Serhiy Posted November 2, 2016 at 05:12 PM Report #600088 Posted November 2, 2016 at 05:12 PM Boas, será que alguém me pode ajudar a criar um método que realiza expressões matemática de qualquer tipo, do género " * (floor (exp (log (2.356))))(-5.003) ". As operações são só do tipo: sin, cos, log, e^,*,+,-,/ e depois arredondamentos etc. O objetivo é criar este método utilizando apenas Strings, Whiles ou Switchs. Agradeço a quem ajudar.
HappyHippyHippo Posted November 2, 2016 at 05:20 PM Report #600089 Posted November 2, 2016 at 05:20 PM sim, claro. ajudar é uma das maiores componentes deste fórum. qual é a dúvida ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Serhiy Posted November 2, 2016 at 05:34 PM Author Report #600090 Posted November 2, 2016 at 05:34 PM 12 minutos atrás, HappyHippyHippo disse: sim, claro. ajudar é uma das maiores componentes deste fórum. qual é a dúvida ? o meu problema é não saber sequer como fazer, eu tenho a ideia na minha cabeça mas nao consigo aplicar... nao sei mesmo como programar esse metodo, por isso é q precisava que alguem me ajudasse.
HappyHippyHippo Posted November 2, 2016 at 10:15 PM Report #600094 Posted November 2, 2016 at 10:15 PM ok. Primeiro passo : Determinar as combinacoes de parentesis e computar o que se encontra dentro do pã encontrado IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
iron Posted November 3, 2016 at 04:26 PM Report #600106 Posted November 3, 2016 at 04:26 PM Começa por dizeres a tua ideia. A partir dai alguém vai ajudar-te Cumprimentos, iron
Serhiy Posted November 3, 2016 at 04:39 PM Author Report #600107 Posted November 3, 2016 at 04:39 PM Eu já tenho a ideia, e já tentei programá-lo mas aquilo que fiz dá-me erro e não calcular a expressão que eu indico quando testo... https://drive.google.com/drive/folders/0B8WH6XfFuHrdRmlmM2F0VU5NOE0?usp=sharing
iron Posted November 6, 2016 at 09:09 PM Report #600206 Posted November 6, 2016 at 09:09 PM Coloca aqui o código. Usa o <> que exite no menu das respostas para inserir o código Cumprimentos, iron
Serhiy Posted November 9, 2016 at 07:36 PM Author Report #600278 Posted November 9, 2016 at 07:36 PM /** * */ /** * @author Serhiy * */ public class Calculator { private double result; Memory memory1 = new Memory(); Memory memory2 = new Memory(); public static final String SUM = "+"; public static final String DIF = "-"; public static final String MUL = "*"; public static final String DIV = "/"; public static final String SIN = "sin"; public static final String COS = "cos"; public static final String LOG = "log"; public static final String EXP = "exp"; public static final String ABS = "abs"; public static final String CEIL = "ceil"; public static final String ROUND = "round"; public static final String FLOOR = "floor"; public Calculator() { result = 0; //private tem q tar em cada 1 dos construtores?? } public Calculator(String name1) { memory1.setName(name1); result = 0; } public Calculator(String name1, String name2) { if (!name1.equals(name2)) { memory1.setName(name1); memory2.setName(name2); result = 0; } else memory1.setName(name1); result = 0; } public void setResult(double result){ this.result=result; } public double checkMemory(String memories) { if (memory1.getName().equals(memories)) return memory1.getValue(); else if (memory2.getName().equals(memories)) return memory2.getValue(); else return -1; //fazer para dar erro } public String getMem1Name() { return memory1.getName(); } public String getMem2Name() { return memory2.getName(); } public double getMem1Value() { return memory1.getValue(); } public double getMem2Value() { return memory2.getValue(); } public boolean existsMem1() { return !memory1.getName().equals(""); } public boolean existsMem2() { return !memory2.getName().equals(""); } public boolean memoryResult(String memory) { if (existsMem1() && getMem1Name().equals(memory)) { memory1.setValue(result); return true; } else if (existsMem2() && getMem2Name().equals(memory)) { memory2.setValue(result); return true; } else return false; } //falta fazer falsa caso haja espaço