zukinha Posted October 20, 2016 at 05:55 PM Report #599776 Posted October 20, 2016 at 05:55 PM Boas, Trabalho a 6 anos no ramo da informática numa empresa onde faço a manutenção dos pcs e da rede interna, programação de routers, vpns, paginas WEB, software de faturação etc. A situação é que apos estes 6 anos noto que a minha "carreira" esta estagnada, não passo disto, ja aprendi o que tinha a aprender e o ordenado pouco mais que o ordenado mínimo é com poucas hipóteses de aumentar. Posto isto, pondero deixar o emprego e investir numa licenciatura numa espectativa de abrir novas e melhores portas. A minha duvida é se vale apena. Tenho 26 anos, vale apena fazer este investimento...? Com base na vossa experiencia recomendam que me aventure? Sao 3 anos a pão e agua, mas no final vale o esforço*? *sei que nada é certo e que tudo depende de mim, mas de um modo geral qual a vossa opinião?
bruno1234 Posted October 20, 2016 at 06:10 PM Report #599777 Posted October 20, 2016 at 06:10 PM Vale o esforço sim. O ordenado de um recém licenciado é superior ao que indicas ganhar. Podes sempre tirar o curso à noite e continuar a trabalhar durante o dia, é complicado e talvez demores mais que 3 anos, mas é um investimento. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
jota.fullstack Posted October 20, 2016 at 06:15 PM Report #599778 Posted October 20, 2016 at 06:15 PM Boa tarde, depende da idade, mas claro que aconselho em tirar um curso universitário. 1 Report
Warrior Posted October 20, 2016 at 08:20 PM Report #599781 Posted October 20, 2016 at 08:20 PM Talvez fosse conveniente começares por pensar numa carreira profissional que gostasses de seguir, até porque uma licenciatura não é a única opção neste momento. A maior parte dos licenciados em informática não desempenha funções semelhantes às tuas actuais, portanto estarias disponível a fazer uma mudança para developer?
Death_Knight Posted October 21, 2016 at 08:47 AM Report #599789 Posted October 21, 2016 at 08:47 AM Eu aconselho a licenciatura. No meu caso tirei um CET de 18 meses em 2006 (tinha 18 anos) começando a trabalhar na função pública no inicio de 2008. Não gostei muito do que fazia e decidi tirar a licenciatura em EI ingressando assim em 2009 nela (com 21 anos). Hoje em dia, apenas licenciado em Engenharia Informática, tenho um bom emprego no Reino Unido, do qual gosto e onde ganho um ordenado que antes nunca me seria possível. Se tivesse que fazer tudo novamente, apenas iria directamente para a licenciatura e não perderia os 18 meses do CET.
zukinha Posted October 21, 2016 at 09:56 AM Author Report #599795 Posted October 21, 2016 at 09:56 AM Bruno1234. Ponderei estudar à noite, mas penso excluir porque certamente iria acabar por desistir por cansaço. Visto que o meu horário é das 9-19h quando não é das 8 às 20. Warrior, Eu tenho estudado alternativas à licenciatura, mas so me aparecem cursos da Galileu e MasterD que valem o que valem. O meu objetivo na licenciatura é criar condições para "dar o salto". Presentemente sei que ainda me falta aprender muito. Posso ter noções de SQL, web, etc... Mas noto que ainda me falta muito. Mesmo que quisesse dar o salto sem licenciatura, somente com base na experiencia era impossível. E por ser impossível é estar-me a condenar a não passar disto. Death_Knight, Amigos meus tiraram CET em redes e saíram de la muito mal preparados, por isso não vou investir nos CET's... Ate porque agora passaram para 24 meses. Quanto ao facto de teres emigrado, certamente também será o meu futuro a tudo correr bem. Abrir o tópico porque tenho receio de estar a deixar quase tudo para trás e no final ser mais um a contar para a estáticas dos licenciados sem emprego, porque tao depressa leio que faltam informáticos, como leio que eles são obrigados a emigrar, como leio que ganham também quase o ordenado mínimo, como uma pequena margem tem que optar por outras areas. Isto é mesmo assim?
