serj_tankian Posted October 13, 2016 at 04:55 PM Report #599596 Posted October 13, 2016 at 04:55 PM Boas pessoal, Tenho de elaborar uma base de dados para listar produtos. Um produto é constituído por várias peças, e essas peças podem ser ou não compostas (junção de peças) Por exemplo, na tabela Peças, vou ter as peças -> a , b , c , d, e , f <- e por exemplo a peça 'f' pode ser formada pela peça a + c.. Não estou a ver como criar as tabelas e ligações, tenho de criar uma tabela à parte para listar os produtos compostos? como faço as ligações depois entre as 3 tabelas (Produto, Peças, Peças compostas)? Obrigado pela vossa ajuda
demyz0r Posted October 13, 2016 at 05:01 PM Report #599597 Posted October 13, 2016 at 05:01 PM Estás a pedir ajuda ou a pedir que te façam?
HappyHippyHippo Posted October 13, 2016 at 05:19 PM Report #599598 Posted October 13, 2016 at 05:19 PM fazes as ligações através de chaves estrangeiras 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jsWizard Posted October 14, 2016 at 08:32 AM Report #599610 Posted October 14, 2016 at 08:32 AM pergunta.. pode a peça A ser uma "sub-peça" da peça X e tb de outra peça qualquer ? exemplo: X = A + B | Y = C + A é que isso muda o design da base de dados.. se esta regra não se aplicar.. então uma simples tabela pode dar para tudo 😄 (com FK de e para a própria tabela) 😉 e tendo em conta que um produto pode ser considerado uma peça composta também.. o teu esquema toda pode (eventualmente) ser uma tabela só 😄 1 Report
HappyHippyHippo Posted October 14, 2016 at 10:39 AM Report #599613 Posted October 14, 2016 at 10:39 AM 2 hours ago, jsWizard said: pergunta.. pode a peça A ser uma "sub-peça" da peça X e tb de outra peça qualquer ? exemplo: X = A + B | Y = C + A é que isso muda o design da base de dados.. se esta regra não se aplicar.. então uma simples tabela pode dar para tudo 😄 (com FK de e para a própria tabela) 😉 e tendo em conta que um produto pode ser considerado uma peça composta também.. o teu esquema toda pode (eventualmente) ser uma tabela só 😄 o criador do tópico explica que situações podem existir. tem a terceira tabela mal especificada, mas desconfio que quando começar a desenvolver verá isso IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jsWizard Posted October 14, 2016 at 12:27 PM Report #599615 Posted October 14, 2016 at 12:27 PM Hippo, o criador do post não especificou bem o que precisa.. daí a minha pergunta. De qualquer forma, penso que o mais falexível é assumir que a mesma paça possa ser usada como componente de várias peças e portanto, assumindo que X = A + B e Y = C + A e Z = X + Y .. e por aí fora, vai precisar de duas tabelas, uma de peças e outra para relações entres as peças (com duas FKs para a tabela peças) e eventualmente uma tabela produto.. embora eu ache que o produto possa ser considerado tb como uma peça (composta ou não) e portanto a tabela produto pode ser desnecessária. Ele(a) agora que se safe 😄 já tem pistas que chegue 😉
HappyHippyHippo Posted October 14, 2016 at 12:41 PM Report #599616 Posted October 14, 2016 at 12:41 PM 13 minutes ago, jsWizard said: Hippo, o criador do post não especificou bem o que precisa.. daí a minha pergunta 19 hours ago, serj_tankian said: Um produto é constituído por várias peças, e essas peças podem ser ou não compostas (junção de peças) eu acho que explicou bem o suficiente IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jsWizard Posted October 14, 2016 at 12:47 PM Report #599617 Posted October 14, 2016 at 12:47 PM 6 minutes ago, HappyHippyHippo said: eu acho que explicou bem o suficiente achas.. mas achas mal.
HappyHippyHippo Posted October 14, 2016 at 12:49 PM Report #599618 Posted October 14, 2016 at 12:49 PM como queiras ... eu tenho mais que fazer do que comentar as capacidades de compreensão das pessoas do fórum IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jsWizard Posted October 14, 2016 at 01:42 PM Report #599619 Posted October 14, 2016 at 01:42 PM 50 minutes ago, HappyHippyHippo said: como queiras ... eu tenho mais que fazer do que comentar as capacidades de compreensão das pessoas do fórum 😄 agora já não sei qual de vocês (o "postador" inicial ou o Hippo) é que percebe menos de BDs e como claramente especificar features (que podem levar a mudanças no design final do modelo da BD). 😄 bom fim de semana 😉
HappyHippyHippo Posted October 14, 2016 at 01:47 PM Report #599621 Posted October 14, 2016 at 01:47 PM 3 minutes ago, jsWizard said: 😄 agora já não sei qual de vocês (o "postador" inicial ou o Hippo) é que percebe menos de BDs e como claramente especificar features (que podem levar a mudanças no design final do modelo da BD). ai está o problema ... não sabes porque tiveste problemas em ler o post inicial IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
jsWizard Posted October 14, 2016 at 02:18 PM Report #599623 Posted October 14, 2016 at 02:18 PM pahh.. tu deves ser muito esperto.. mas explica lá: onde é que está claramente dito que uma peça pode ser usada como componente de várias peças diferentes? Ou, se n=ao pode? Tens noção que isto muda (pode mudar) o design do modelo da BD?
HappyHippyHippo Posted October 14, 2016 at 02:23 PM Report #599624 Posted October 14, 2016 at 02:23 PM ok ... se queres que volte a fazer a mesma referência, tudo bem 21 hours ago, serj_tankian said: e essas peças podem ser ou não compostas (junção de peças) IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
serj_tankian Posted November 14, 2016 at 10:26 AM Author Report #600495 Posted November 14, 2016 at 10:26 AM Boas pessoal, muito obrigado pelo vosso tempo e disponibilidade para me ajudarem, resolvi a situação.. basicamente tenho a tabela peça (para as simples) e tabela composta (para as compostas) e uma tabela intermediaria pc (peça/composta) onde aí faço a conjugação. O mesmo fiz em relação ao produto, tem uma tabela intermediaria ppc que faz a ligação entre a pc e a tabela peça! No inicio estava a fazer me muita confusão daí recorrer à vossa ajuda, mas depois de um brainstorming lá cheguei à conclusão 🙂 Se quiserem posso disponibilixar um print só para verem o resultado final
Recommended Posts