Daniel Diogo Posted October 11, 2016 at 12:35 AM Report #599512 Posted October 11, 2016 at 12:35 AM (edited) Tenho uma dúvida relativamente à instalação de um ambiente de desenvolvimento web numa derive diferente do sistema que tá no c:\windows\wsystem32\\cmd.exe. Quero instalar o ruby, git e phantomjs na drive D:\, mas o sistema está no c:\. Alguém me pode ajudar a configurar a path de modo a que funcione? o erro é este na command prompt: Can't find variable: Phantom.js Repl-input: 1 in global code. Edited October 11, 2016 at 12:46 AM by Daniel Diogo
Knitter Posted October 11, 2016 at 07:06 AM Report #599516 Posted October 11, 2016 at 07:06 AM O que te deve estar a faltar são as configurações de PATH (variáveis do ambiente) do sistema. Nas "Definições avançadas do sistema" (a janela que te dá acesso às propriedades do teu sistema Windows), tens no separador "Avançadas", ao fundo, o botão para editar as variáveis de ambiente. Precisas editar a variável "Path", global ou do teu utilizador e acrescentar no fim o caminho para os comandos extra, como o caminho para a pasta de binários do ruby ou do git. É preciso fechar qualquer consola aberta para que as variáveis façam efeito (em alguns casos já tive de reiniciar o PC). No entanto, quer o instalador do Git quer do Ruby faziam isto por ti.
Daniel Diogo Posted October 11, 2016 at 04:56 PM Author Report #599549 Posted October 11, 2016 at 04:56 PM (edited) Obrigada, Já configurei as variáveis várias vezes nesse painel. A path do utilizador é a tabela de cima não? O ruby instala normalmente o phantomjs é que não é reconhecido na prompt mas na Powershell sim. Eu tenho a ideia que o Powershell é mais global e que se calhar a variável está inserida mas preciso de o utilizar na Prompt para finalizar a instalação e poder utilizar os comandos. De qualquer forma se eu inserir o disco D: na PATH global que penso que seja o da tabela de baixo ele reconhece como parte do sistema? Ou seja o ambiente de desenvolvimento funciona? Tenho que instalar alguma framework da Microsoft ou o Visual Studio ou bastam-me estas variáveis? Digo isto para ter a certeza de que o Phantomjs não está a dar um erro de instalação e que o problema não tem a ver com a path. E sim já inseri correctamente com ponto e vírgula tanto na local como na global. Edited October 11, 2016 at 04:58 PM by Daniel Diogo
Knitter Posted October 11, 2016 at 05:07 PM Report #599550 Posted October 11, 2016 at 05:07 PM Para que sejam reconhecidos como comandos, precisas apenas da PATH configurada. A de cima é da conta/utilizador, a que se encontra na secção de baixo é para o sistema todo, normalmente é essa que uso para evitar problemas.
Daniel Diogo Posted October 11, 2016 at 05:22 PM Author Report #599551 Posted October 11, 2016 at 05:22 PM Eu não tenho conhecimentos suficientes para mexer sem ser como vejo nos tutoriais e nos fóruns e a indicação é de que não se deve mexer primeiro no de baixo de qualquer forma já disse a instalação do Ruby funciona e insere as variáveis o Phantomjs é que não se bem que é reconhecido no Powershell. Portanto concluo que o Phantom não está na mesma path de variáveis que o Ruby. Já tentei várias vezes e tenho a impressão que eles não estão a comunicar. Será devido a uma questão do sistema?
Recommended Posts