Jump to content

Imprimir árvore de Natal

Recommended Posts

Posted

Olá, eu sou nova nesta comunidade (o que não significa que já não tenha lido algumas conversas daqui e tenho a dizer que já aprendi bastante). Estou no primeiro ano do curso de Informática e tenho uma cadeira que é Algoritmia e Programação, que não é a minha melhor (por mais irónico que pareça). Portanto, vinha-vos pedir ajuda com um exercício que é o seguinte:

Citação

Ex14) Escreva um programa em C que apresente no ecrã uma árvore de Natal como a que se segue. (***) 
Para isso deverá pedir ao utilizador o valor de B que representa o número de asteriscos (*) na base da árvore. O valor de B deverá ser obrigatoriamente ímpar e maior ou igual 3. Deverá pedir também o valor de L e A que representam, respetivamente a largura e a altura do tronco da árvore. A largura do tronco L deverá ser pelo menos 1 asterisco, deverá ser obrigatoriamente impar e não poderá ultrapassar metade de B, isto é metade do número de asteriscos da base. A altura do tronco A deverá ser pelo menos 2 asteriscos e também não deverá ultrapassar metade de B. Em caso de valores inválidos o programa deverá apresentar um erro e voltar a pedi-los.

A sério eu já tentei de tudo mas o máximo que consegui foi dar resposta aos printfs e depois o programa "explodir". Mando aqui o meu código. Se alguém me pudesse ajudar, agradecia.

P.S.: Não pus foto porque não estava a aceitar. Desculpem-me.

#include<stdio.h>
#include<math.h>
#include<stdlib.h>
int main()
{
    int B, A, L, i, j, k;
    do
    {
       printf("Qual o numero de asteriscos na base da arvore?");
       scanf("%d", &B);
    }
    while(B<3 && B%2==0);

do
    {
       printf("Qual o numero de asteriscos na largura?");
       scanf("%d", &L);
    }
    while(L<1 && L!=0.5*B);

do
    {
        printf("Qual o numero de asteriscos na altura?");
        scanf("%d", &A);
    }
    while(A<2 && A!=0.5*B);

for(i=3; i<=B; i++) 
     {
     printf("");
     printf("\n");

for(i=1; i=L; i++)
        for(j=B/2; j>=i; j--)
        printf("*");
        printf("\n");

for(i=2; i<=B; i++)
             for(k=B/2; k>=i; k--)
             printf("*\n");
         }
         getchar();

return 0;

system("pause");
}
Posted

Vou tentar fazer isto contigo! Mas em primeiro vamos arrumar o código.

Identa lá isso melhor e todo o código a seguir a um return é pura e simplesmente descartado!

Quando editares esse código, escolhe a opção "C" para activar a syntax highlight que ajuda o código a ficar mais legível! Quando vir isso feito, vamos tentar fazer isto por partes!

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

Posted
Em 11/11/2016 às 23:36, PsySc0rpi0n disse:

Vou tentar fazer isto contigo! Mas em primeiro vamos arrumar o código.

Identa lá isso melhor e todo o código a seguir a um return é pura e simplesmente descartado!

Quando editares esse código, escolhe a opção "C" para activar a syntax highlight que ajuda o código a ficar mais legível! Quando vir isso feito, vamos tentar fazer isto por partes!

Assim o farei! Obrigada pela ajuda!

Em 12/11/2016 às 05:55, HappyHippyHippo disse:

poderias dar uma vista de olhos neste tópico : https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57368-árvore-de-natal/

ps : sê discriminatória na selecção das entradas que existem nesse tópico, porque nem tudo que está lá será direccionado para uma pessoa que está a iniciar

Por acaso baseei-me também nesse exercício! Mas não é bem o que eu preciso...Mas já ajuda!

Posted
Em 12/11/2016 às 05:55, HappyHippyHippo disse:

poderias dar uma vista de olhos neste tópico : https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57368-árvore-de-natal/

ps : sê discriminatória na selecção das entradas que existem nesse tópico, porque nem tudo que está lá será direccionado para uma pessoa que está a iniciar

Eu lembrava-me que já tinha tido uma luta deste género mas já nem me lembrava que tinha sido aqui que tinha colocado o problema!

Posted
#include<stdio.h>
#include<math.h>
#include<stdlib.h>
int main()
{
    int B, A, L, i, j, k;

do
    {
       printf("Qual o numero de asteriscos na base da arvore?");
       scanf("%d", &B);
    }
    while(B<3 && B%2==0);

do
    {
       printf("Qual o numero de asteriscos na largura?");
       scanf("%d", &L);
    }
    while(L<1 && L!=0.5*B);

do
    {
        printf("Qual o numero de asteriscos na altura?");
        scanf("%d", &A);
    }
    while(A<2 && A!=0.5*B);

for(i=3; i<=B; i++) 
     {
     printf("");
     printf("\n");

for(i=1; i=L; i++)
       for(j=B/2; j>=i; j--)
       printf("*");
       printf("\n");

for(i=2; i<=B; i++)
         for(k=B/2; k>=i; k--)
         printf("*\n");
         }
         getchar();

return 0;
}

Está mais legível?

