Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas!

Eu estou a desenvolver uma api e estou com algumas dúvidas no tipo de código http que devo retornar nas respostas.

Exemplo:
Eu quero desativar um determinado objeto, caso seja desativado com sucesso eu retorno true com o código 200. 
Mas se o objeto já estiver desativo, eu retorno 400 e digo que não foi possível realizar a operação, porque o objeto já se encontra desativo.

Esta abordagem está correta?

Posted

@Rui Carlos desde já obrigado pela resposta.

Foi -me proposta uma alternativa a minha abordagem, que é a seguinte.
Retornava 200 mas a dizia que o objeto já se encontra desativo.
Eu não gosto muito desta, porque me ia obrigar a fazer mais validações do lado do cliente. e acho que iria induzir em erro, porque a operação não foi bem sucedida devido a um erro do utilizador. (Pedido inválido).

Posted

Poderias assumir que a desactivação era uma operação idempotente, e nesse caso quando a operação fosse chamada a segunda vez simplesmente não fazia nada, e devolvia o código 200.  Mas se precisas de devolver mais informação de modo a detectar este caso no cliente, acho que não faz sentido dizer que a operação foi bem sucedida. 

Posted

Ok.

Outra dúvida.
Uma fatura está associada a um cliente. Por algum motivo o cliente é removido da base dados.(isto nunca acontece, é só por curiosidade).
O objeto que eu retorno no endpoint é mais complexo que a entidade fatura na base dados, por isso preciso de usar o id do cliente para obter algumas informações do mesmo.
Caso o cliente não exista para uma dada fatura faz sentido devolver um 404, a dizer que o cliente associado a fatura não existe,ou faz mais sentido devolver a informação sem o cliente?
Eu só posso devolver 404 quando o objeto (fatura) que estou à procura não existe, ou também posso usar neste caso (a fatura existe mas o cliente não)?