jota.fullstack Posted October 21, 2016 at 11:36 AM Report #599804 Posted October 21, 2016 at 11:36 AM 1 hour ago, zukinha said: Abrir o tópico porque tenho receio de estar a deixar quase tudo para trás e no final ser mais um a contar para a estáticas dos licenciados sem emprego, porque tao depressa leio que faltam informáticos, como leio que eles são obrigados a emigrar, como leio que ganham também quase o ordenado mínimo, como uma pequena margem tem que optar por outras areas. Isto é mesmo assim? Na minha opinião acho que não deves perder tempo se queres claro melhorar os teu conhecimentos e o teu ordenado. Hoje em dia existem faculdades que pagam as propinas por bolsa de mérito ou até te ajudam nos custos se tiveres mais do que 23 anos. Eu sou engenheiro informático e ainda sou novo comparado a algumas pessoas que tiraram comigo via Pós laboral, umas estão no desemprego e outras estão a ganhar muito bem. Acho que de tudo existem sacrificios na vida, não vai ser fácil e informática não é para qualquer um, falo por mim. Mas só te tenho a dizer! Força! Se tiveres oportunidade entre num cet que é mais soft e depois faz equivalencia com uma licenciatura, assim podes sempre apalpar terreno. Abraço
M6 Posted October 21, 2016 at 02:12 PM Report #599810 Posted October 21, 2016 at 02:12 PM zukinha, a tua questão é extremamente pertinente e vai muito para lá da idade. Dito isto, aviso já que a minha resposta é longa e carece de meditação da tua parte em vários pontos para que possas tomar uma decisão em consciência. Tens "dois dedos de testa" - como se diz em bom português - e compreendeste que necessitas de formação para ir mais longe, e isso sim, é o fundamental. Com o know-how que tens já compreendeste que "a coisa não passa disto". Poderá o problema estar na empresa onde estás? Ou seja, poderás continuar a evoluir dentro dessa área noutro local? Pergunto isso porque, como é fácil de compreender, quando se trabalha numa loja de bairro os desafios que temos são muito diferentes dos que temos se trabalharmos para uma empresa de comunicações. Atenção que não estou a dizer se são melhores ou piores, são diferentes. A licenciatura, como alguém já referiu, começa num patamar financeiro superior. Mas é necessário ter noção de que essa realidade acontece essencialmente nos grandes centros urbanos e para quem tirou licenciaturas em faculdades com bom nome no nosso mercado de trabalho. Uma coisa que se passa na licenciatura e que é necessário compreender, é que lá não ensinam nada que não se possa aprender "cá fora". Mas a menos que um tipo seja um Einstein, há inúmeras vantagens, a começar logo pelo facto da licenciatura nos fazer absorver um conjunto de conhecimento significativamente grande num curto espaço de tempo e sempre com o auxilio de professores para nos explicar, clarificar, etc.. Esta é, para mim, uma das grandes mais valias das faculdades: enfiam-nos pela garganta abaixo uma brutalidade de informação já preparada, mastigada e pronta a comer, num curto espaço de tempo. É necessário também compreender que a licenciatura tem uma importância monumental para quem não tem experiência. É que isso é a única coisa que temos para apresentar a um empregador: uma nota que é a média do esforço de 3 a 6 anos de trabalho e dois ou três trabalhos mais engraçados que fizemos durante esse percurso. Já