jonhhy Posted September 23, 2016 at 12:03 PM Report #599101 Posted September 23, 2016 at 12:03 PM Olá comprei um computador novo MSI e como vinha sem SO instalei o Windows 10 e agora está a fazer a instalação dos drivers (instalei-o no disco SSD). Gostava de saber enquanto programadores o que me recomendam, do que me é passado, do que tenho visto e do que vivi até agora,P1 entre as opções dual-boot e máquina virtual , qual me indicam (é um sistema para utilizar como user habitual para programar em c e outros afins, estou mais inclinado para dual boot, mas aceito sugestões e outras ideias, possivelmente não conheço). Isto é eu tinha um sistema dual boot no antigo pc de Win7 com Ubuntu. A nível de suporte, por um lado o que tenho mais suporte na minha faculdade é Ubuntu (mesmos nos computadores internos). Mas como já tenho esse sistema gostava de experimentar um outro, mas que fosse identico a nível de comandos ou funcionalidades para não ficar enrrascado em algum trabalho. Por exemplo no DCC-FCUP utilizam (avam) o Fedora, acho que gostava de experimentar o debian ou o Mint,P2: qual recomendam em termos de programadores deste 4, ou mais sugestões além e o sistema. Estou indeciso como fazer o bootable e depois onde deva instalar, o disco tem: 1 disco SSD <- 256GB (238..) 1 disco HD <- 1000GB (925..) Logo a partir deste artigo: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/10/cinco-dicas-para-cuidar-do-seu-ssd-e-aumentar-a-vida-util-do-software.html Como não tenho a certeza e como o Linux é rápido e as operaçoes que lá se fazem são normalmente de não muita performance, o que notei mais no meu antigo pc foi : no uso do android Studio ele travava um pouco (e já tinham uns tempos, logo senti um pouco de necessidade , pois além do mais não tinha bateria (não completamente viciada) .. (e elas são caras investir numa nova e achei que era a altura) .. O transformador é daqueles tipo mac e ocupava muito espaço , solta-se facilmente etcP3: Onde devo guardar o sistema operativo: junto com o windows (partiçoes diferentes , disco diferentes no caso da maquina virtual ffica como mesma partição) São 3 as perguntas, para efeitos de organização, agradeço desde já a disponibilidade e ajuda 👍
M6 Posted September 23, 2016 at 02:33 PM Report #599102 Posted September 23, 2016 at 02:33 PM Tenho um bocadinho de tudo, mas pessoalmente prefiro dual-boot quando tenho sistemas que convivam num mesmo hardware. Tenho uma máquina assim, com um SSD de 500GB para cada sistema, assunto arrumado 😄 Quanto à distro, isso vai muito daquilo que é o teu gosto e as tuas necessidades. Já usei de quase tudo, mas nos últimos anos sou "fiel" ao Kubuntu. Ficares numa distro com base Debian costuma ser uma ajuda quando acontecem alguns problemas. De resto, é como disse, vai muito do teu gosto, uma vez que as ferramentas acabam, grosso modo, por estar todas disponíveis qualquer que seja a distro que escolhas. Se tiveres hipótese, usa os sistemas em discos físicos diferentes, é sempre uma ajuda caso tenhas problemas de disco ou tenhas necessidade de fazer certos tipos de intervenções. 2 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Flinger Posted September 26, 2016 at 08:11 AM Report #599122 Posted September 26, 2016 at 08:11 AM (edited) Aconselho sempre Máquina virtual, com o host em windows e o linux virtualizado. Nesse esquema corre muito bem, e com o ubunto não há stresses nenhuns, e consegues tirar partido dos 2 SO's em simultâneo. Se precisares usar alguma coisa do outro não precisas andar a fazer reboot a torto e a direito. Quanto à distro linux a usar, normalmente aconselho ubuntu. Se não gostares da interface gráfica (eu também não vou muito à bola com o Unity) tens outros como o Kubuntu, lubuntu, ou o ubunto Mate (este último tem uma UI bastante castiça). O Mint é baseado em Ubuntu, com o cinamon. Pessoalmente não vi razões para o escolher em detrimento do ubunto, mas cada pessoa tem o seu gosto pessoal. Fedora é uma release que podes instalar completa sem acesso à internet. O DVD de instalação já trás quase tudo. Fora isso, acho-o mais pesado de usar. Debian tem uma grande comunidade, mas também não vejo grandes vantagens em relação ao ubuntu. Mas se escolheres usar máquina virtual, podes facilmente experimentar várias distros e chegares às tuas próprias conclusões, é outra vantagem das VM's. PS: Tens aqui um link para a wiki do Arch Linux, onde eles comparam o arch às outras releases. Parece-me que tem alguns pontos bem concisos, que te podem ajudar. Mas lembra-te que é escrito do ponto de vista do arch, logo chegam sempre a sardinha à própria brasa 😄. De qualquer forma não te aconselharia esta distro, porque, como eles próprios admitem, não é a mais indicada para iniciantes 😄 Edited September 26, 2016 at 08:25 AM by Flinger Acrescentado link 2 Report
