Jump to content

Recommended Posts

Posted

Não sei se é bem aqui que se coloca esta questão, mas aqui fica.

Estou com umas dúvidas a nível de funcionamento de e-mails, servidor dos mesmos, domínios e afins.

Tenho uma conta num webhost, e por vezes o serviço de e-mails falha! A questão é, uma das vezes pelo thunderbird conseguia enviar e receber os emails, mas pela web não conseguia entrar no mail. Metia o usar e a pass para fazer o login e a página dava timeout.

Gostava de compreender melhor como funciona esta comunicação. E se teria alguma vantagem em ter por exemplo o servidor de e-mail numa máquina local minha, e usar apenas o domínio do webhost, se desta forma teria o email com 100% de uptime. Ou se ter o servidor na minha máquina, ou remoto no serviço deles é indifrente, visto que quando funcionar na minha máquina local também funciona num cliente de email (thunderbird) e se não funcionar num cliente destes, também não funciona numa máquina local minha?

Posted

Boa noite,

Isso é tudo menos simples de fazer e não sei se terás assim tantas vantagens em correr o teu próprio servidor de mail na rede local, isto partindo do principio que queres enviar e receber mails e não tens um endereço de ip fixo e uma ligação com um uptime que valha a pena.

Quanto as causas dessas falhas, o fornecedor do serviço deverá dar respostas, sobre o motivo logo pergunta!

Quanto a ler, bem, começa por entender os protocolos SMTP, POP e IMAP. Depois os conceitos de MTA (Mail Transfer Agent), e por aí em diante.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Indo por partes:

Sim a ideia é receber e enviar emails;

Já perguntei, já estou farto de os chatear, estas últimas duas semanas o serviço esteve em baixo 3 ou 4vezes que precisei de usar, a resposta deles é que foram detetados problemas, os técnicos estão a resolver, e pedem desculpa blablabla. É claro que a solução mais rápida/fácil que vejo é trocar de mail provider! Mas nada me garante que outro mail provider não tenha os mesmos problemas.

Quanto ás condições que falas, sim disponho de ip fixo, 100% de uptime, até servidor local tenho, a questão de ficar alojado fora foi na altura por uma questão de simplicidade (que como já vimos se paga caro).

Os protocolos em si em sei mais ou menos, já estou um pouco esquecido devido aos anos, mas a questão MTA vou aprofundar pois essa é talvez a essencial, e é a que não tenho conhecimento do seu funcionamento.

No entanto creio que é mesmo esse o cerne da questão, quando eu referi em ter o servidor local, era a interface, e o hosting dos emails localmente. Fazendo uma espécie de par com o webhosting, eu posso ter um site local, e tenho que obter na mesma um domínio para quem quiser aceder ao mesmo site, bastar digital aquele domínio no browser. No email seria algo do estilo, eu comprar apenas o domínio ao provider, mas depois armazenar os mails do meu lado localmente, com a interface de acesso aos mesmos local, em vez de estar dependente dos servidores do provider. Isto é possível? E é assim tão difícil? Era isto que falavas no post anterior? Ou estavas-te a referir a eu ter mesmo tudo do meu lado (local) domínios e tudo?

Vou então ler sobre MTA.

Posted

Bom dia,

Sim é possível de ter, apesar de na pratica ser sempre conveniente ter um e-mail esterno, por questões de replicação de dns, podes correr localmente o teu próprio servidor de e-mail criar regras de distribuição, etc... etc... etc...

Fácil de configurar, depende da pratica que se tem, mas não é "algo do outro mundo". Tens software open-source para GNU/Linux que o faz de forma "maravilhosa". Para windows server, creio que tenhas licença do Exchange (caso tenhas um SBS Server) e aí, é uma questão de o aproveitares, e usares.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted (edited)

Já estive a ler, confesso que  a prática em configurações de e-mail não é nenhuma. Apenas clientes smtp/pop3/imap.

