Ir para o conteúdo
kirkland

Em Portugal (especificamente) Há diferença entre o programador/dev e o analista de suporte?

Mensagens Recomendadas

kirkland

Bom dia amigos,

Sou brasileiro e vivo em Portugal desde Agosto do ano passado, peço desculpas pelo meu Português ainda brasileiro e pode ser que seja um pouco complicado para me perceberem! Mas preciso muito tirar esta dúvida.

Sou programador há varios anos, formado em 2005, desenvolvi vários sistemas desde o zero, criei arquiteturas e modelagens. Ao mudar para Portugal pude perceber que supostamente essa minha experiência seria importante para obter um emprego na área e sim estou empregado, o problema não é este!

O que acontece é que mesmo sendo programador, ao entrar nos clientes que sou alocado pela empresa que me contratou me metem a trabalhar como analista de suporte. Isso mesmo suporte a sistemas! Sendo que não sou com este perfil, jamais fui, nunca coloquei isto no meu curriculo.

Já é a segunda vez que após a entrevista e ao começar o trabalho vejo que estou fazendo na realidade e na prática, serviço como suporte. Analisar logs, resolver tickets de bugs em produção e coisas parvas assim dificilmente toco em códigos fontes novos ou presto manutenção.

Em Portugal isso é normal? Digo isso pois no Brasil e em diversos outros países o desenvolvedor é responsável por criar novos sistemas, modelar arquiteturas de software e evoluir o software. Muito raramente é necessário ver logs em produçao para resolver bugs.

Agora meu trabalho é 99% somente resolver bugs de sistemas os quais eu não construi e não os conheço pois estavam prontos há varios anos.

Gostaria de saber o que devo fazer para conseguir colocação dentro das minhas qualificações. Um programador nato ser alocado para suporte nao é o desejável.

Cumprimentos.

Para facilitar evidencio aqui a diferença de definições dos dois perfis