Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

zetoino

Melhor linguagem

Mensagens Recomendadas

zetoino

Boas malta, gostava de umas opiniões, estou a pensar criar uma pagina web para um determinado assunto mas queria também desenvolver depois uma app para mobile para o mesmo assunto.

A minha questão é que linguagens/tecnologias é que seriam aconselháveis para esta situação sabendo que é importante a rápida aprendizagem da tecnologia a utilizar e rápido desenvolvimento, não comprometendo a performance do sistema...

Neste momento tenho a ideia de algo num CMS que seja responsivo Wordpress ou Joomla embora receio a performa-se do sistema depois aguentar usando isto.

Ou então usar uma solução a medida de raiz e criando depois uma app para Andoid a medida também para interagir com a plataforma.

Sei que a duvida esta um pouco genérica, mas também ainda não tenho isto bem assente ainda são muitas questões que estou a tentar organizar...

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
João Serra

Que tal usar Node.JS? É possível criar tudo na web com tecnologias web normais como Javascript, HTML e CSS e depois compilar tudo através do Cordova para uma aplicação Android sendo que a aplicação é independente de plataformas, é possível criar também uma app para iOS sem ter de mexer muito no código também.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jota.fullstack

Eu também aconselho o nodeJS, a nivel serverside metes o express a dar-te uma ajudinha e em frontend usas angularJS. O bom é que não precisas de programar nada sem ser javascript se for algo que não puxe muito por cpu ou memória. 

Se precisares de mais dicas conta comigo.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Aconselho-te a usar um CMS dos que referes. A questão da performance dos mesmos é uma falsa questão: tens milhares de sites assentes em Joomla, Drupal, Wordpress, etc. além disso no dia em que tiveres problemas de performance estarás bem pois o teu sistema está a ser usado por muita gente. E nessa altura escalas o servidor.

Usares um CMS dá-te a enorme vantagem de conseguires ter algo a funcionar muito rapidamente. Vais meses para conseguir desenvolver um CMS que faça apenas um quinto dos que já existem.

Se desenvolveres tudo de raiz vais ter a vantagem de ter tudo precisamente como pretendes, mas vais ter um time-to-market muito mais longínquo.

• Voto 1

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Alexandre Paulo
Em 21/10/2016 às 12:03, M6 disse:

Aconselho-te a usar um CMS dos que referes. A questão da performance dos mesmos é uma falsa questão: tens milhares de sites assentes em Joomla, Drupal, Wordpress, etc. além disso no dia em que tiveres problemas de performance estarás bem pois o teu sistema está a ser usado por muita gente. E nessa altura escalas o servidor.

Usares um CMS dá-te a enorme vantagem de conseguires ter algo a funcionar muito rapidamente. Vais meses para conseguir desenvolver um CMS que faça apenas um quinto dos que já existem.

Se desenvolveres tudo de raiz vais ter a vantagem de ter tudo precisamente como pretendes, mas vais ter um time-to-market muito mais longínquo.

Reforço, sublinho e subscrevo tudo o que o M6 refere.
Acrescento apenas duas respostas diretas a alguns pontos do teu post:

Em 09/09/2016 às 17:34, zetoino disse:

(...) algo num CMS que seja responsivo Wordpress ou Joomla(...)

O que é responsive é o template (ou não!) que for usado - não tem nada a ver com o CMS.

Em 09/09/2016 às 17:34, zetoino disse:

(...) criando depois uma app para Andoid a medida também para interagir com a plataforma.

Em minha opinião, nos dias que correm, salvo necessidades muito concretas e específicas que justifiquem MESMO o custo e esforço acrescido, cada vez mais um bom site responsive é suficiente.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.