Posted
16 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

as diferenças são minúsculas, logo podes aproveitar quase todo o tópico para criar a tua árvore

Eu pensei em copiar praticamente tudo, só que não dá, porque:

1. naquele exercício havia 2 e não 3 variáveis;
  2. não podia copiar a parte inicial porque é o utilizador que escolhe o nº de asteriscos para a base, altura e largura da árvore, ou seja, não dá apenas um nº qualquer e depois aparece a árvore

É principalmente por causa do 2 que eu acho que não dá para copiar

Posted

Eu não sei se é do forum ou não, mas como no passado o forum tinha problemas a manter a identação que a gente tinha no código que postava, vou experimentar identar o teu código como se fosse o meu código a ver se fica como deve ser:

#include<stdio.h>
#include<math.h>
#include<stdlib.h>

int main(){
    int B, A, L, i, j, k;

do{
       printf("Qual o numero de asteriscos na base da arvore?\n");
       scanf(" %d", &B);
    }while(B<3 && B%2==0);

do{
       printf("Qual o numero de asteriscos na largura?\n");
       scanf(" %d", &L);
    }while(L<1 && L!=0.5*B);

do{
    	printf("Qual o numero de asteriscos na altura?\n");
        scanf(" %d", &A);
    }while(A<2 && A!=0.5*B);

for(i=3; i<=B; i++){
    	printf("");
    	printf("\n");

for(i=1; i=L; i++)
        	for(j=B/2; j>=i; j--)
        		printf("*");

printf("\n");

for(i=2; i<=B; i++)
        	for(k=B/2; k>=i; k--)
            	printf("*\n");
    }
    getchar();
    return 0;
}

Eu não sei se era isto que pretendias fazer, mas em termos de identação, penso que esta seja uma das formas correctas de identar... Claro que haverá outras! 

Posted
4 minutes ago, Daniela T said:

Eu pensei em copiar praticamente tudo, só que não dá, porque:

1. naquele exercício havia 2 e não 3 variáveis;
  2. não podia copiar a parte inicial porque é o utilizador que escolhe o nº de asteriscos para a base, altura e largura da árvore, ou seja, não dá apenas um nº qualquer e depois aparece a árvore

É principalmente por causa do 2 que eu acho que não dá para copiar

isso não é razão nenhuma

se o ponto de partida é diferente, nada interfere sobre o processo de impressão da árvore.

achas que correr o código com A = 3 ou A = 5 o código é diferente ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted
1 minuto atrás, HappyHippyHippo disse:

isso não é razão nenhuma

se o ponto de partida é diferente, nada interfere sobre o processo de impressão da árvore.

achas que correr o código com A = 3 ou A = 5 o código é diferente ?

Claro que correr com A=3 ou A=5 não interfere em nada, só queria dizer que o processo de estruturação do código ia ser diferente

Posted (edited)

O problema é que com este código consigo responder bem às perguntas mas depois o programa explode. Ou seja, o problema está mesmo no código. Se alguém conseguisse identificar o erro ficava mesmo muito agradecida, porque eu  já tentei de tudo mesmo...

Edited by Daniela T
Acrescentar informação e melhora português
Posted
Just now, Daniela T said:

HappyHippyHippo Mas se num tens 2 variáveis e no outro tens 3, então alguma coisa vai mudar (nem que seja uma coisa infinitésimal)

O que eu acho que o HappyHippyHippo quer dizer é que a forma de imprimir a árvore é a mesma, não varia nada só porque há mais variáveis ou menos!

Portanto, o que eu acho que podes aproveitar dequela thread  é que, consoante os dados pedidos e as restrições que te são impostas no enunciado, deves calcular o número de asteriscos a imprimir e o número de espaços a imprimir. Depois é usar os 'for's' para imprimir asteriscos e espaços!

Posted

PsySc0rpi0n Aí é que eu tenho outro problema...É que eu sei as fórmulas para o número de asteriscos, mas não sei como se calcula o número de espaços (é bem...)

Desculpem-me, mas eu no início disse que não era a minha melhor cadeira...

Posted
6 minutes ago, Daniela T said:

PsySc0rpi0n Aí é que eu tenho outro problema...É que eu sei as fórmulas para o número de asteriscos, mas não sei como se calcula o número de espaços (é bem...)

como tinha dito, a solução está no tópico que tinha referenciado : 

https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57368-%C3%A1rvore-de-natal/?do=findComment?comment=483596

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted (edited)
13 minutes ago, Daniela T said:

Desculpem-me, mas eu no início disse que não era a minha melhor cadeira...

Já sabes como calcular os asteriscos por cada linha? Óptimo! Coloca aí a fórmula que encontraste. Depois refaz-se o teu código ou faz-se um novo!

Então, quanto aos espaços:

em primeiro lugar, conta quantos espaços precisas de ter em cada linha, por exemplo, pensado que a largura da base da copa da árvore é 15... Ou seja, o teu B = 15...

Depois o raciocínio passa por arranjar uma fórmula que, dependendo do teu único dado fixo relativamente à largura da base da copa da árvore, ou seja o teu B, te dê o número de espaços por cada linha.

.......*

......***

.....*****

....*******

...*********

..***********

.*************

Vou dar um exemplo para a primeira linha:

Q: Quanto é o meu B?

A: 15

Q: Quantas linhas de altura tem a copa da minha árvore?

A: 8

Q: Quantos espaços tenho que ter na linha nº 1?

A: 7

Vê agora se consegues relacionar o número de espaços, com a altura da copa da árvore, com a largura da base da copa a árvore e com a linha em que estás a desenhar.

Edited by PsySc0rpi0n

Posted (edited)

Eu não cheguei a ver a solução da outra thread, apenas vi que a principal ideia é calcular o número de asteriscos e o númeo de espaços! Depois é imprimir espaços e asteriscos! Eu voltei a tentar calcular as fórmulas e se calhar até podem ser simplificadas mas eu estou a usar de momento as primeiras versões das fórmulas que achei!

Edited by PsySc0rpi0n