entre 2 numeros seguidos public String convertMemoryName(String expression) { String valueExpression=expression; if (existsMem1() && expression.contains(getMem1Name())){ valueExpression = expression.replaceAll(getMem1Name(),""+getMem1Value());} else if (existsMem2() && expression.contains(getMem2Name())){ valueExpression = expression.replaceAll(getMem2Name(),""+getMem2Value());} else if (existsMem1() && existsMem2() && expression.contains(getMem1Name()) && expression.contains(getMem2Name())) { valueExpression = expression.replaceAll(getMem1Name(),""+getMem1Value()); valueExpression = valueExpression.replaceAll(getMem2Name(),""+getMem2Value()); } return valueExpression; } /*public boolean checkExpressionSpaces(String expression) { int i=0; String numbers = "0123456789"; boolean acceptingSpaces = true; while (i<expression.length()) { if (numbers.contains(expression.substring(i, i+1)) && acceptingSpaces) acceptingSpaces = false; if (expression.substring(i, i+1).equals(" ") && !acceptingSpaces) return false; if (expression.substring(i,i+1).equals(")")) acceptingSpaces = true; i++; } return true; } public boolean checkOperator(String expression) { if (expression.equals(getMem1Name()) || expression.equals(getMem2Name())) return true; String operator = expression.substring(0,expression.indexOf("(")); if (!operator.equals("+") && (!operator.equals("-") && !operator.equals("*") && !operator.equals("/") && !operator.equals("log") && !operator.equals("exp") && !operator.equals("sin") && !operator.equals("cos") && !operator.equals("abs") && !operator.equals("ceil") && !operator.equals("round") && !operator.equals("floor"))) return false; else return true; } public boolean checkValidExpression(String expression) { int countPar = 0; int i = 0; while (i<expression.length()) { if (expression.substring(i,i+1).equals("(")) { countPar++; i++; } else if (expression.substring(i,i+1).equals(")")) { countPar--; i++; } else i++; } if (countPar!=0) return false; else return true; }*/ public double processExpression(String expression, int start_index, int end_index) { String numbers="0123456789"; String operator="-1"; int start1=0; int j; boolean unary = true; if(expression.substring(start_index, start_index+1).equals("(")){ return processExpression(expression,start_index+1,end_index); } if(start_index+1<=end_index) if (expression.substring(start_index, start_index+1).equals(DIF) && numbers.contains(expression.substring(start_index+1, start_index+2))) return -1 * processExpression(expression,start_index+1,end_index); if(expression.substring(start_index, start_index+1).equals(MUL)|| expression.substring(start_index, start_index+1).equals(SUM)|| expression.substring(start_index, start_index+1).equals(DIF)|| expression.substring(start_index, start_index+1).equals(DIV)) { operator = expression.substring(start_index, start_index+1); start1=start_index+1; unary=false; } if (start_index+2<=end_index){ if (expression.substring(start_index, start_index+3).equals(COS)|| expression.substring(start_index, start_index+3).equals(SIN)|| expression.substring(start_index, start_index+3).equals(LOG)|| expression.substring(start_index, start_index+3).equals(EXP)|| expression.substring(start_index, start_index+3).equals(ABS)) { operator = expression.substring(start_index, start_index+3); start1=start_index+3; } } if (start_index+3<=end_index){ if (expression.substring(start_index, start_index+4).equals(CEIL)) { operator = expression.substring(start_index, start_index+4); start1=start_index+4; } } if (start_index+4<=end_index){ if(expression.substring(start_index, start_index+5).equals(ROUND)|| expression.substring(start_index, start_index+5).equals(FLOOR)){ operator = expression.substring(start_index, start_index+5); start1=start_index+5; } } else { start1=start_index; } j=start1+1; int end1=0; int start2=0; int end2=end_index; int depth=0; boolean first_expression=true; while (j <= end_index){ if(expression.substring(j , j+1).equals("(")) depth++; else if(expression.substring(j , j+1).equals(")")) depth--; if (depth==-1 && first_expression && j<= end_index){ end1=j; if (j<=end_index) start2=j+1; depth=0; first_expression = false; if (unary) break; } if (depth==-1 && j<= end_index){ end2=j; break; } j++; } if (end1==0 && operator.equals("-1")){ String number=expression.substring(start_index , start_index+1); for (j=start_index+1;j<=end_index;j++) number+= expression.substring(j , j+1); Double num = Double.parseDouble(number); return num; // caso terminal, encontra o numero. } if (operator.equals(SUM)) return processExpression(expression,start1+1,end1-1) + processExpression(expression,start2+1,end2-1); else if (operator.equals(DIF)) return processExpression(expression,start1+1,end1-1) - processExpression(expression,start2+1,end2-1); else if (operator.equals(MUL)) return processExpression(expression,start1+1,end1-1) * processExpression(expression,start2+1,end2-1); else if (operator.equals(DIV)) return processExpression(expression,start1+1,end1-1) / processExpression(expression,start2+1,end2-1); else if (operator.equals(COS)) return (double) Math.cos(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(SIN)) return (double) Math.sin(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(LOG)) return (double) Math.log(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(EXP)) return (double) Math.exp(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(ABS)) return (double) Math.abs(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(CEIL)) return (double) Math.ceil(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(FLOOR)) return (double) Math.floor(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else if (operator.equals(ROUND)) return (double) Math.round(processExpression(expression,start1+1,end1-1)); else return 0; //tenho q fazer para dar erro } } aqui está o codigo... aquilo que esta em comentario e o que nao funcionna... basicamente consigo fazer qualquer operaçao mas ainda preciso de uma expressão (booleana acho eu) para verificar se uma expressao e valida ou nao... Assim desso usa-la na main e caso introduza algo que nao e possivel resolver, ou que tenha parentises a mais, ou espaços entre numeros ou algo do genero, faço println que me deu "expressao mal definida"... Alguem me pode ajudar?? E ja agr, por exemplo, se eu criar uma memoria chamada "c" e depois tentar fazer "cos(0)" da-me erro, eu acho que sei pq e q me da erro, pq é suposto substituir a memoria pelo seu valor caso esteja escrita na expressão, mas neste caso n e suposto pq e um operador. Alguem tem alguma ideia de como fazer com que, caso seja um operador, nao o substitu-a??
iron Posted November 9, 2016 at 10:53 PM Report #600279 Posted November 9, 2016 at 10:53 PM (edited) public boolean checkOperator(String expression) { if (expression.equals(getMem1Name()) || expression.equals(getMem2Name())) return true; String operator = expression.substring(0,expression.indexOf("(")); if (!operator.equals("+") && (!operator.equals("-") && !operator.equals("*") && !operator.equals("/") && !operator.equals("log") && !operator.equals("exp") && !operator.equals("sin") && !operator.equals("cos") && !operator.equals("abs") && !operator.equals("ceil") && !operator.equals("round") && !operator.equals("floor"))) return false; else return true; } E se tiveres algo assim: 1+2+sin(...), o teu operator não está apto a ver isso. O teu if nunca vai encontrar uma correspondência valida e vai entrar na condição e retornar false. Visto assim por alto e não correndo nem fazendo o debug, dá a entender que o é esse o erro. P.S public boolean checkValidExpression(String expression) { int countPar = 0; int i = 0; while (i<expression.length()) { if (expression.substring(i,i+1).equals("(")) { countPar++; i++; } else if (expression.substring(i,i+1).equals(")")) { countPar--; i++; } else i++; } if (countPar!=0) return false; else return true; } Continuando o problema de cima, aqui tens o mesmo problema. Não podes ter 1+1? Se a expressão entrar como parâmetro método retornas false porque? Edited November 9, 2016 at 10:58 PM by iron Inserção de um novo ponto Cumprimentos, iron
Recommended Posts