Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá!

Estou a fazer um trabalho em linguagem C que permita fazer uma calculadora. 
Ou seja, supondo que eu faço 1+3+5, ela tem de devolver o resultado, que é 9.
Mas não tenho ideia de como identificar o que são números e o que são operadores.
E mais, não sei como distinguir os números e os algarismos. Por exemplo, se eu fizer 100+100+100, não sei como identificar cada parcela como um único número.
Tenho de fazer no mínimo para 3 operandos. 

Algum me pode dar uma ajuda, por favor?
Desde já obrigado.

Cumps.

Posted

eu estou a tentar não dar a minha solucao favorita porque desconfio que não ias pescar nada do que ia dizer. No entanto, seria de esperar que já tivesses conhecimentos de como ler uma string. O que disse foi usar a função sscanf para facilmente leres os números e/ou os operadores

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Eu acho que a documentação do scanf é bastante má, especialmente para iniciantes. Eu próprio achei aquilo incompreensível até já dominar um pouco a linguagem e a própria função.

Tens aqui alguns exemplos de um uso mais avançado do scanf (não perdi muito tempo a procurar, pode haver melhor tutoriais na net). Se conseguires compreender o seu uso, ficas mais perto de conseguires ler e compreender a documentação do scanf.

Basicamente tu podes usar o scanf para ler múltiplos valores de uma só linha, limitando mesmo os caracteres que podes ler ou não. O valor que o scanf te retorna é exactamente o número de parâmetros correctamente lidos, a partir do qual podes decidir se a linha foi correctamente lida ou não.

Outra dica, o scanf lê-te os parametros a partir do stdin (consola), ao passo que o sscanf faz o mesmo de uma string que tu lhe passes como argumento. Isto pode ser importante na organização do teu código.