Carlos Batista Posted September 29, 2016 at 10:10 PM Report #599241 Posted September 29, 2016 at 10:10 PM Boas, precisava de ajuda e alguns conselhos sobre um projecto que quero realizar e penso não haver melhor sitio que este para resolver isso 😛 O projecto que quero realizar é o seguinte: controlar um motor eléctrico trifásico através de GSM, apenas com os comandos ON-OFF e também temporizador. Mas como também não tenho muita experiência na área gostava que me ajudassem principalmente na escolha do material mais indicado para o que quero fazer, pensei em duas maneiras de fazer a ligação: Arduino - Pensei em usar um Arduino com um shield GSM e relés de 220v ligados a um contactor para controlar o motor Autómato - Também pensei usar um módulo GSM que pudesse estar ligado a um autómato dando a este o sinal pretendido para ligar e desligar o motor, como não tenho muitos conhecimentos em programação arduino esta opção pareceu-me a mais fácil. Como já referi tenho poucos conhecimentos de programação e penso que o uso de um autómato é mais simples do que a programação arduino mas por outro lado tenho vontade de usar a arduino porque acho que é uma ferramenta que me dá talvez mais liberdade de fazer ou complementar o projecto. Posto isto gostava que me pudessem ajudar a escolher o melhor método para este projecto não tendo que ser estes dois que referi e também quais são as suas vantagens e desvantagens. Obrigado 🙂