Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Fora do IPython os acentos funcionam normalmente? Digo {} e ()?

Você está usando Linux ou Windows?

Eu tive problemas no Linux usando LANG=C

Se for Linux, tenta:

# locale -a
C
C.UTF-8
POSIX
pt_PT.utf8

Deve aparecer pt_PT.utf8.

export LANG=pt_PT.utf8
ipython

Comigo resolveu o problema.

Se você não instalou pt_PT.utf8, instale com:

locale-gen pt_PT.utf8
Edited by Nilo Menezes
Posted (edited)

Obrigado pela resposta. Estou a usar Windows e o problema com as chavetas e parênteses e tudo o que tenha que introduzir usando a tecla AltGr só ocorrem no IPython. Já se abrir

ipython qtconsole

ou

jupyter qtconsole

deixo de ter esse problema. No entanto, isso não é muito conveniente, porque se usar por exemplo

ipython --pylab

continuo com o problema, e é nesse ambiente que queria trabalhar.

Vou tentar ver se há algo equivalente às recomendações para Windows.

Edited by António Oliveira
Posted (edited)

Reparei que há um problema com o uso do IPython no Windows. Vou tentar deixar aqui o resumo do que me aconteceu. Fiz um pequeno programa para zipar ficheiros que envolvia invocar a seguinte função:

def zip_to(paths, zippath):
  files = ' '.join(paths)
  files = ' ' + files
  cmd = '7z a ' + zippath + files
  (status, output) = subprocess.getstatusoutput(cmd)

Se eu invocar o interpretador python directamente na linha de comandos do Windows, não há problema mas se eu correr o programa a partir do Git Bash ou do IPython, fazendo %run .... o status dá 1 porque algures os paths para os ficheiros são passados sem as barras (\). Reparei que se correr dentro do IPthon, por sua vez iniciado a partir do Git Bash, também funciona.

Perdi imenso tempo com isto. Fica o aviso.

Posted

Quanto às teclas, testei hoje no Windows pelo cmd e pelo gitbash. Em ambos os casos funcionou direitinho. Verifique se a língua está configurada corretamente nas configurações regionais.

Quanto ao script que você passou, eu recomendo passar o nome dos arquivos dentro de uma lista, pois concatenando strings você terá problema com nomes e paths que contenham espaços em branco!

Ficaria algo como:

import subprocess

def zip_to(paths, zippath):
    try:
        output = subprocess.check_output([r"c:\Program Files\7-Zip\7z.exe", "a", zippath, *paths])
    except subprocess.CalledProcessError as cpe:
        print("Erro: {}".format(cpe.errorcode))
        raise
    return output

zip_to(['site', 'omegat'], 'test.7z')

Veja que no caso, meu 7z fica dentro de Program Files e que utilizei r antes das aspas para que as \ não sejam convertidas.

getstatusoutput está como função antiga na documentação, troquei por uma mais nova check_output.

Posted (edited)

Obrigado pela resposta. Eu ainda estou no começo e a questão do tratamento de excepções não é ainda uma prioridade. Isso era um exercício e certifiquei-me de meter o 7z na path para evitar problemas. O tutorial que eu estava a seguir até referia  uso do módulo  commands em vez de subprocess.

Posted
Em 03/10/2016 às 14:25, Nilo Menezes disse:

Quanto às teclas, testei hoje no Windows pelo cmd e pelo gitbash. Em ambos os casos funcionou direitinho. Verifique se a língua está configurada corretamente nas configurações regionais.

Não sei exactamente a que se refere. O problema só me ocorre se iniciar o ipython no gitbash (sem abrir nova consola qt). Não tenho esse problema sequer quando uso o git bash para outras coisas. Só com o ipython no git bash. Desculpe estar a ser repetitivo. Tenho também um problema nas ferramentas de programador do Chrome em que quando tento escrever o acento circunflexo, abre a janela para a configuração dessas ferramentas.