ntmthx Posted October 25, 2016 at 11:27 PM Report #599902 Posted October 25, 2016 at 11:27 PM (edited) Boa noite, Eu estou com um série de dúvidas sobre como começar um projecto e não sei o que escolher/o que fazer. O projecto de gestão de eventos de ciclismo/trail, consiste em ter uma plataforma (website) onde um organizador de uma prova de btt,caminhas, trails possar ir e registar o seu evento. Ao registar o evento vai inserir uma série de dados do evento, tal como nome do evento, local, data etc... Depois esse evento é aprovador pelo gestor do website e a partir daí é gerada uma página default para todos os eventos onde tem as informações e um botão para se inscreverem. Ao clicar no botão passa para um formulário e segue-se o registo do mesmo. Para mais tarde depois de confirmada a inscrição aparecer numa lista de inscritos do evento. [DÚVIDA] As minhas questões são: - Por onde começar a organizar isto. - Que CMS usar, wordpress, joomla, caso seja possível ter isto através destes CMS Se não, quais as soluções possíveis. Agradeço toda ajuda, estou mesmo a batalhar com isto na cabeça e nada. Tenho feito pesquisa na net, mas nada de especial. Edited October 25, 2016 at 11:27 PM by ntmthx
M6 Posted October 26, 2016 at 09:11 AM Report #599907 Posted October 26, 2016 at 09:11 AM A questão da organização depende daquilo com que te dás bem. Por exemplo, há quem só se sinta confortável com um Project, há quem se sinta confortável com uma folha de cálculo, há quem se sinta confortável com algo como o Trello. Na verdade o que necessitas é pouca coisa: identificar as tarefas a executar, organizar a sua execução, fazer o acompanhamento e correção/ajustes. Quanto ao CMS, deves usar aquele em que te sentires mais confortável, uma vez que as opções indicadas são todas já bastante maduras e é fácil encontrar documentação e ajuda. Duvido que existam plugins para fazer exatamente o que pretendes, mas acredito que pelo menos para marcação de eventos já há. O restante, podes implementar tu dentro da framework. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
ntmthx Posted October 26, 2016 at 10:33 AM Author Report #599908 Posted October 26, 2016 at 10:33 AM M6 obrigado pela ajuda. Eu já tenho basicamente tudo desenhado no papel de como quero fazer e de como tem de funcionar. Tenho andado a explorar alguns CMS para tentar ver o que melhor satisfaz as minhas necessidades, e sim talvez tenha de criar algumas coisas. Porque vou precisar de ter um back end onde possa gerir tudo sobre os eventos e os utilizadores.
apocsantos Posted October 26, 2016 at 11:25 AM Report #599909 Posted October 26, 2016 at 11:25 AM Bom dia, Muito do que queres pode ser feito com a "combinação" correcta de coisas já existentes. Creio que primeiramente devas fazer um levantamento dos requisitos para assim ser mais fácil abordar a implementação. Quanto ao CMS, tudo depende do que gostas e do que estás confortável a usar, e claro das "bridges" e plugins existentes para outras aplicações. Eu por exemplo, faria isso com Drupal, era capaz de integrar mapas openmaps, para poder mostrar logo o mapa do trilho, possivelmente a gestão usaria uma integração com uma ferramenta tipo Trello ou Asana. Mas isso já são mais opiniões pessoais. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
ntmthx Posted October 26, 2016 at 01:46 PM Author Report #599913 Posted October 26, 2016 at 01:46 PM Obrigado pelas dicas apocsantos. Mas o Trello ou Asana seria para que? Queria que tudo fosse gerir através do back-end Cumps
M6 Posted October 26, 2016 at 01:58 PM Report #599914 Posted October 26, 2016 at 01:58 PM Seriam para fazeres a gestão do projeto. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
ntmthx Posted October 26, 2016 at 02:02 PM Author Report #599915 Posted October 26, 2016 at 02:02 PM Mas isso dá para integrar num website, ou funciona a parte?
Alexandre Paulo Posted October 30, 2016 at 08:16 PM Report #600047 Posted October 30, 2016 at 08:16 PM Viva, pessoal Aqui há uns anos iniciei um projeto similiar para um cliente: não era para trails, mas sim para maratonas. A parte de "welcome" (receção dos atletas, entrega de dorsais e divulgação de resultados no próprio dia) foi feita em tempo recorde e usada em ambiente real na Primeira Maratona de Guimarães. Infelizmente o projeto não avançou mais, porque à boa maneira tuga, os clientes finais queriam "favorzinhos", "jeitinhos" e outras "borlas" em vez de remunerar condignamente os programadores e informáticos envolvidos. Agora, se me permitem a achega, acho que está a ser feita alguma confusão entre as ferramentas de gestão do projeto e o projeto propriamente dito Trello e Asana são ferramentas para gestão do projeto e da equipa que nele trabalhar. São totalmente independentes do resultado final. Servem "apenas" para gerir a sua conceção, criação, implementação e evolução. Não fazem parte do projeto, no sentido em que não vão estar presentes "fisicamente" na solução final. Quanto à "solução" (CMS ou programação de raiz) é claro que depende em parte das funcionalidades que se pretende. Provavelmente, não irás encontrar soluções "chave-na-mão" entre os componentes dos CMS que por aí pululam (Joomla, Drupal, Wordpress, whatever...). Depois, também dependerá de quem participar na implementação. Naturalmente as pessoas tenderão a tentar usar as ferramentas com que estão mais familiarizadas, mas é preciso ter cuidado com o enviesamento. Dou-te um exemplo: eu tenho 10 anos de experiência de administração e programação em Joomla. Naturalmente, tendo a preferir programar para Joomla e tendencialmente recomendar-te-ia Joomla. Mas a verdade é que, antes de saber o que se pretende do projeto final, não posso honestamente dizer que Joomla é uma boa solução. Muitas vezes mais vale programar de raiz, porque um CMS empata mais do que ajuda! No projecto da maratona, que referi acima, o "welcome" foi feito em Joomla mas, se o fizesse hoje, seria programado sem o CMS, usando uma framework como o Laravel. O Joomla faria sentido para o site, talvez, mas não para uma aplicação como o "welcome". A verdade é que mais do que o CMS ou framework, o que interessa é o programador (ou equipa de programadores). Imagina que o CMS é um carro que te leva daqui a ali... claro que a mecânica, conforto, segurança, desempenho contam muito - mas de que serve um bom carro nas mãos de quem não o sabe conduzir? BMW, Mercedes, Audi torna-se irrelevante (ou mesmo perigoso!) nas mãos de um mau condutor...
M6 Posted October 31, 2016 at 02:37 PM Report #600062 Posted October 31, 2016 at 02:37 PM On 26/10/2016 at 3:02 PM, ntmthx said: Mas isso dá para integrar num website, ou funciona a parte? Isso era para responder à tua questão sobre a gestão do projeto. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
jdanielmedina Posted November 5, 2016 at 06:15 AM Report #600160 Posted November 5, 2016 at 06:15 AM ntmthx, sugiro que faças algo de raíz, usar um CMS requer que caso ocorra um erro tenhas de pesquisar bastante sobre como resolver. Tens frameworks bastante leves e que certamente funcionariam para o que queres. Se quiseres dou uma ajuda.https://github.com/jdanielcmedina/Horus (framework php)http://medoo.in (base de dados) com estas duas ferramentas consegues o que queres.
Recommended Posts