Jump to content
Daniel Diogo

Como instalar um auxiliar de JavaScript para Rails na path correcta do Windows

Recommended Posts

Daniel Diogo

Tenho uma dúvida relativamente à instalação de um ambiente de desenvolvimento web numa derive diferente do sistema que tá no c:\windows\wsystem32\\cmd.exe. Quero instalar o ruby, git e phantomjs na drive D:\, mas o sistema está no c:\. Alguém me pode ajudar a configurar a path de modo a que funcione? 

 

o erro é este na command prompt:

Can't find variable: Phantom.js

Repl-input: 1 in global code.

 

Edited by Daniel Diogo

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

O que te deve estar a faltar são as configurações de PATH (variáveis do ambiente) do sistema.  Nas "Definições avançadas do sistema" (a janela que te dá acesso às propriedades do teu sistema Windows), tens no separador "Avançadas", ao fundo, o botão para editar as variáveis de ambiente. Precisas editar a variável "Path", global ou do teu utilizador e acrescentar no fim o caminho para os comandos extra, como o caminho para a pasta de binários do ruby ou do git. É preciso fechar qualquer consola aberta para que as variáveis façam efeito (em alguns casos já tive de reiniciar o PC).

No entanto, quer o instalador do Git quer do Ruby faziam isto por ti.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Daniel Diogo

Obrigada,

  Já configurei as variáveis várias vezes nesse painel. A path do utilizador é a tabela de cima não? O ruby instala normalmente o phantomjs é que não é reconhecido na prompt mas na Powershell sim. Eu tenho a ideia que o Powershell é mais global e que se calhar a variável está inserida mas preciso de o utilizar na Prompt para finalizar a instalação e poder utilizar os comandos. De qualquer forma se eu inserir o disco D: na PATH global que penso que seja o da tabela de baixo ele reconhece como parte do sistema? Ou seja o ambiente de desenvolvimento funciona? 

  Tenho que instalar alguma framework da Microsoft ou o Visual Studio ou bastam-me estas variáveis? Digo isto para ter a certeza de que o Phantomjs não está a dar um erro de instalação e que o problema não tem a ver com a path. E sim já inseri correctamente com ponto e vírgula tanto na local como na global.

Edited by Daniel Diogo

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Para que sejam reconhecidos como comandos, precisas apenas da PATH configurada. A de cima é da conta/utilizador, a que se encontra na secção de baixo é para o sistema todo, normalmente é essa que uso para evitar problemas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Daniel Diogo

Eu não tenho conhecimentos suficientes para mexer sem ser como vejo nos tutoriais e nos fóruns e a indicação é de que não se deve mexer primeiro no de baixo de qualquer forma já disse a  instalação do Ruby funciona e insere as variáveis o Phantomjs é que não se bem que é reconhecido no Powershell. Portanto concluo que o Phantom não está na mesma path de variáveis que o Ruby. Já tentei várias vezes e tenho a impressão que eles não estão a comunicar. Será devido a uma questão do sistema?  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.