zetoino Posted September 9, 2016 at 04:34 PM Report #598770 Posted September 9, 2016 at 04:34 PM Boas malta, gostava de umas opiniões, estou a pensar criar uma pagina web para um determinado assunto mas queria também desenvolver depois uma app para mobile para o mesmo assunto. A minha questão é que linguagens/tecnologias é que seriam aconselháveis para esta situação sabendo que é importante a rápida aprendizagem da tecnologia a utilizar e rápido desenvolvimento, não comprometendo a performance do sistema... Neste momento tenho a ideia de algo num CMS que seja responsivo Wordpress ou Joomla embora receio a performa-se do sistema depois aguentar usando isto. Ou então usar uma solução a medida de raiz e criando depois uma app para Andoid a medida também para interagir com a plataforma. Sei que a duvida esta um pouco genérica, mas também ainda não tenho isto bem assente ainda são muitas questões que estou a tentar organizar... Obrigado
João Serra Posted October 19, 2016 at 07:29 PM Report #599752 Posted October 19, 2016 at 07:29 PM Que tal usar Node.JS? É possível criar tudo na web com tecnologias web normais como Javascript, HTML e CSS e depois compilar tudo através do Cordova para uma aplicação Android sendo que a aplicação é independente de plataformas, é possível criar também uma app para iOS sem ter de mexer muito no código também.
jota.fullstack Posted October 21, 2016 at 08:33 AM Report #599788 Posted October 21, 2016 at 08:33 AM Eu também aconselho o nodeJS, a nivel serverside metes o express a dar-te uma ajudinha e em frontend usas angularJS. O bom é que não precisas de programar nada sem ser javascript se for algo que não puxe muito por cpu ou memória. Se precisares de mais dicas conta comigo. 1 Report
M6 Posted October 21, 2016 at 11:03 AM Report #599801 Posted October 21, 2016 at 11:03 AM Aconselho-te a usar um CMS dos que referes. A questão da performance dos mesmos é uma falsa questão: tens milhares de sites assentes em Joomla, Drupal, Wordpress, etc. além disso no dia em que tiveres problemas de performance estarás bem pois o teu sistema está a ser usado por muita gente. E nessa altura escalas o servidor. Usares um CMS dá-te a enorme vantagem de conseguires ter algo a funcionar muito rapidamente. Vais meses para conseguir desenvolver um CMS que faça apenas um quinto dos que já existem. Se desenvolveres tudo de raiz vais ter a vantagem de ter tudo precisamente como pretendes, mas vais ter um time-to-market muito mais longínquo. 1 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Alexandre Paulo Posted October 30, 2016 at 08:32 PM Report #600048 Posted October 30, 2016 at 08:32 PM Em 21/10/2016 às 12:03, M6 disse: Aconselho-te a usar um CMS dos que referes. A questão da performance dos mesmos é uma falsa questão: tens milhares de sites assentes em Joomla, Drupal, Wordpress, etc. além disso no dia em que tiveres problemas de performance estarás bem pois o teu sistema está a ser usado por muita gente. E nessa altura escalas o servidor. Usares um CMS dá-te a enorme vantagem de conseguires ter algo a funcionar muito rapidamente. Vais meses para conseguir desenvolver um CMS que faça apenas um quinto dos que já existem. Se desenvolveres tudo de raiz vais ter a vantagem de ter tudo precisamente como pretendes, mas vais ter um time-to-market muito mais longínquo. Reforço, sublinho e subscrevo tudo o que o M6 refere. Acrescento apenas duas respostas diretas a alguns pontos do teu post: Em 09/09/2016 às 17:34, zetoino disse: (...) algo num CMS que seja responsivo Wordpress ou Joomla(...) O que é responsive é o template (ou não!) que for usado - não tem nada a ver com o CMS. Em 09/09/2016 às 17:34, zetoino disse: (...) criando depois uma app para Andoid a medida também para interagir com a plataforma. Em minha opinião, nos dias que correm, salvo necessidades muito concretas e específicas que justifiquem MESMO o custo e esforço acrescido, cada vez mais um bom site responsive é suficiente.
Recommended Posts