Psycop Posted November 16, 2016 at 10:23 AM Report #600555 Posted November 16, 2016 at 10:23 AM Bom Dia, Venho aqui perguntar acerca da existência de uma possível solução ou framework que permita efectuar testes automáticos a uma aplicação empresarial desenvolvida em Java. Da minha pesquisa resultaram algumas framewoks tais como: Arquillian TestNG JUnit e Selenium WebDriver O que pretendia era algo mais proximo entre o JUnit e o Selenium WebDriver, mas para soluções não Web, ou para uma grande parte não Web. Existe alguma framework para o pretendido? Alguma sugestão em como poder automatizar os testes manuais, para que estes até possam ser executados em massa e em paralelo? Cumprimentos Psycop
M6 Posted November 16, 2016 at 11:24 AM Report #600557 Posted November 16, 2016 at 11:24 AM Existe um conjunto de soluções grande para aplicações desktop, desconheço para aplicações de consola. Se não me falha a memória, a Selenium tinha uma solução para desktop. O JUnit funciona bem, e, na minha opinião, não é substituível, pois testa o código a um nível que, por exemplo, o Selenium não testa. Aconselho a que estudem muito bem a adoção de testes automáticos antes de decidir avançar com essa frente. Digo isto porque o custo de manter os testes atualizados é muito grande e muitas vezes compensa ter uma pessoa dedicada a fazer os testes em vez de um autómato. Há que contar com o desenvolvimento dos testes, o debug dos testes, a atualização dos testes a execução e o reporting (incluindo compreender o que se passou para explicar aos developers). Já vi vários projetos de testes automáticos serem abandonado porque o seu custo foi mal estimado e, pior, por vezes abandonam totalmente os testes... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Psycop Posted November 16, 2016 at 12:40 PM Author Report #600559 Posted November 16, 2016 at 12:40 PM Basicamente o grande objectivo seria implementar os casos de teste, e ir incrementando novos casos a medida do necessário e por fim facilitar a execução de todos eles garantindo a robustez da aplicação no final e após os sucessivos desenvolvimentos. No entanto como não tenho experiência em testes automáticos, ando apenas a tentar perceber o que é exequivel fazer neste tipo de situações. Cumps
Recommended Posts