Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde..  Sou completamente iniciante no C. Não pretendo criar aplicações nativas mas simplesmente aprender o C e depois evoluir para o C++ e C# e eventualmente Object-C da Apple. Dificuldade em perceber qual o editor de texto ou IDE a escolher . Tenho um Mac e já tive o Xcode instalado mas a documentação que consegui falava em C e não apareceu nada  pois já só aparecia Objec-C !!!!!  SO - Yosemite actualizado.

Para ver se conseguia avançar na aprendizagem, comprei o livro do Luis Damas e um dos primeiros problemas com que me deparei foi criar um projecto para Consola. Só que quando tentei adicionar um segundo programa, não percebi (nem soube) como o fazer e as dúvidas começaram a aparecer.

Será que para cada programa terei que criar um projecto? E se quiser colocar os programas do 1º capítulo do livro no mesmo projecto?

Como podem verificar, são dúvidas de iniciante básico. Ainda nem sequer falo de alguns termos que já li em algumas perguntas e respostas pois algumas nem sei a que se referem.

Se alguém tiver paciência para estas perguntas "inocentes", agradeço todo o apoio.

Abraços

Samora 

Posted

Desaconselho a utilização do Xcode, ou qualquer outro IDE avançado, para começares a aprender programação.  Convém perceberes primeiro como fazer as coisas à mão, e ao mesmo tempo evitas esses problemas sobre se fazes tudo num projecto ou não.

Usa o Terminal (consola) e um editor de texto (como o Sublime Text).

Para cada programa que fizeres deverás usar um ficheiro diferente.  Quando começares a ter programas mais complexos, até precisarás de mais ficheiros.  Podes criar uma pasta para os ficheiros relacionados com cada programa, mas nesta fase nem deve haver muitos problemas em teres tudo junto.