Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, em Setembro entro no Ensino Secundário e estive em dúvida se haveria de mudar de escola devido ao facto do Plano Educativo do Colégio Miramar, escola onde concluí o 9º ano dispor apenas de Física e Química A e de Biologia e Geologia noCurso de Ciências e Tecnologias do 10º ano eu eu pretendo ter Física e Química A e Geometria Descritiva A no 10º ano, opção que não era possível na referida escola, e, para além disso, penso que terei bastante gosto em aprender Geometria Descritiva do que Biologia e Geologia. Na minha opinião, havia grandes probabilidades de no 12º ano não estar disponível no Colégio Miramar a disciplina de Aplicações Informáticas B, então vou mudar-me quase de certeza (falta alguns processos burocráticos) para a Escola Secundária José Saramago, também situada na zona de Mafra e visto que pretendo ingressar no Ensino Superior em Engenharia Informática as questões às quais gostava de obter resposta são:

É justificável, para vocês, ter preferido Geometria Descritiva A do que Biologia e Geologia, pois apresento mais interesse por Geometria Descritiva A e penso que relaciona-se mais com o curso de Engenharia Informática, fator responsável pelo facto de trocar de escola (embora tenha verificado que existe universidades que solicitem Biologia e Geologia como prova de ingresso)?; e

É justificável ter trocado de escola devido ao facto de pensar que não irá haver Aplicações Informáticas B na escola que concluí o 9º ano, aspecto que penso que fará com que suba a minha média (em vez de ter Psicologia B, por exemplo)?

Obrigado a todos pela atenção!

Posted

Depende muito da área que queres seguir. Tanto biologia como geometria, na minha opinião não te servem de nada na área de programação, não sei se noutras áreas geometria serve. Contudo, tens de escolher aquilo que gostas e que achas que vais aproveitar ao máximo o que te é ensinado.

Duvido que haja alguma universidade de Engenharia Informática que peça Biologia e Geologia, pois nada tem a ver com o curso. Mais depressa te pedem Matemática A/B e Física e Química, "pois é o que mais tem a ver com o curso".

Se tens a certeza do que queres seguir, podes sempre ir para um curso profissional de Informática e depois concorrer a uma universidade, contudo os concursos de acesso à universidade pelos cursos profissionais não sei como funcionam além de te darem uma maior preparação para o curso de Engenharia Informática.

Cumprimentos,
iron

Posted (edited)

Obrigado pela tua resposta @iron, o meu pensamento quando estive a pensar na escolha é que pensei/penso que Geometria Descritiva enquadra-se mais em Engenharia Informática do que Biologia e Geologia, mas para meu espanto, existem universidades que nas Condições de Acesso pedem como opções Biologia e Geologia como podes constatar nos links abaixo mencionados, que são exemplos do conjunto de Universidades em Portugal que têm como opção Biologia e Geologia :

http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9119&code=0300

http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9119&code=0400

http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9119&code=4350

Sim, eu tenho a certeza do que quero seguir é Informática, fiz os testes psicotécnicos e não me identifico com outros cursos. Penso que a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é o curso que mais se identifica com Engenharia Informática, logo se não entrasse em Engenharia Informática e pudesse entrar em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores eu ficava a estudar um ano inteiro para conseguir entrar em Engenharia Informática.

Porque é que achas que deveria ir para o Ensino Profissional? Eu penso que no caso de ir para o Ensino Profissional havia a parte de chegar à universidade com uma boa bagagem em termos de programação mas ficava muito mal na Matemática A e na Física, logo penso que devo fazer a programação "de fora" (estou a aprender no w3schools.com) e apostar na Matemática A e na Física pois reconheço a importância de alguém chegar ao Técnico e saber programar, mas é mais prioritário o saber estas duas disciplinas.

Abraço 

Edited by afonsorocioalves
Posted

Não percebo porque pedem biologia.

Tens razão quanto à bagagem, contudo tu é que escolhes. Apenas te dei uma opinião. 

Mas como te tinha dito, tens de escolher o que achas melhor para ti.

Se não seguires um curso profissional, fazes bem em começar a aprender as bases de programação.

Mas era interessante ver as opiniões de outras pessoas.

Cumprimentos,
iron

Posted

Acho que isto depende mais do aluno do que do curso/base. Vim de Científico-natural, vertente Biologia (sim, já foi há algum tempo 🙂 ), entrei para Eng.ª Informática com colegas de várias áreas, uns de profissional outros de áreas bem diferentes, e tanto passaram os de Biologia como chumbaram e desistiram os de profissional de informática.

Um curso profissional dar-te-á uma proximidade maior com as áreas que, à partida, irás ter na Universidade, também te dá a possibilidade de ao terminares o 12º poderes ingressar no mercado de trabalho e ganhar alguma experiência. Um curso generalista dá-te conhecimentos em várias áreas que podem ser bastante úteis na Universidade; naturalmente não se espera que saber classificar fauna seja útil para programadores (até é para os que alguma vez quiserem desenvolver software na área), mas as competências que te serão ensinadas são base para progredires na educação. Qualquer uma das opções é válida e te permite continuar na área de programação, e nenhuma das duas te coloca em desvantagem.