Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia, eu gostaria de saber como é possivel eu saber o ID após inserir um registo numa base de dados Access.

con = New OleDbConnection
	    con.ConnectionString = conexao
	    Dim consulta As String = "INSERT INTO novos([codartigo], [descricao], [codbarras], [tipo], [qtdcodbarras], [grupo], [arm], [data], [hora], [utilizador], [informacao]) VALUES (@codartigo, @descricao, @codbarras, @tipo, @qtdcodbarras, @grupo, @arm, @data, @hora, @utilizador, @informacao)"
	    Dim comando As New OleDbCommand(consulta, con)
	    comando.Parameters.Add("@codartigo", OleDbType.VarChar).Value = txtcodartigo.Text
	    comando.Parameters.Add("@descricao", OleDbType.VarChar).Value = txtdescricao.Text
	    comando.Parameters.Add("@codbarras", OleDbType.VarChar).Value = txtcodbar.Text
	    comando.Parameters.Add("@tipo", OleDbType.VarChar).Value = combotipo.SelectedItem
	    comando.Parameters.Add("@qtdcodbarras", OleDbType.VarChar).Value = txtunidade.Text
	    comando.Parameters.Add("@grupo", OleDbType.VarChar).Value = combofornecedores.SelectedItem
	    comando.Parameters.Add("@arm", OleDbType.VarChar).Value = armazemfiltro
	    comando.Parameters.Add("@data", OleDbType.VarChar).Value = data
	    comando.Parameters.Add("@hora", OleDbType.VarChar).Value = hora
	    comando.Parameters.Add("@utilizador", OleDbType.VarChar).Value = utilizador
	    comando.Parameters.Add("@informacao", OleDbType.VarChar).Value = informacao
	    con.Open()
	    Dim x As Integer = comando.ExecuteNonQuery()

If x < 1 Then
		    MetroFramework.MetroMessageBox.Show(Me, "Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
	    Else
		    MetroFramework.MetroMessageBox.Show(Me, "Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
	    End If
	    con.Close()
	    comando = Nothing

Aqui está o código que estou a usar para inserir os dados na base de dados, cuja foi retirado da vossa wiki.

Cumprimentos

Edited by yozhi
Posted (edited)

acho que é isto:

dim idInserido as integer =0
If x < 1 Then
MetroFramework.MetroMessageBox.Show(Me, "Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
Else
MetroFramework.MetroMessageBox.Show(Me, "Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
comando.CommandText = "SELECT @@IDENTITY"
idInserido = interger.parse(comando.ExecuteScalar())
End If
Edited by vikcch