Vou pensar sobre o assunto, já agora uma dúvida que me surgiu, para ter o servidor local com os emails guardados no meu servidor, teria que ter também um MTA, ou apenas preciso de um acesso direto a um MTA e o que eu estou a referir-me nesta situação que gostava de ter é um MUA? Porque segundo li, apenas algumas empresas grandes conseguem esses acessos aos MTA, sendo que o cliente particular/pequena empresa não tem muita sorte em ser aceite..

Para já acho que me vou ficar pelo cliente de email enquanto penso sobre o assunto, pois ultimamente tem sido isso que tem falhado da parte deles (o cliente web online) que consigo mitigar com um cliente local tipo thunderbird. Pois pelo que percebi no caso de um MTA falhar pelo meio (a seguir ao meu), de pouco me vale ter um..

Edited by Dr_Lion
Posted

Configurar e manter um servidor de email como deve ser não é fácil...  A probabilidade de os emails que envias irem parar ao Spam é grande.  Adicionalmente, controlares o Spam que recebes também é um desafio contínuo.

Tens empresas com reputação bem conhecida que disponibilizam serviço de email com o teu domínio, como a Google, Microsoft, Rackspace, Amazon, etc.  O problema destes serviços é que têm um custo por utilizador, o que faz com que o preço para vários utilizadores suba rapidamente.  Uma alternativa são serviços de alojamento web, que incluem serviço de email.  Aqui já não conheço opções do nível das empresas que indiquei antes, mas por exemplo a OVH deve-te permitir obter um nível de disponibilidade próximo dos 100%.

Posted

Se queres alguma fiabilidade então um serviço de e-mail dedicado é a tua única opção. As empresas que o Rui indicou são possivelmente as mais baratas, mas estamos sempre a falar de um serviço empresarial, vocacionado para empresas e a custos bem mais elevados do que um e-mail em alojamento partilhado/web. Manter um servidor local, ignorando a vertente técnica, vai exigir um esforço constante para que o e-mail seja entregue.

Na empresa onde trabalho optei por contratar serviço de alojamento à PT Telecom e mesmo assim temos problemas com filtros de SPAM (correio legítimo bloqueado, mensagens descartadas por filtros mal configurados, etc), vários problemas com as whitelist (servidores que só recebem e-mail que os utilizadores adicionarem os nossos endereços como permitidos, rejeitam o resto). Não tenho de gerir tudo isto e mesmo assim passo bastante tempo em contacto com o suporte só para resolver estes problemas... a meio da semana passada os servidores Outlook.com deixaram de aceitar e-mail com origem nos servidores da PT, foram várias horas em que os e-mails simplesmente "desapareciam" no caminho, não sei como resolveria um problema dessas se tivesse o meu pequeno servidor em casa 🙂.

Atenção que em serviços como os do OVH, por serem tão baratos e com pouco controlo, são bastante abusados e corres o risco de ficar na mesma gama de IP de um SPAMMER e ficares bloqueado até a reputação dessa gama voltar a zero e o problema ser resolvido. Eles têm também alojamento de e-mail dedicado, que tem preços mais elevados.

Posted

Aparentemente os problemas de disponibilidade dos emails estão resolvidos, mas agora estou com outro problema.

Exatamente o problema que tu referes knitter! 

Estou a dar em doido e a falar com o suporte há horas, mas parece-me que percebem menos disto do que eu!

Acedendo ao email pelo website deles, consigo enviar para todos os mail providers, gmail, o de origem, etc... Mas se enviar de uma página que tenho, com o módulo SMTP de nodeJS, apenas os emails pertencentes ao webhost que estou a usar recebem o email, tenho vários domínios no webhost, e em qualquer dos domínios recebo, mas se enviar por exemplo para um email go gmail, o email já não é recebido...

Estou a dar em maluco pois de uma forma envia de de outra não...  o que significa que o problema nao está do meu lado..

