Jump to content

Que plataforma escolher para elaboração de uma página?

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

tenho uma dúvida e precisava da vossa ajuda..

Já fiz algumas páginas mas fazia mesmo tudo a mão (isto é, o html e a ligação a base de dados em php e depois utilizava o  xamp para elaborar a base de dados e testar em localhost.

Agora tenho de fazer uma mas aí a minha duvida, devo fazer tudo a mão ou utilizar uma plataforma como wordpress...

E já agora o wordpress traz base de dados ou tenho de instalar o xampp e criar a ligação manualmente???

aguardo a vossa ajuda.

Cumprimentos.

Posted

Eu recomendo para a maioria dos casos o Wordpress.

Tem base de dados (mysql), backoffice, actualizações (muitas delas de segurança), imensos temas (preparados para diferentes devices), imensos plugins, etc, etc

Posted

Olá Jpaulino ok obrigado pela resposta!!

vou investigar o wordpress...

mas tenho uma dúvida que é capaz de me esclarecer. Para teste e executar sem alojar a pagina devo instalar o wordpress dentro do xampp para correr em localhost.

Agora a minha dúvida: a base de dados assi crio-a no xampp e faço as ligações em php (em código) ou utilizo o mysql que traz o wordpress??

Posted
10 horas atrás, mcosta78 disse:

Agora tenho de fazer uma mas aí a minha duvida, devo fazer tudo a mão ou utilizar uma plataforma como wordpress...

Depende do que pretendes, uma "página" não costuma necessitar de uma base de dados, se quiseres uma plataforma para gestão de conteúdos, o Wordpress é uma opção existem inúmeros CMS que podes usar, vai um pouco da preferência de cada um.

9 horas atrás, mcosta78 disse:

mas tenho uma dúvida que é capaz de me esclarecer. Para teste e executar sem alojar a pagina devo instalar o wordpress dentro do xampp para correr em localhost.

Agora a minha dúvida: a base de dados assi crio-a no xampp e faço as ligações em php (em código) ou utilizo o mysql que traz o wordpress??

Isso está um bocado confuso :), o Wordpress não tem o MySQL (nem faz muito sentido), precisas sempre de instalar o servidor de bases de dados (MySQL), o servidor WEB (Apache Webserver) e o runtime de PHP em que o Wordpress é desenvolvido. O XAMPP traz isso tudo preparado para instalação simples, para facilitar o desenvolvimento de software, mas tens de ter todo o ambiente preparado para instalares o Wordpress (ou qualquer outro CMS baseado em PHP), e vais colocar os ficheiros na pasta htdocs (ou www, já não sei o que é que XAMPP usa). Vê o site do Wordpress porque tens lá instruções de instalação e o CMS tem um instalador (uma página própria que usas na primeira vez) que irá verificar se tens os requisitos todos, criar a base de dados no teu servidor MySQL e registar todas as configurações.

• 1 month later...
Posted

Tens, basicamente, três grandes referências open  source:

1.  Joomla!
  2. Wordpress
  3. Drupal

(há mais, mas estas dominam)

Ficas bem servido com qualquer um deles, testa-os para veres qual gostas mais.

Pessoalmente, e depois de alguns anos de uso, esta é a minha opinião:

• Wordpress, a melhor escolha para quem não tem qualquer conhecimento técnico ou não se quer chatear com componentes técnicas.
  • Joomla!, logo a seguir no que toca a não ter chatices técnicas (deu um enorme pulo neste ponto nos último anos).
  • Drupa, talvez o que tem a melhor framework técnica, e, consequentemente, o melhor para expandir com desenvolvimento próprio. Requer conhecimentos técnicos para manter e é o que tem a filosofia funcional menos intuitiva (embora tenha melhorado nos últimos anos).

Ao nível da maturidade, segurança, encontrar ajuda/informação, templates, plugins, etc. estão todos bastante equilibrados.

Como te disse: experimenta-os e vê qual o que te serve melhor.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

O que é uma página?

Uma simples landing page? Faz HTML + CSS + javascript direto!

Um blog? WordPress, provavelmente

Uma loja online? Prestashop, talvez... ou Magento, quem sabe... ou HikaShop? (componente para Joomla)... ou... ou... ou...

Uma solução vertical? Joomla ou Drupal se existir componente que lhe sirva... ou outro especializado...

Ou talvez programar de raiz, se as especifidades assim o exigirem...