Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, estou com um impasse

como posso/devo realizar de maneira correta a verificação de que se um usuário já estiver cadastrado no db eu não conseguir cadastrar outro

meu code para registrar: como posso adptar?

Private Sub kRegistraUsuario()
        Using con As OleDbConnection = GetConection()
            Try
                con.Open()
                Dim sql As String = "INSERT INTO tbl_Kan (Usuario,Senha,Perfil) VALUES (?,?,?)"
                Dim cmd As OleDbCommand = New OleDbCommand(sql, con)

cmd.Parameters.Add(New OleDb.OleDbParameter("@Usuario", txbUsuario.Text))
                cmd.Parameters.Add(New OleDb.OleDbParameter("@Senha", txbSenha.Text))
                cmd.Parameters.Add(New OleDb.OleDbParameter("@Perfil", cmbPerfil.Text))
                cmd.ExecuteNonQuery()
                MsgBox("Usuário cadastrado no sistema com sucesso!", MsgBoxStyle.Information, "Informativo")
            Catch ex As Exception
                MsgBox(ex.Message)
            Finally
                con.Close()
            End Try
        End Using
    End Sub

Agradeço desde já!

att 'A.J

Posted

Basicamente tens duas formas de o fazer:

1. Em caso de erro no insert, que é a técnica que tens ai expressa, se bem que deves filtrar por um erro específico, tipicamente por violação de uma chave que força a que o valor no campo Usuario seja único.
  2. Fazer um count antes do insert para verificar se já existe algum utilizador.
  • Vote 2
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."