Jump to content

Condição para bala acertar em alvo

Go to solution Solved by HappyHippyHippo,

Recommended Posts

Posted

Estou a desenvolver um jogo em C++, em modo gráfico. Consiste em dois jogadores, um contra o outro em que cada um tem balas. Estou com dificuldades na condição que satisfaça "bala tocou no jogador adversário",  o que tentei, mas logo me apercebi de que não poderia funcionar era: if((pox_X_Bala1 == nave2->Location.X) && (pox_Y_Bala1 == nave2->Location.Y)). Sugestões? Qualquer esclarecimento adicional sobre o código envolvente, digam. Desde já obrigado.

• Solution
Posted

essa solução tem problemas porque se as posições (x,y) não poderem discretas, a probabilidade de X1 ser igual a x2 e y1 ser igual a y2 é quase zero.

o que se faz é ter um bounding box, algo que diga "dentro desta área, é considerado que acertaste.

esta área pode ser um quadrado/rectângulo ou um círculo, porque dessa forma, é fácil comparar se um ponto se encontra dentro dessa área, ou mesmo determinar a sobreposição de superfícies do mesmo tipo. isto é, a fórmula de determinar a sobreposição de dois rectângulos ou a fórmula de determinar a sobreposição de dois círculos é simples.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p