelo @HappyHippyHippo.

Posto isto... o que tentaste até agora?

Posted

Mas uma vez que o OP disse que já tinha a solução para a parte de cima do enunciado, fica aqui a minha sugestão:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int OperSoma(int pvalor1, int pvalor2);
int OperSubtrai(int pvalor1, int pvalor2);
int OperMultiplica(int pvalor1, int pvalor2);
float OperDivide(int pvalor1, int pvalor2);

int main(int argc, char** argv){

if(argc < 2){
      printf("Tem que inserir dois valores!\n");
      printf("Usage: %s <valor1> <valor2>\n", argv[0]);
      exit(-1);
   }

int valor1 = atoi(argv[1]);
   int valor2 = atoi(argv[2]);

printf("Resultado da Soma: %d\n", OperSoma(valor1, valor2));
   printf("Resultado da Subtracção: %d\n", OperSubtrai(valor1, valor2));
   printf("Resultado da Multiplicação: %d\n", OperMultiplica(valor1, valor2));
   if(valor2)
      printf("Resultado da Soma: %.2f\n", OperDivide(valor1, valor2));
   else
      printf("Não pode dividir por zero!\n");

return 0;
}

/*
**Funções que executam as operações pretendidas
*/
int OperSoma(int pvalor1, int pvalor2){
   return pvalor1 + pvalor2;
}

int OperSubtrai(int pvalor1, int pvalor2){
   return pvalor1 - pvalor2;
}

int OperMultiplica(int pvalor1, int pvalor2){
   return pvalor1 * pvalor2;
}

float OperDivide(int pvalor1, int pvalor2){
   return 1.0 * pvalor1 / pvalor2;
}

Posted

Eu interpreto o problema de outra forma, PsyScorpion. Acho que o que ele quer é que depois de fazer as operações com os 2 primeiros argumentos, continuar a ler mais valores e a fazer as operações tendo como operandos o valor anteriormente calculado e o novo valor lido.

Qualquer coisa como:

int soma =0;
int operando;

scanf("%d",&operando);

soma = operando;

while (1)
{
	scanf("%d",&operando);
	soma = somar(soma,operando)
}

Está aqui a ideia básica, para uma operação. De qualquer forma, quando existe mais do que uma interpretação, é sinal que não expuseste o problema claramente, e uma correcta formulação da dúvida é meio caminho andado para se ter uma resposta útil.

Posted

@Flinger, pois, talvez. Eu pelo que li do enunciado onde diz "faça com que receba na funcao main() 2 valores inteiro." eu vejo que deve receber os parâmetros pela linha de commandos. A única forma que eu conheço de a função main receber parâmetros é pelo argc/argv... Por isso dei aquela sugestão! Mas se calhar estás certo, @Flinger. O OP também nunca mis disse nada por isso, já se deve ter desenrascado!