Adegas Posted September 13, 2016 at 04:03 PM Report #598847 Posted September 13, 2016 at 04:03 PM Olá pessoal, Estou com um problema, tenho um servidor ubuntu que preciso de ligar via VPN a outro servidor para fazer downloads periódicos de dados. Mas quando ligo o tunel via forticlientsslvpn o servidor deixa de responder aos pedidos que lhe fazem fora do tunel (HTTP, SSH, etc) E como é um servidor remoto depois fico sem acesso a ele e tenho que forçar um reboot pelo painel da OVH, para que o tunel caia (juntamente com o servidor). Por este motivo também não consigo ver o que se passa com as configs de rede, pois fico logo sem acesso. O que queria era ter o tunel aberto, mas que o servidor se mantivesse à escuta no seu ip normal das portas que estão previamente configuradas. Alguém sabe como configurar isto? Obrigado.
apocsantos Posted September 14, 2016 at 12:46 AM Report #598865 Posted September 14, 2016 at 12:46 AM Boa noite, Estás a usar Split tunneling na configuração do forticlientsslvpn ? Creio que seja por aí o problema dado que pelo que percebo do comentário todo o tráfego de dados de incoming e outgoing está a ser encaminhado par ao túnel e tudo o resto a ser descartado. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
Adegas Posted September 14, 2016 at 07:27 AM Author Report #598868 Posted September 14, 2016 at 07:27 AM Obrigado pela resposta. Ok pelo que percebi tenho de definir um split com o endereço da rede com a qual quero que o tráfego passe pelo túnel. O meu problema é que é a primeira vez que uso forticlientsslvpn e não estou a encontrar documentação onde fazer isso. Estou a usar linha de comandos e tenho um script que arranca o tunel com o comando forticlientsslvpn_cli --server IP_FORTIGATE:PORT_FORTIGATE --vpnuser VPN_USERNAME Existe algum parametro adicional ou é noutro sitio? Obrigado.
Adegas Posted September 18, 2016 at 08:34 AM Author Report #598972 Posted September 18, 2016 at 08:34 AM Estou a perder a cabeça com isto 😞 Encontrei várias pessoas a dizer que tinha de dar o visto no wizard das conexão "Use this connection only for resources on its network command line" Mas eu só tenho acesso à linha de comandos e não sei como reproduzir esse visto na mesma. Também já experimentei criar um script em /etc/ppp/ip-up.d/rulevpncsm # Check for specific interface if desired [ "$IFACE" != "ppp0" ] || exit 0 # trigger vpn connection ip route add default dev eth1 ip route add 192.168.3.0/24 dev ppp0 ip route add 0.0.0.0/0 dev eth1 Mas de nada me serve, mal ligo a VPN deixo de ter acesso ao servidor. Estou a usar a eth1 pois é a interface do meu ip publico. Já experimentei também algumas regras iptables mas sem sucesso... à horas nisto... Help please
Recommended Posts