Jump to content

Automatic Software Testing - Java

Recommended Posts

Posted

Bom Dia,

Venho aqui perguntar acerca da existência de uma possível solução ou framework que permita efectuar testes automáticos a uma aplicação empresarial desenvolvida em Java. 

Da minha pesquisa resultaram algumas framewoks tais como:

1. Arquillian
  2. TestNG
  3. JUnit e Selenium WebDriver

O que pretendia era algo mais proximo entre o JUnit e o Selenium WebDriver, mas para soluções não Web, ou para uma grande parte não Web.

Existe alguma framework para o pretendido? Alguma sugestão em como poder automatizar os testes manuais, para que estes até possam ser executados em massa e em paralelo?

Cumprimentos

Psycop

Posted

Existe um conjunto de soluções grande para aplicações desktop, desconheço para aplicações de consola.
Se não me falha a memória, a Selenium tinha uma solução para desktop.

O JUnit funciona bem, e, na minha opinião, não é substituível, pois testa o código a um nível que, por exemplo, o Selenium não testa.

Aconselho a que estudem muito bem a adoção de testes automáticos antes de decidir avançar com essa frente.
Digo isto porque o custo de manter os testes atualizados é muito grande e muitas vezes compensa ter uma pessoa dedicada a fazer os testes em vez de um autómato.
Há que contar com o desenvolvimento dos testes, o debug dos testes, a atualização dos testes a execução e o reporting (incluindo compreender o que se passou para explicar aos developers).

Já vi vários projetos de testes automáticos serem abandonado porque o seu custo foi mal estimado e, pior, por vezes abandonam totalmente os testes...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Basicamente o grande objectivo seria implementar os casos de teste, e ir incrementando novos casos a medida do necessário e por fim facilitar a execução de todos eles garantindo a robustez da aplicação no final e após os sucessivos desenvolvimentos.

No entanto como não tenho experiência em testes automáticos, ando apenas a tentar perceber o que é exequivel fazer neste tipo de situações.

Cumps