Posted
24 minutos atrás, Dr_Lion disse:

Estou a dar em maluco pois de uma forma envia de de outra não...  o que significa que o problema nao está do meu lado..

Até pode estar, mas depende de como está a ser feito o envio dos e-mails. Podem não estar a sair ou estar a ser marcados como SPAM, em alguns casos o utilizador nem sabe que os e-mails que lhe são destinados foram descartados. Não quer dizer que seja um problema do teu código mas é muito comum que seja 🙂

Posted

Se não estivesse a sair, eu não recebia em mail nenhum correto? E eu consigo receber nos domínios que tenho neste webhost! Daí eu deprender que o email sai da máquina e vai até ao primeiro server deles..

Também pus a hipótese de spam e estarem a ser descartados sem aviso sim, mas nesse caso quem é que descarta os e-mails, é o web host onde tenho o mail alojado? ou é o de destino? se enviar para a google, quem bloqueia os emails é a google certo? Então a fim de confirmar se é mesmo spam o melhor será enviar um mail á google correto?

Posted

Quem bloqueia é o servidor de recepção, se estás a enviar e-mails para o GMail, serão os servidores da Google a rejeitar o e-mail, ou a marcá-lo como SPAM. Em alguns casos recebes de volta uma mensagens de informação, mas tradicionalmente os clientes de e-mail não chegam a ver essa mensagem, fica apenas nos servidores de envio. Experimenta enviar para um domínio mais permissivo como o mailinator.com (podes criar caixas de e-mail sem autenticação para receber qualquer e-mail).

Posted
6 horas atrás, Dr_Lion disse:

Estou a dar em doido e a falar com o suporte há horas, mas parece-me que percebem menos disto do que eu!

Acedendo ao email pelo website deles, consigo enviar para todos os mail providers, gmail, o de origem, etc... Mas se enviar de uma página que tenho, com o módulo SMTP de nodeJS, apenas os emails pertencentes ao webhost que estou a usar recebem o email, tenho vários domínios no webhost, e em qualquer dos domínios recebo, mas se enviar por exemplo para um email go gmail, o email já não é recebido...

As soluções que te indiquei anteriormente eram para gerir contas de email pessoais (de utilizadores).  Se o objectivo é ter um servidor SMTP para enviares emails a partir de aplicações, aconselhava-te a considerares serviços especializados no envio de email.  Há várias opções com pacotes gratuitos.  Com base nas experiências que tive com este tipo de serviços, posso dizer que o serviço da SendGrid e Mandrill é muito bom.  Com a SendGrid, se usares o serviço através de uma conta Azure ou SoftLayer, tens 25000 emails grátis por mês.  O Mandrill infelizmente deixou ter serviço gratuito.  Também já usei o Mailjet e Sparkpost, e apesar de serem razoáveis, por vezes a entrega de emails é atrasada por atingirem os limites de certos serviços de email como o da Yahoo e Microsoft.  A vantagem do Sparkpost é que dá 100000 emails grátis por mês.

Entre as vantagens deste tipo de serviços está o facto de teres um registo do que aconteceu aos emails, que te permite ver quando tens emails rejeitados, marcados como spam, etc.

Tal como o @Knitter referiu, usar serviços de alojamento partilhado nestas situações dá quase sempre problemas.  Daí que eu normalmente só uso um serviço de alojamento partilhado para tratar da recepção de email, e para responder a emails recebidos.  Nunca para enviar emails a partir de uma aplicação.

Já agora, outra solução que tenho usado para recepção de email são serviços de redirecionamento.  Num caso em que não quis estar a subscrever um serviço de alojamento partilhado só para o email, estou a usar o redirecionamento oferecido pela empresa que me gere o domínio, que me permite receber os emails numa conta Gmail normal.  Tenho ideia que o Mailjet, que referi anteriormente como opção para usares como servidor de envio, disponibiliza também uma opção de redirecionamento para outro email.