fiz muitos processos de seleção, e a primeira triagem para quem é pitufo (nome carinhoso para malta verdinha acabadinha de sair da faculdade :D) é a instituição de ensino. Não vale a pena referir nomes, mas garanto-te que faço logo ali duas pilhas de CVs baseado na instituição onde andaram: (i) CVs que vale a pena ver e (ii) CVs que não vale a pena ver. Ao longo da carreira o peso da licenciatura vai-se diluindo até não ser mais do que uma "curiosidade histórica" uma vez que a tua experiência ultrapassou totalmente o tal número da média do curso e vales por aquilo que já fizeste na vida profissional. Como isto nas "informáticas" a única constante que existe é a mudança, vais perceber rapidamente que vais continuar a ter necessidade de aprender (como me parece que até já sabes) e a aprendizagem também se faz com licenciaturas e mestrados mas não só. Há certificações que são uma mais valia (embora muitas vezes as empresas não as valorizem). Se tiveres oportunidade de tirar uma licenciatura então eu diria que sim, que vale a pena. Mas fá-lo numa faculdade/politécnico onde a qualidade do ensino seja reconhecida pelo mercado de trabalho, caso contrário vais encontrar muita frustração após teres investido vários milhares de euros. Tem também a noção de que o curso que tirares não te garante emprego nem te prende para toda a vida a uma área. Vê o curso como uma ferramenta que tens ao teu dispor para identificar oportunidades e resolver problemas. Isto para quem tem os "olhos abertos" vale ouro, pois permite ver para lá daquilo que foi a formação base na faculdade, dá-nos ferramentas para explorar outras coisas, para inovar e até para saltar de carreira profissional para outras áreas distintas. Desculpa o tamanho do texto, mas este tema é de extrema importância para as pessoas (e neste caso para ti) e espero ter-te ajudado a tomar uma decisão consciente. 1 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
zukinha Posted October 21, 2016 at 05:27 PM Author Report #599820 Posted October 21, 2016 at 05:27 PM jota.fullstack Sim a minha ideia é exatamente aproveitar as oportunidades do +23, com a ideia de me dedicar totalmente ao estudo toda a ajuda € bem vinda. 😄 M6 Obrigado por toda a informação, toda ela foi bastante útil. Certamente a minha experiencia seria "olhada" de outra forma numa outra empresa, contudo, nas propostas de emprego que vou pesquisando em 5 requisitos mínimos existe um ou 2 que não me sinto à vontade. Sao esses vazios que procuro preencher com uma Lic. Eu tenho uma qualidade que pode ser um defeito que é não gosto de decorar soluções, gosto de perceber o problema ao invés do tradicional "tenho que ver (depois andar pela internet à procura da solução)". Poderia candidatar-me a outras empresas, mas não queria ir para la com duvidas sobre aquilo que ja devia saber, do género fazer uma rede toda catita, uma pagina web engraçada e depois não saber programar o Windows Server porque me faltam as bases. Com a experiencia que tenho uma licenciatura seria uma mais valia, do género recém licenciado com 6/7 anos de experiencia. Estou a pensar bem? A desvantagem, é que vou ser um recém-licenciado a tudo correr bem com 30anos quase 31. Se não for abusar, nos processos de seleção como olham para estes casos? Como posso ter ideia das referencias que as Univ, têm no mercado?
