Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa  Noite

Existe alguma maneira de descobrir de onde foi enviado um email?

Foi enviado um email, onde no destinatário aparece o email e o nome da pessoa que supostamente enviou. No entanto, essa pessoa diz que não enviou, e que foi acesso indevido.

Mas também já me disseram, que dá para enviar um email de uma conta, e ele aparecer como se tivesse sido enviado de outra. Isso é possivel? e se sim, dá para se descobrir de onde foi enviado?

Como proceder nestes casos?

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Posted

Boa noite,

No e-mail podes verificar os detalhes, nomeadamente o endereço IP da maquina que o enviou e isso deve, pelo menos indicar-te qual o ISP, e possivelmente mais informação.

É possível pelo menos em teoria, enviar e-mails fazendo-se passar por outra pessoa. A isso chama-se "mail spoofing". Apesar de simples e relativamente fácil, requer um servidor de mail vulnerável, e isso é "outra dança" mais complexa.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

E possível agir judicialmente? Ou nem vale a pena? Em Portugal é investigado esse tipo de situações?

E se for um caso de "mail spoofing" também é possível descobrir a origem? Ou torna-se difícil?

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Posted

Boa tarde,

Agir judicialmente, dependendo do caso, pode ou não ir "dar a algum lado". Conheço casos em que realmente serviu de alguma coisa da mesma forma que conheço casos em que foi arquivado liminarmente, sem grande investigação e conheço casos em que o queixoso foi convidado a apresentar ele próprio as provas... É triste, mas é o país que temos!

Nos casos de "mail spoofing" também é possível descobrir bastante informação, mas obriga a mais trabalho, por exemplo será preciso além do próprio mail, pelo menos acesso a logs do servidor de envio, para se poder analisar e procurar informação até rastrear todo o processo até à maquina de origem. Impossível não é linear, a menos que a maquina de origem tenha feito "mac spoof", e se esteja a lidar com verdadeiros profissionais, com recursos quase ilimitados, e mesmo assim... Ainda existe muito para se mexer.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted
Em 10/7/2016 às 13:24, Andrepereira9 disse:

E possível agir judicialmente? Ou nem vale a pena? Em Portugal é investigado esse tipo de situações?

E se for um caso de "mail spoofing" também é possível descobrir a origem? Ou torna-se difícil?

Enviar emails identificados com contas que não nos pertencem é tão fácil que espero que os tribunais não percam tempo com o assunto (muitos programas permitem fazer isso com um simples comando).  O que será expectável nestes casos é que o servidor que recebe o email detecte que quem o enviou não tinha permissão para tal.

Agora se houve acesso indevido à conta de email de uma pessoa, o caso já é mais grave, e diria que já se poderá justificar apresentar queixa.  Mas não me admira que não se dê muita atenção a estes casos pois frequentemente se devem a falhas grosseiras dos utilizadores.

• 2 weeks later...
Posted

Em certos serviços de email é possível ver todo o conteúdo do mesmo, ex: informação dos SMTP Relays. Verificar o circuito do email. No google mail tens a opção de "Show original"

Se a origem é de um "relay" conhecido e confiável é praticamente certo que o email foi enviado da conta original, e pode ter sido acesso indevido.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted

Dar para enviar e-mails dá, tropecei nisso o mês passado e fiquei espantado com o que é possível fazer.

Em relação a problemas desses em Portugal: se há crimes em que atropelam pessoas, estão gravados em video e as pessoas ficam em liberdade..... imagina no diz que disse informático, em que a maioria dos agentes da autoridade (polícias/juízes) percebem pouco ou nada do assunto.

Em relação a descobrir a localização, não sei se concordo com o que já disseram anteriormente.  isso é um tema muito falado, o que eu sei é que nunca consegui obter nenhum IP que não fosse do servidor de emails do provedor do meu email. Creio que para teres os ips dos servidores por onde passou o teu mail para trás terias que ir aos logs dos provedores, o que a menos que tenhas ordem judicial/permissão do provedor, duvido que consigas o acesso a tal informação..

Posted
3 horas atrás, Dr_Lion disse:

Em relação a descobrir a localização, não sei se concordo com o que já disseram anteriormente.  isso é um tema muito falado, o que eu sei é que nunca consegui obter nenhum IP que não fosse do servidor de emails do provedor do meu email. Creio que para teres os ips dos servidores por onde passou o teu mail para trás terias que ir aos logs dos provedores, o que a menos que tenhas ordem judicial/permissão do provedor, duvido que consigas o acesso a tal informação..

Por norma tens o trajecto do email nos headers Received do email que chega à tua caixa de entrada.  Este trajecto costuma incluir os IPs de todos os servidores até à origem (em alguns casos até temos IP locais), a menos que o email passe por algum servidor "obscuro" pelo meio que remova estes headers.  Mas nunca vi uma mensagem de email em que não conseguisse ver o trajecto da mesma.  Basta ver o conteúdo raw do email.

Posted
1 hour ago, Dr_Lion said:

Nunca consegui ver isso, como fazes então para ver o conteúdo raw? pode ser apenas uma questão de falta de conhecimento da minha parte, já agora gostava de experimentar.

Na minha resposta: " No google mail tens a opção de "Show original" "

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted
On 06/10/2016 at 11:44 PM, apocsantos said:

É possível pelo menos em teoria, enviar e-mails fazendo-se passar por outra pessoa. A isso chama-se "mail spoofing". Apesar de simples e relativamente fácil, requer um servidor de mail vulnerável, e isso é "outra dança" mais complexa.

@apocsantos, é mais do que em teoria, já em 1996 fazia isso 😄

Em relação à questão, um bom email reader tem sempre a opção de ver o email em "raw", e como referido, os headers têm lá a informação.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Boa tarde,

@M6 eu prefiro referir-me sempre a "situações hipotéticas", para não arranjar "sarna para me coçar", se é que me entendes! 😄 Mas é facto já em 1995/1996 havia disso a garnel e com muito servidor vulnerável! 😉

Quanto a "shaddy servers" que removem headers, isso também "em teoria, existirá com abundância", fiquemos pelo "em teoria", porque apenas me refiro a situações hipotéticas! 😉

Quanto aos clientes de mail até o Pine, deixa ver em modo RAW, apesar de muito pouca gente o usar, ainda existem "teimosos" que não o dispensam! Creio que o thunderbird também mostra formato RAW e não faltam boas ferramentas para analisar dados em formato RAW e a "fazerem a papinha quase toda", com alguns clicks (pronto, aqui escuso de dizer em teoria). 😛

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

• Vote 1

Posted
35 minutos atrás, apocsantos disse:

Quanto aos clientes de mail até o Pine, deixa ver em modo RAW, apesar de muito pouca gente o usar, ainda existem "teimosos" que não o dispensam! Creio que o thunderbird também mostra formato RAW e não faltam boas ferramentas para analisar dados em formato RAW e a "fazerem a papinha quase toda", com alguns clicks (pronto, aqui escuso de dizer em teoria). 😛

Ou então o mutt. 😛 Gosto muito desse.

Posted

Pine... Ahhh... A doce nostalgia de usar um mail reader em terminais VT... 😄

Curiosamente, acho que ainda hoje o acho superior ao Outlook, mas isso é outra história!...

• Vote 1
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."