jonhhy Posted October 9, 2016 at 03:57 PM Author Report #599479 Posted October 9, 2016 at 03:57 PM (edited) Em 9/23/2016 às 15:33, M6 disse: Tenho um bocadinho de tudo, mas pessoalmente prefiro dual-boot quando tenho sistemas que convivam num mesmo hardware. Tenho uma máquina assim, com um SSD de 500GB para cada sistema, assunto arrumado 😄 Quanto à distro, isso vai muito daquilo que é o teu gosto e as tuas necessidades. Já usei de quase tudo, mas nos últimos anos sou "fiel" ao Kubuntu. Ficares numa distro com base Debian costuma ser uma ajuda quando acontecem alguns problemas. De resto, é como disse, vai muito do teu gosto, uma vez que as ferramentas acabam, grosso modo, por estar todas disponíveis qualquer que seja a distro que escolhas. Se tiveres hipótese, usa os sistemas em discos físicos diferentes, é sempre uma ajuda caso tenhas problemas de disco ou tenhas necessidade de fazer certos tipos de intervenções. Se tens dois discos (1 para cada sistema não é dual boot). Como fazes para iniciar, tens de optar por um disco, ou aparece-te a escolha de dois sistemas no Grub ou algo similar!?! Fiz uma coisa parecida mas não resultou.. ( não tenho acesso a net para baixar as drivers . não deixou instalar a parte por linha de comandos, e devido a nvidia gráfica e tive ir a uma pasta etc alterar uns ficheiros e ) e ir a command line no inicio para fzer o boot) Edited October 9, 2016 at 04:10 PM by jonhhy adicionar informações acessórias auxiliares
jonhhy Posted October 9, 2016 at 04:05 PM Author Report #599480 Posted October 9, 2016 at 04:05 PM Em 9/26/2016 às 09:11, Flinger disse: Aconselho sempre Máquina virtual, com o host em windows e o linux virtualizado. Nesse esquema corre muito bem, e com o ubunto não há stresses nenhuns, e consegues tirar partido dos 2 SO's em simultâneo. Se precisares usar alguma coisa do outro não precisas andar a fazer reboot a torto e a direito. Quanto à distro linux a usar, normalmente aconselho ubuntu. Se não gostares da interface gráfica (eu também não vou muito à bola com o Unity) tens outros como o Kubuntu, lubuntu, ou o ubunto Mate (este último tem uma UI bastante castiça). O Mint é baseado em Ubuntu, com o cinamon. Pessoalmente não vi razões para o escolher em detrimento do ubunto, mas cada pessoa tem o seu gosto pessoal. Fedora é uma release que podes instalar completa sem acesso à internet. O DVD de instalação já trás quase tudo. Fora isso, acho-o mais pesado de usar. Debian tem uma grande comunidade, mas também não vejo grandes vantagens em relação ao ubuntu. Mas se escolheres usar máquina virtual, podes facilmente experimentar várias distros e chegares às tuas próprias conclusões, é outra vantagem das VM's. PS: Tens aqui um link para a wiki do Arch Linux, onde eles comparam o arch às outras releases. Parece-me que tem alguns pontos bem concisos, que te podem ajudar. Mas lembra-te que é escrito do ponto de vista do arch, logo chegam sempre a sardinha à própria brasa 😄. De qualquer forma não te aconselharia esta distro, porque, como eles próprios admitem, não é a mais indicada para iniciantes 😄 Sim acho que vou fazer isso, pelo que vi é o mais simples de tudo e (até da para meter uma maquina virtual dentro de outra :O) , hum tenho dúvidas mas é só experimentar . é mais descomplicado a nível de aplicações os recursos não estão toltalmente disponíveis penso que será mais usável para situações não muito recurrentes/ocasionais. Queria ver se instala no WIndows e depois o programa e o espaço para o SO Linux guardava tudo no HDD, qdo tiver notícias envio Thanks 👍
bubulindo Posted November 21, 2016 at 08:53 AM Report #600732 Posted November 21, 2016 at 08:53 AM On 09/10/2016 at 4:57 PM, jonhhy said: Se tens dois discos (1 para cada sistema não é dual boot). Como fazes para iniciar, tens de optar por um disco, ou aparece-te a escolha de dois sistemas no Grub ou algo similar!?! Desculpa, mas o que é que o número de discos tem a ver com o conceito de dual boot?? Multi-booting is the act of installing multiple operating systems on a computer, and being able to choose which one to boot. The term dual-booting refers to the common configuration of specifically two operating systems. Multi-booting may require a custom boot loader. Nota que podes fazer as coisas de duas formas e o número ou localização dos discos não tem nada a ver se é dual boot ou não. Tens um computador com dois discos, instalas windows num e depois instalas linux noutro e configuras o grub para fazer dual boot. O computador está efectivamente em dual boot. Quando inicia podes escolher qual é o sistema operativo que queres iniciar. Onde o SO está localizado não importa para a definição. Outra opção, na qual tenho experiência, é instalares o windows num disco. Retiras esse disco e instalas linux num disco a parte. Depois colocas ambos no computador e quando o computador inicia, escolhes qual o dispositivo que queres arrancar na BIOS. Neste caso segundo a definição em cima estás em dualboot apesar de não teres um bootloader que te permita escolher qual SO usar. Escolhes apenas o hardware que pretendes arrancar. include <ai se te avio> Mãe () { }
Recommended Posts