Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

Tenho de elaborar uma base de dados para listar produtos.
Um produto é constituído por várias peças, e essas peças podem ser ou não compostas (junção de peças)
Por exemplo, na tabela Peças, vou ter as peças -> a , b , c , d, e , f <- e por exemplo a peça 'f' pode ser formada pela peça a + c..

Não estou a ver como criar as tabelas e ligações, tenho de criar uma tabela à parte para listar os produtos compostos? como faço as ligações depois entre as 3 tabelas (Produto, Peças, Peças compostas)?
Obrigado pela vossa ajuda

Posted

pergunta.. pode a peça A ser uma "sub-peça" da peça X e tb de outra peça qualquer ?

exemplo: X = A + B   | Y = C + A

é que isso muda o design da base de dados.. se esta regra não se aplicar.. então uma simples tabela pode dar para tudo 😄 (com FK de e para a própria tabela) 😉 e tendo em conta que um produto pode ser considerado uma peça composta também.. o teu esquema toda pode (eventualmente) ser uma tabela só 😄

• Vote 1
Posted
2 hours ago, jsWizard said:

pergunta.. pode a peça A ser uma "sub-peça" da peça X e tb de outra peça qualquer ?

exemplo: X = A + B   | Y = C + A

é que isso muda o design da base de dados.. se esta regra não se aplicar.. então uma simples tabela pode dar para tudo 😄 (com FK de e para a própria tabela) 😉 e tendo em conta que um produto pode ser considerado uma peça composta também.. o teu esquema toda pode (eventualmente) ser uma tabela só 😄

o criador do tópico explica que situações podem existir.

tem a terceira tabela mal especificada, mas desconfio que quando começar a desenvolver verá isso

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Hippo, o criador do post não especificou bem o que precisa.. daí a minha pergunta. De qualquer forma, penso que o mais falexível é assumir que a mesma paça possa ser usada como componente de várias peças e portanto, assumindo que X = A + B   e  Y = C + A  e Z = X + Y .. e por aí fora, vai precisar de duas tabelas, uma de peças e outra para relações entres as peças (com duas FKs para a tabela peças) e eventualmente uma tabela produto.. embora eu ache que o produto possa ser considerado tb como uma peça (composta ou não) e portanto a tabela produto pode ser desnecessária.

Ele(a) agora que se safe 😄 já tem pistas que chegue 😉

Posted
13 minutes ago, jsWizard said:

Hippo, o criador do post não especificou bem o que precisa.. daí a minha pergunta

19 hours ago, serj_tankian said:

Um produto é constituído por várias peças, e essas peças podem ser ou não compostas (junção de peças)

eu acho que explicou bem o suficiente

Posted
50 minutes ago, HappyHippyHippo said:

como queiras ... eu tenho mais que fazer do que comentar as capacidades de compreensão das pessoas do fórum

😄 agora já não sei qual de vocês (o "postador" inicial ou o Hippo) é que percebe menos de BDs e como claramente especificar features (que podem levar a mudanças no design final do modelo da BD).

😄 bom fim de semana 😉

Posted
3 minutes ago, jsWizard said:

😄 agora já não sei qual de vocês (o "postador" inicial ou o Hippo) é que percebe menos de BDs e como claramente especificar features (que podem levar a mudanças no design final do modelo da BD).

ai está o problema ... não sabes porque tiveste problemas em ler o post inicial

Posted

pahh.. tu deves ser muito esperto.. mas explica lá: onde é que está claramente dito que uma peça pode ser usada como componente de várias peças diferentes? Ou, se n=ao pode? Tens noção que isto muda (pode mudar) o design do modelo da BD?

• 5 weeks later...
Posted

Boas pessoal, muito obrigado pelo vosso tempo e disponibilidade para me ajudarem, resolvi a situação.. basicamente tenho a tabela peça (para as simples) e tabela composta (para as compostas) e uma tabela intermediaria pc (peça/composta) onde aí faço a conjugação.
O mesmo fiz em relação ao produto, tem uma tabela intermediaria ppc que faz a ligação entre a pc e a tabela peça!

No inicio estava a fazer me muita confusão daí recorrer à vossa ajuda, mas depois de um brainstorming lá cheguei à conclusão 🙂

Se quiserem posso disponibilixar um print só para verem o resultado final