jota.fullstack Posted October 21, 2016 at 07:57 PM Report #599823 Posted October 21, 2016 at 07:57 PM 5 hours ago, M6 said: zukinha, a tua questão é extremamente pertinente e vai muito para lá da idade. Dito isto, aviso já que a minha resposta é longa e carece de meditação da tua parte em vários pontos para que possas tomar uma decisão em consciência. Tens "dois dedos de testa" - como se diz em bom português - e compreendeste que necessitas de formação para ir mais longe, e isso sim, é o fundamental. Com o know-how que tens já compreendeste que "a coisa não passa disto". Poderá o problema estar na empresa onde estás? Ou seja, poderás continuar a evoluir dentro dessa área noutro local? Pergunto isso porque, como é fácil de compreender, quando se trabalha numa loja de bairro os desafios que temos são muito diferentes dos que temos se trabalharmos para uma empresa de comunicações. Atenção que não estou a dizer se são melhores ou piores, são diferentes. A licenciatura, como alguém já referiu, começa num patamar financeiro superior. Mas é necessário ter noção de que essa realidade acontece essencialmente nos grandes centros urbanos e para quem tirou licenciaturas em faculdades com bom nome no nosso mercado de trabalho. Uma coisa que se passa na licenciatura e que é necessário compreender, é que lá não ensinam nada que não se possa aprender "cá fora". Mas a menos que um tipo seja um Einstein, há inúmeras vantagens, a começar logo pelo facto da licenciatura nos fazer absorver um conjunto de conhecimento significativamente grande num curto espaço de tempo e sempre com o auxilio de professores para nos explicar, clarificar, etc.. Esta é, para mim, uma das grandes mais valias das faculdades: enfiam-nos pela garganta abaixo uma brutalidade de informação já preparada, mastigada e pronta a comer, num curto espaço de tempo. É necessário também compreender que a licenciatura tem uma importância monumental para quem não tem experiência. É que isso é a única coisa que temos para apresentar a um empregador: uma nota que é a média do esforço de 3 a 6 anos de trabalho e dois ou três trabalhos mais engraçados que fizemos durante esse percurso. Já fiz muitos processos de seleção, e a primeira triagem para quem é pitufo (nome carinhoso para malta verdinha acabadinha de sair da faculdade :D) é a instituição de ensino. Não vale a pena referir nomes, mas garanto-te que faço logo ali duas pilhas de CVs baseado na instituição onde andaram: (i) CVs que vale a pena ver e (ii) CVs que não vale a pena ver. Ao longo da carreira o peso da licenciatura vai-se diluindo até não ser mais do que uma "curiosidade histórica" uma vez que a tua experiência ultrapassou totalmente o tal número da média do curso e vales por aquilo que já fizeste na vida profissional. Como isto nas "informáticas" a única constante que existe é a mudança, vais perceber rapidamente que vais continuar a ter necessidade de aprender (como me parece que até já sabes) e a aprendizagem também se faz com licenciaturas e mestrados mas não só. Há certificações que são uma mais valia (embora muitas vezes as empresas não as valorizem). Se tiveres oportunidade de tirar uma licenciatura então eu diria que sim, que vale a pena. Mas fá-lo numa faculdade/politécnico onde a qualidade do ensino seja reconhecida pelo mercado de trabalho, caso contrário vais encontrar muita frustração após teres investido vários milhares de euros. Tem também a noção de que o curso que tirares não te garante emprego nem te prende para toda a vida a uma área. Vê o curso como uma ferramenta que tens ao teu dispor para identificar oportunidades e resolver problemas. Isto para quem tem os "olhos abertos" vale ouro, pois permite ver para lá daquilo que foi a formação base na faculdade, dá-nos ferramentas para explorar outras coisas, para inovar e até para saltar de carreira profissional para outras áreas distintas. Desculpa o tamanho do texto, mas este tema é de extrema importância para as pessoas (e neste caso para ti) e espero ter-te ajudado a tomar uma decisão consciente. Excelente resposta.
jota.fullstack Posted October 21, 2016 at 08:01 PM Report #599824 Posted October 21, 2016 at 08:01 PM 2 hours ago, zukinha said: Eu tenho uma qualidade que pode ser um defeito que é não gosto de decorar soluções, gosto de perceber o problema ao invés do tradicional "tenho que ver (depois andar pela internet à procura da solução)". Então já és um quase engenheiro 😉 O que queremos é pessoas que sabem resolver problemas e que não sejam mecanizadas para aquilo que unicamente foram concebidas. De resto com 31 anos de idade não vai faltar oportunidades de emprego. O que importa é a tua satisfação pessoal, se fores bom arranjas sempre um lugar onde te encaixares. Desejo-te as maiores felicidades.
Recommended Posts