Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal!

Espero que este tópico se encontre no lugar correto. Sou um PC user com alguma experiência, mas só agora estou considerar mudar-me para um ambiente Cloud.

Trabalho como engenheiro mecânico, e dependo diariamente de aplicações de engenharia para desempenhar o meu trabalho. Estas aplicações exigem muita memória gráfica e física, para além de processadores rápidos e de espaço disco (+300 GB).

Encontro-me neste momento à procura de uma solução Cloud que me possibilite ter todo o meu Windows 7 tal como se encontra agora (programas instalados, configurações atuais, ficheiros atuais) através da Internet. Ou seja, caso o meu computador eventualmente se avarie, ou caso o perda ou me roubem, gostaria de ter a capacidade de aceder ao meu Windows 7 através da Cloud / serviço VPS / Virtual machine, and poder trabalhar como se nada tivesse acontecido.

Existem soluções assim, e se sim, o que recomendam? E ainda mais importante, acham que estas soluções são realmente seguras?

Muito obrigado!

Roberto

Posted

Há alguns meses atrás li um artigo interessante que talvez te ajude (não consegui encontrar o artigo original, pelo que deixo aqui a descrição do mesmo feita de cabeça).

A tua questão é profissional, mas a do artigo era lúdica. Um tipo tinha um laptop da Apple, um Air, que não é propriamente a melhor escolha para jogar. Dado que o tipo gostava de jogar, decidiu fazer algo novo: alugou uma máquina na cloud da Amazon com boas especificações para gamming, em particular bom processamento gráfico, meteu o Windows (creio que o 7 na altura) e instalou o Stem para os jogos.

A questão aqui, e tem muito a ver com os jogos em si, é a latência. Não me recordo com precisão dos valores, mas para ele jogar como deve ser tinha de ter uma latência abaixo de um determinado valor. Não nos podemos esquecer que ele estava a jogar remotamente e queria ter uma experiência idêntica a jogar localmente.

A grande vantagem é que desta forma o sistema está sempre atualizado e não avaria, não é necessário comprar mais RAM, nova gráfica, novos CPUs, etc..

A grande desvantagem é que requer uma boa ligação permanente (o que, convenhamos, hoje em dia é cada vez menos um problema).

Esta situação não é muito diferente do teu problema pelo que deves, pelo menos, fazer uma prova de conceito de forma a verificares se esta é uma solução real para ti.

Quanto à segurança, acho que é um falso problema. Não estás mais vulnerável numa cloud do que no teu pc local. Lembra-te a cloud é apenas o computador de outra pessoa...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."