Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

Bem estou com severas duvidas em relação a um sistema de Arduino para estores. É o seguinte, neste momento tenho motores nos estores das minhas janelas que são controlados por interruptores dos normais, daqueles que se encontram a venda em qualquer superfície comercial da marca EFAPEL. https://img.olx.pt/images_olxpt/870096861_1_261x203_interruptor-estore-novo-efapel-beige-com-espelho-portes-includos-porto.jpg

Portanto gostaria de saber se seria possível em cada motor de estore colocar uma placa de Arduino que funciona se num sistema independente. Ou seja este interruptor continuaria a funcionar e caso quisesse subir e descer o estore pela internet também seria possível. E uma ultima questão, esta placa teria de ter WiFi, embora haja a possibilidade de passar cabos rj45 preferia utilizar o WiFi para não enxer as caixas dos estores de cabos, sendo que os cabos do alarme que tenho em casa já estarem dentro de uma das caixas. Portanto não queria colocar mais fios para alem da corrente eléctrica para o Arduino. 

Obrigado pessoal

Posted

Desde já, electrónica não é o meu forte e não conheço esse interruptor mas tenho visto Arduinos a serem usados para o que pretendes com bastante sucesso, na verdade a parte do Arduino não é muito importante, desde que consigas iniciar os motores do estore dentro dos devidos limites qualquer microcontrolador serve. O Arduino é bastante simples de usar, e isso ajuda. Quanto a acesso Wi-fi, existem vários shields para aplicar nos Arduino que permitem comunicação sem fios bastando adicionar a placa no Arduino (no UNO é só colocar a shield por cima que ela encaixa, existem versões já com Wi-fi incluído) e usar as bibliotecas fornecidas para comunicar por Wi-Fi.

Posted

O que pretendes é fácil de implementar, no entanto tens muitas formas diferentes de o conseguir, seja com um arduino, um rpi ou outro controlador. A questão da rede wifi é trivial, basta optares por um controlador que te permita tal comunicação.

Não sei que corrente usam os motores, mas provavelmente serão valores elevados para os que o controlador que vais usar aguenta, ou seja muito certamente vais precisar de um relé, que vai funcionar como um interruptor que deixa pasar a corrente o bloqueia, para activar os desactivar os motores. E esse relé é que vai ser controlado pelo adrduino por exemplo. Podes verificar como está feita a instalação, esse relé até já pode existir caso a corrente não passe diretamente nesses interruptores!

Outra coisa, tens que verificar como funciona o estor ao atingir o limite de abertura ou fecho para parar os motores! Ou acabas a desperdiçar energia/danificar os motores/danificar o estore!

Posted

Uma sugestão, não sei se estás a pensar nisso, e até é possível que já tenhas essa parte preparada, mas será útil teres um sistema/software de controlo que te permite proteger a comunicação dos arduinos do exterior e te ofereça um gateway para o exterior. Um middleware de controlo com alguma capacidade computacional para poderes ter o acesso por Internet que falaste, sendo que os arduinos (ou o controlador de janela que escolheres) apenas recebe ordens desse middleware e apenas actua sobre o estore.

Posted

Obrigado pelas respostas pessoal, e sim estava a pensar usar relés porque os motores gastam 132w de corrente. Eu não sou lá grande expert em programacao mas já vi muita gente a usar varios programitas já prefeitos que apenas tem de colocar um IP fixo no Arduino e voilá tudo pronto. Pois o meu problema é mesmo encontrar uma placa de Arduino já pré feita com WiFi, já procurei e por acaso não encontrei. Não têm mesmo a noção de cabos que está dentro das caixas dos meus estores ahah. Se tiver o azar de algum queimar ainda pego lumo a casa ahah. Mas agora voltando a falar de assuntos sérios, alguém consegue me aconselhar a melhor placa de Arduino pré feita com WiFi? Em relação a corrente não ha muitos problemas quando ele sobe tem um género de bloquiador que desliga a corrente mesmo a receber corrente do exterior, portanto em relação a isso tanto a subir e a descer chega ao limite ele para simplesmente. De resto e pelo que pesquisei parece simples. O que veio me vir aqui perguntar sobre o estore foi mesmo a questão do interruptor porque em todos os projectos de arduino em estores usavam interruptores todos marados, cheios de coisas e custam cada um para mais de 50€ sendo que os meus são dos mais simples que há que nem a 10€ custa XB. Sabem como é, se faz o mesmo para que pagar tão caro só porque tem um comando todo XPTO. O meu não tem comando mas abre e fecha na mesma ahah

