Carlos Batista Posted September 29, 2016 at 10:10 PM Report #599241 Posted September 29, 2016 at 10:10 PM Boas, precisava de ajuda e alguns conselhos sobre um projecto que quero realizar e penso não haver melhor sitio que este para resolver isso 😛 O projecto que quero realizar é o seguinte: controlar um motor eléctrico trifásico através de GSM, apenas com os comandos ON-OFF e também temporizador. Mas como também não tenho muita experiência na área gostava que me ajudassem principalmente na escolha do material mais indicado para o que quero fazer, pensei em duas maneiras de fazer a ligação: Arduino - Pensei em usar um Arduino com um shield GSM e relés de 220v ligados a um contactor para controlar o motor Autómato - Também pensei usar um módulo GSM que pudesse estar ligado a um autómato dando a este o sinal pretendido para ligar e desligar o motor, como não tenho muitos conhecimentos em programação arduino esta opção pareceu-me a mais fácil. Como já referi tenho poucos conhecimentos de programação e penso que o uso de um autómato é mais simples do que a programação arduino mas por outro lado tenho vontade de usar a arduino porque acho que é uma ferramenta que me dá talvez mais liberdade de fazer ou complementar o projecto. Posto isto gostava que me pudessem ajudar a escolher o melhor método para este projecto não tendo que ser estes dois que referi e também quais são as suas vantagens e desvantagens. Obrigado 🙂
apocsantos Posted September 30, 2016 at 08:30 AM Report #599245 Posted September 30, 2016 at 08:30 AM Bom dia, Quanto ao autómato, creio que o maior "contra" será mesmo o custo dele. Quanto a vantagens, além da simplicidade, é algo "grau industrial". Quanto ao arduino a programação não é complicada, é C++ e é relativamente acessível, para projectos simples. Circuitos GSM para arduino existem bastantes e bastante simples de usar, maior parte comunica por UART, o que torna a programação ainda mais fácil. Nada como começar a experimentar com o arduino, para ver do que ele é capaz! Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
bubulindo Posted November 8, 2016 at 09:33 AM Report #600249 Posted November 8, 2016 at 09:33 AM O autómato é muito vago... Podes arranjar autómatos baratuchos com o software de programação incluído (na zona dos 100 a 200 euro), como podes estar a olhar a autómatos que custam para lá dos 10.000 euro sem software incluído e que necessitam de racks e fontes de alimentação próprias. Claro que para ligar um motor, não precisas disso. A via do Autómato para usar GSM também não é fácil. Sinceramente, nunca vi (em virtude da localização do meu trabalho onde não existem redes móveis) na indústria um autómato ligado a um receptor GSM... já vi ligarem um módulo GSM a um autómato, mas tiveram de meter o que agora é chamado de Arduino pelo meio para converter protocolos. Sendo assim, se apenas pretendes ligar um motor, creio que o Autómato não será a melhor ideia. Dito isto, começar com um arduino e GSM é bastante mais fácil devido às bibliotecas e hardware já preparado. Terás depois de arranjar relés que usem 5V para actuar contactores que liguem o motor. Eventualmente dependendo do tamanho do motor, quererás implementar um comutador estrela-triangulo com o Arduino. Outra coisa a teres em conta, que assumo saberes, é que o motor tem de ter um botão de paragem de emergência... algo como um contacto em série com a alimentação do contactor para garantir que se precisares podes pará-lo em segurança. Se quiseres fazer algo mais complexo, terias de ver um conversor de frequência para o motor (mais uma vez depende do tamanho), e certamente que arranjarias maneira de o controlar também com um Arduino. Possivelmente, isto daria mais trabalho... mas não é impossível. include <ai se te avio> Mãe () { }
Recommended Posts