Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas! Queria antes de mais fazer uma breve apresentação. Chamo-me Paulo tenho 20 anos, Lisboa, actualmente estudo direito. Informática sempre foi uma paixão e recentemente decidi aprender a programar a sério. Comecei com HTML > CSS > JS e o problema é que está a ficar cada vez mais difícil e estou um pouco desmotivado ("The Dip"). Queria começar a trabalhar num site a sério, um projecto que me motivasse mas não me vem nada a cabeça com real utilidade. O que também me desmotiva é o mercado de trabalho. Tenho de ter experiência para ter trabalho e tenho de ter trabalho para ter experiência! Sendo um autodidata acabo por não ter muito para mostrar na hora de enviar o currículo para onde quer que seja. Na verdade procuro conselhos, palavras amigas e motivação por parte de pessoas com mais experiência na área que me possam dizer se realmente vale a pena continuar. Obrigado a todos e bom coding! 

Posted (edited)

"Joguito" e "ganhar algum dinheiro" na mesma frase.. um jogo que gere rendimento não é um "joguito", dá um trabalho enorme!

Se queres mudar para a área da informática, e sem formação superior, tens que te mentalizar que precisas de ter algo para mostrar:

• Precisas que o teu currículo não seja logo posto de lado, e normalmente é através de um portfolio de aplicações que criaste. Sendo web, podes consegui-lo colocando as páginas disponíveis, open-source é um bónus.
  • Precisas de garantir que não és eliminado durante a entrevista, e podes ter a certeza que te vão fazer algumas perguntas mais teóricas e usar termos específicos a que um auto-didacta pode não ter sido exposto. O "Cracking the coding interview" pode ser uma boa aposta no teu caso.
Edited by Warrior
  • Vote 2
Posted

No caso da informática podes obter experiência por ti próprio, faz um jogo online como estás a pensar, ou um jogo para telemóvel.

Com html, css e js podes fazer jogos para smartphones e tablets - através do cordova, por exemplo.

Para a motivação que precisas podes colocar anúncios nos jogos e ganhar assim algum dinheiro, não dá muito, mas é melhor que nada.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Posted

Obrigado a todos os que responderam. O meu real objetivo não é fazer dinheiro ou uma carreira professional em programação mas sim um hobby que levo a serio. Mais do que ganhar dinheiro quero criar, saber que posso utilizar este conhecimento para criar coisas uteis para mim e para os outros. Uma APP pode ser uma exelente ideia, obrigado Bruno. Talvez tambem possa participar em alguns projetos Open Source online.

• 2 weeks later...
Posted

Eu "vomito" ideias todos os dias, não tenho tempo para implementar. Queres escolher alguma área em especial? Tenho ideias para projetos simples, até alguns que requerem mais investigação e conhecimentos técnicos (poderiam dar bons projetos de mestrado ou do género). Toma uma grátis:

Construir um site de intervenção social onde seja avaliada a pegada ecológica de produtos de consumo quotidianos.
    1. O objectivo é fomentar o consumo local, retirando alguma dependência dos meios de transporte e combustíveis fosseis. Comprar local ajuda também a economia local. Patriotismo saudável...
    2. A avaliação para cada produto poderia ser atribuído estatisticamente pela própria cotação dos utilizadores da rede social.
    3. Investigar e criar métodos de avaliação justos, visto que apesar da atribuição do valor ser democrática, esta mesma poderia ser distorcida por campanhas publicitárias das marcas, ou acção directa das mesmas no processo de votação!!

• Vote 1

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted

Vais arranjar motivação com um projecto de outra pessoa? Tem que partir de ti, algo que sentes curiosidade ou que sentes falta. Ideias não faltam, mas valem zero se não sentires uma ligação emocional.

Por exemplo, ainda esta quarta-feira cheguei a pensar num video-porteiro que me fizesse uma video-chamada skype para o telemóvel quando alguém toca à porta. Na terça fiz download dos dados do wiktionary para obter dicionários de traduções, porque achei que seria engraçado construir uma árvore só a partir dos dados que relacionasse a etimologia das linguagens (i.e., se palavras com o mesmo significado têm grafia semelhante), para perceber de que modo se relaciona com a história.

São projectos para ti? Provavelmente não, eram para mim. Tens que partir de algo que achas curioso e que te interessa, as dificuldades técnicas resolvem-se depois, mas só terás persistência com alguma ligação emocional.

• Vote 1
Posted

<MomentoSábio>

Há coisas na vida que simplesmente têm de ser feitas e onde o grau de motivação é totalmente ignorado.

</MomentoSábio>

Já leste o "The Dip" do Seth Godin? Talvez te ajude.

O teu problema não é falta de motivação, é falta de concretização.
Passo a explicar: tu ficas motivado porque concretizas coisas, porque consegues atingir objetivos.
Acontece que muitas vezes na vida as dificuldades aparecem e ficamos então desmotivados (porque não conseguimos concretizar o que temos em mente).
Nessa alturas a persistência, ou a desistência, entram em funcionamento (invariavelmente uma das duas).

A meu ver, o teu problema é que começaste a encontrar problemas com uma complexidade acima daquilo que é, atualmente, a tua capacidade de compreensão e/ou resolução. A solução não passa por encontrar um projeto qualquer pois, algures no tempo, vais voltar a bater nessa barreira.
A solução passa por teres um plano de aprendizagem que te permita crescer e ultrapassar essas barreiras.
Dessa forma vais conseguir concretizar e a tua motivação vai continuar a existir (a menos que decidas desistir).

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted (edited)

sim, os projetos auto-iniciados costumam ser os mais interessantes mas as ideias não surgem a partir do nada.

É preciso pesquisar e estudar coisas que já existem e também tentar perceber as necessidades à nossa volta.

Há uns grupos no reddit onde aparecem uns requests de vez em quando se quiseres ajudar alguém: /r/RequestABot/, /r/programmingrequests/, /r/software

Existem também algumas listas de ideias para projetos:

http://rosettacode.org/

https://github.com/joereynolds/what-to-code

https://github.com/karan/Projects

e também há muitos projetos já existentes no github a precisar de contribuições

Edited by sketxz
Posted
7 hours ago, Warrior said:

Por exemplo, ainda esta quarta-feira cheguei a pensar num video-porteiro que me fizesse uma video-chamada skype para o telemóvel quando alguém toca à porta.

1 hour ago, bruno1234 said:

Isto é uma grande ideia, eu comprava um produto como este 🙂

idem

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted
7 hours ago, Warrior said:

Por exemplo, ainda esta quarta-feira cheguei a pensar num video-porteiro que me fizesse uma video-chamada skype para o telemóvel quando alguém toca à porta.

Excelente ideia. Já pensaste em meter em prática? É que estou a precisar de algo do genero.

Posted

A melhor maneira para ganhar uma ideia é pensar num problema que tens no dia-a-dia ou algo que devia existir para ti mas não existe, geralmente é assim que maior parte dos projetos nascem.