Jump to content

Erro no INSERT INTO

Go to solution Solved by D3POD,

Recommended Posts

Posted

Boas, estou com um erro num programa que estou a criar e precisava da vossa ajuda.

con = new OleDbConnection(conn);
                con.Open();
                string cb = "insert into Config(ProductName,Features,Price,Picture, Margin, CostPrice, Tax, Price1) VALUES ('" + cmbProductName.Text + "','" + txtFeatures.Text + "'," + txtPrice.Text + ",@d1, @margem, @preco_custo, @tax, @preco_stax";
                cmd = new OleDbCommand(cb);
                cmd.Connection = con;
                MemoryStream ms = new MemoryStream();
                Bitmap bmpImage = new Bitmap(pictureBox1.Image);
                bmpImage.Save(ms, System.Drawing.Imaging.ImageFormat.Jpeg);
                byte[] data = ms.GetBuffer();
                OleDbParameter p = new OleDbParameter("@d1", OleDbType.VarBinary);
                cmd.Parameters.AddWithValue("@margem", Convert.ToInt32(txt_margem.Text));
                cmd.Parameters.AddWithValue("@preco_custo", Convert.ToInt32(txt_pricecoust.Text));
                cmd.Parameters.AddWithValue("@tax", Convert.ToInt32(txt_tax.Text));
                cmd.Parameters.AddWithValue("@preco_stax", Convert.ToInt32(txt_pricewithouttax.Text));
            p.Value = data;
                cmd.Parameters.Add(p);
                cmd.ExecuteNonQuery();
                con.Close();

Sempre que clico no botão para guardar ele dá me erro no INSERT INTO... já fiz várias experiencias, como colocar as textboxs diretamente na query, mas mesmo assim nada.
O problema é que se eu retirar os @margem, @preco_custo, @tax e @preco_stax o programa funciona bem... portanto leva-me a crer que seja alguma coisa aqui.

Cumprimentos

Posted

Bom dia,

Creio que o problema possa estar na conversão de tipos de dados.

Experimenta usar o Int32.TryParse() em vez do Convert.ToInt32 e usa breakpoints para verificares se os tipos de dados estão correctos, ou também podes verificar isso no código, algo tipo:

bool res = int.TryParse(txt_pricecoust.Text, out num1);
	if (res == false)
	{
	    MessageBox.Show("não é um numero", MessageBoxButtons.OKCancel, MessageBoxIcon.Asterisk)
	}

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Realmente quando abri o tópico ainda não tinha reparado, mas já corrigi...

Entretanto fiz algumas alterações... mudei os campos da base de dados para texto de forma a evitar conversões e perceber onde está o problema, mas sem sucesso.

Segue o erro:

Citação

An unhandled exception of type 'System.Data.OleDb.OleDbException' occurred in System.Data.dll

Additional information: Data type mismatch in criteria expression.

Código atual:

con = new OleDbConnection(conn);
                con.Open();
                string cb = "insert into Config(ProductName,Features,Price,Picture, Margin, CostPrice, Tax, Price1) VALUES ('" + cmbProductName.Text + "','" + txtFeatures.Text + "'," + txtPrice.Text + ",@d1, @margem, @preco_custo, @tax, @preco_stax)";
                cmd = new OleDbCommand(cb);
                cmd.Connection = con;
                MemoryStream ms = new MemoryStream();
                Bitmap bmpImage = new Bitmap(pictureBox1.Image);
                bmpImage.Save(ms, System.Drawing.Imaging.ImageFormat.Jpeg);
                byte[] data = ms.GetBuffer();
                OleDbParameter p = new OleDbParameter("@d1", OleDbType.VarBinary);

cmd.Parameters.Add("@margem", OleDbType.VarChar).Value = txt_margem.Text;
                cmd.Parameters.Add("@preco_custo", OleDbType.VarChar).Value = txt_pricecoust.Text;
                cmd.Parameters.Add("@tax", OleDbType.VarChar).Value = txt_tax.Text;
                cmd.Parameters.Add("@preco_stax", OleDbType.VarChar).Value = txt_pricewithouttax.Text;
                p.Value = data;
                cmd.Parameters.Add(p);
                cmd.ExecuteNonQuery();
                con.Close();
Posted

Boa tarde,

Experimenta assim a query:

string cb = "insert into Config(ProductName,Features,Price,Picture, Margin, CostPrice, Tax, Price1) VALUES ("'" + cmbProductName.Text + "', '" + txtFeatures.Text + "', '" + txtPrice.Text + "', " + @d1, @margem, @preco_custo, @tax, @preco_stax );"

Fiquei com a ideia que possa ser uma questão de aspas e plicas, que não estavam correctas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

• Solution
Posted

Boas, já descobri o que estava mal e não tinha nada a ver com o código.

O problema estava na base de dados que estava como Texto Breve.

Quero agradecer a todos pela ajuda, serviu de qualquer das maneira para compreender melhor como funcionam as query e as várias formas que posso criar.

Cumprimentos