Posted

Existem muitas opções para Wi-Fi, sendo que talvez seja mais fácil perceber que tipo de plataforma queres usar, se Arduinos, Raspery Pi, versões compatíveis com arduino. Qualquer uma te dará possibilidade de fazer o que pretendes, e todas têm problemas 🙂

De repente:

Nos projectos do género em que trabalhei até acabei por usar comunicação RF em vez de usar usar um módulo Wi-Fi (usei o RFM12, não era esta versão mas é semelhante, https://www.sparkfun.com/products/12031) por ser apenas comunicação simples e ter pouco consumo.

Não sei que soluções prontas estás a falar mas convém que confirmes se te oferecem alguma segurança, são sempre uma forma simples de começar e o software pode ser sempre alterado, desde que tenhas a parte de hardware a funcionar (sendo a activação dos motores a mais parte que exige mais cuidado), podes mais tarde alterar o software ou acrescentar funcionalidades.

Não sei como funcionam esses interruptores mas estou a assumir que também não precisas de saber muito se não lhes vais mexer, o controlo do motor por este sistema deverá ser complementar/independente dos interruptores e do sistema que já tens. Ou estás a pensar alterar alguma coisa nos interruptores?

Posted

A placa Arduino uno wifi parece me a melhor. Não queria alterar os interruptores, preferia fazer um sistema independente. Não sei é como é que vou fazer e tornar independente. Sabem de algum projecto que alguém tenha realizado?

Posted

Bom dia,

Se a memória não me falha, os interruptores de estor funcionam como dois botões de pressão. Nesse caso creio que seja possível "imitar" o efeito com relés, evitando assim ter de alterar ou inutilizar os interruptores existentes.

Quanto a placas arduino, existem N módulos wifi para arduino. Os baseados em ESP8266 funcionam bastante bem e comunicam por UART. Apesar de serem "manhosos" na hora de ligar, dependendo do modelo, convém usar um regulador de tensão, para não "fritar" o ESP8266. Fora esse pormenor funcionam bem.

Se queres apenas controlar estores, porque não uma NodeMCU ? Fica muito mais barata, é na mesma um microcontrolador, e tem wifi. Creio que faça o mesmo efeito.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted (edited)

Como disse o apocsantos, um NodeMCU já tem um controlador lá dentro e Wi-Fi e sai muito mais em conta que um Arduino + Shield. 

Terás de provavelmente ser tu a fabricar o sistema dos relés porque os que existem para os arduinos normais, creio eu não funcionar muito bem com 3.3V do NodeMcu. 

Também terás, como foi dito em cima que ter alguma maneira de saber quando a persiana fechou ou abriu completamente. 

Ahhh, e convém perceber quantos dispositivos Wi-Fi é que o teu router em casa aceita ter ligados... o meu não aceita o número de janelas que tenho em casa, logo esta solução ia ter os seus problemas... nada que uma rede entre eles não resolvesse, mas é algo a ter em conta. 

No entanto, e isto é o que ninguém pensa quando se decide a fazer coisas com o Arduino para meter em casa é onde vais colocar isto... tens uma caixa aberta na parede para esconder isto? 

Nota que o Arduino não é alimentado com 230Vac... mas sim algo na casa dos 7 a 12 Vdc... logo onde o Arduino estiver, vais ter de ter um conversor de tensão AC-DC... tipo um carregador de telemóvel. Já vi bastantes pessoas terem tudo feito e quando chegou à altura de montar o projecto é que perceberam que aquilo não ia caber numa caixa de derivação normal. Poderá não ser o teu caso, mas fica o aviso. 

Edited by bubulindo

include <ai se te avio>

Mãe () {

}