Dr_Lion Posted October 20, 2016 at 03:57 PM Report #599771 Posted October 20, 2016 at 03:57 PM Boas, após umas horas a ler sobre o assunto, acho que já estou mais claro, para que serve cada uma. Mas agora chega a parte de aplicar na prática e estou com dúvidas sobre qual usar. Sabendo à partida que para aceder a aplicações é mais indicado a VPN SSL, por outro lado se quiser aceder á rede em si a melhor opção seria IPSEC. Ou seja para o utilizador comum, que pretende aceder ao e-mail ou ficheiros, o SSL é o indicado, mas por outro lado, se estivermos a falar de um administrador de sistemas, que imaginemos pode querer fazer um ping a uma determinada máquina na rede, ou aceder a um servidor interno por ssh, por exemplo, sem esse servidor estar acessível do exterior seria vantajoso usar IPSEC! A minha questão é no sentido de saber se é possível usar a OpenVPN para aceder a um servidor da rede interna, via ssh.
apocsantos Posted October 23, 2016 at 09:08 PM Report #599856 Posted October 23, 2016 at 09:08 PM Boa noite, O OpenVPN tem uma solução de VPN completa, logo uma vez a funcionar os "clientes vpn" passam a ter uma interface de rede virtual com um IP da rede interna onde está o servidor, podendo aceder aos recursos dessa rede. É como se estivessem literalmente todos na mesma LAN. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
Dr_Lion Posted October 25, 2016 at 01:58 PM Author Report #599888 Posted October 25, 2016 at 01:58 PM Pois, andei a pesquisar e também me pareceu isso, no entanto como o router que existe por aqui permite a criação de vpn, estou a usar a do próprio router, (vpn ssl) e estou a tentar aceder com o network-manager-openVpn; Mas não está a ser tão linear quanto eu esperava. Vou passar mais algum tempo de volta disto pois estou com dificuldades em conseguir a conexão. Não sei se for por ter gerado o rootCA com passphrase, e no network-manager-openVpn não tem sítio para a mesma. Ou se me existe alguma imcompatibilidade do que estou a experimentar.
Recommended Posts