Jump to content

Maior valor numa coluna da base de dados

Go to solution Solved by Rui Carlos,

Recommended Posts

Posted

Boas, preciso de uma ajuda... como posso obter o maior valor de uma coluna numa base de dados?

Já vi algures utilizarem max(coluna) mas não consigo colocar a funcionar...

A forma que sei é passando os dados para um datagridview e depois então ir buscar o valor, mas isso iria obrigar-me a ter mais um tool sem necessidade.

Cumprimentos

Posted

Bom dia, se estiveres a usar uma DataGridView podes usar o seguinte código:

int rowindex = ver.CurrentCell.RowIndex;
int columnindex = ver.CurrentCell.ColumnIndex;
string NOME_DA_COLUNA = nome_datagridview.Rows[ver.CurrentRow.Index].Cells[10].Value.ToString();

O "10" neste caso é a 11 coluna.

Para a primeira coluna seria o "0".

Posted
1 hora atrás, D3POD disse:

Boas, preciso de uma ajuda... como posso obter o maior valor de uma coluna numa base de dados?

Já vi algures utilizarem max(coluna) mas não consigo colocar a funcionar...

A forma que sei é passando os dados para um datagridview e depois então ir buscar o valor, mas isso iria obrigar-me a ter mais um tool sem necessidade.

Que código usaste com o MAX(coluna)?

Posted
2 horas atrás, D3POD disse:

Boas, acabei por resolver de outra forma, pois com o max() dava sempre erro.

Solução: SELECT TOP 1 DocNo FROM Sales ORDER BY DocNo DESC

Cumprimentos

Isso pode funcionar, mas a query com o MAX era a forma mais apropriada de calcular o resultado.  Se dá erro, era útil saber qual o erro que dá, e até o código que usas para executar e obter o resultado da query.  Possivelmente o que te falta é o detalhe que o @apocsantos mencionou, que pode causar problemas se estiveres a aceder à coluna por identificador.

Posted

Sendo assim vamos lá explorar a opção com o max()...

Erro: Additional information: Syntax error (missing operator) in query expression '(max)DocNo'.

Código:

OleDbConnection con = new OleDbConnection(cs);
            string query = "SELECT (max)DocNo, Doc FROM Sales WHERE doc = @doc";
            OleDbCommand cmd = new OleDbCommand(query, con);
            con.Open();
            cmd.Parameters.AddWithValue("@doc", cb_doctype.Text);
            rdr = cmd.ExecuteReader();

while (rdr.Read())
            {

txt_ndoc.Text = rdr[0].ToString();
                cb_doctype.Text = rdr[1].ToString();
            }
            con.Close();

Já tentei várias formas e dá sempre o mesmo erro.

• Solution
Posted

Essa query precisa de dois ajustes.  Em primeiro lugar, a sintaxe correcta será max(DocNo) (em vez de (max)DocNo).  Em segundo lugar, não faz sentido ir buscar o valor de Doc quando tens a condição doc = @doc (na tua query com o TOP 1 também não estavas a ir buscar este campo).

Algo deste género deverá fazer o que pretendes.

string query = "SELECT MAX(DocNo) FROM Sales WHERE doc = @doc";
            OleDbCommand cmd = new OleDbCommand(query, con);
            con.Open();
            cmd.Parameters.AddWithValue("@doc", cb_doctype.Text);
            rdr = cmd.ExecuteReader();

// Uma query com uma função de aggregate deve devolver exactamente um resultado, pelo que não faz sentido ter um while a iterar o resultado
            // while (rdr.Read())
            // Coloquei um if em alternativa, mas um simples rdr.Read() devia ser suficiente
            if (rdr.Read())
            {
                txt_ndoc.Text = rdr[0].ToString();
                // A linha seguinte sai, pois o cb_doctype.Text não muda de valor
                // cb_doctype.Text = rdr[1].ToString();
            }
Posted

Ok, já experimentei e agora sim funcionou  Obrigado...

Na query que coloquei estava referenciado o doc porque estou também a utilizar esse valor, mas só adicionei depois de ter o TOP1 a funcionar bem.

Para finalizar, como posso colocar alem do max(id) colocar o doc?

Cumprimentos

Posted

Ir buscar o Doc só faz sentido se a condição WHERE doc = @doc não existir.  Se existir, a coluna Doc não te trás qualquer informação nova.

Assumindo que era esse o caso, e que precisavas então das duas colunas, já seria necessário uma query mais complexa.  A solução do TOP 1 era aceitável, mas poderia não ser a mais eficiente (pelo menos se o SGBD não conseguir perceber que não é necessário ordenar os resultados, e se a tabela for grande).  Uma alternativa seria SELECT DocNo, Doc FROM Sales WHERE DocNo = (SELECT MAX(DocNo) FROM Sales).  Convinha que o DocNo fosse chave primária ou tivesse um índice.

É possível que haja soluções melhores.  Mas este problema já é mais complexo do que "obter o maior valor de uma coluna numa base de dados".