Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

Inacabado

Ideia para Programa de "teste".

Mensagens Recomendadas

Inacabado    2
Inacabado

Muito boa noite a todos e um cumprimento muito especial ao HHH.

Ora bem tenho andado com uma ideia na cabeça a qual gostaria de expor e perguntar se é "fazível" em linguagem c para o meu nível de conhecimento.

Suponhamos que eu andava numa de me instruir e andava a ler um livro técnico de matéria que gosto como linguagem c, ou bases de dados, ou redes que gosto tanto mas que tenho adiado por tanto tempo.

Agora queria testar o meu conhecimento e para isso fazia um programa. O programa teria 3 níveis -> fácil, médio e difícil e por "default" teria 3 perguntas para cada nível, mas poderia escolher mais perguntas do que essas 3 perguntas para cada nivel num limite dado, digamos 6 para cada nível. Inseria uma quantidade de perguntas digamos num ficheiro e o programa lia desse ficheiro o numero de perguntas total escolhido. Ora usando uma função random o programa apresentava-me um teste com perguntas aleatórias lidas desse tal ficheiro. Eu como desafio respondia ao teste e criava testes aleatórios, e assim poderia testar a solidez do meu estudo. Bom isto é uma explicação muito rude, confesso, mas a minha pergunta concreta é: Para o meu nível de conhecimentos em linguagem c que considero que é médio(???) e que vai até estruturas, conseguirei fazer este programa sem usar técnicas mais avançadas, e sem me embrulhar? Bem consigo prever desde já que isto vai meter ficheiros e vectores multidimensionáis...

Abraço a todos no fórum e obrigado pela paciência...

Editado por Inacabado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1153
HappyHippyHippo

boa noite

avaliar o nível de uma pessoa é algo muito complicado. e como deves saber, baseiasse muito no conhecimento e capacidade de quem faz os limites entre os níveis.

podes imaginar que, no meu caso, sendo uma pessoa com uma certa experiência em C, tem uma espectativa diferente de um nível médio do que outra pessoa sem a mesma experiência.

pondo isso de parte, vamos abordar o exercício.

tens a noção que necessitas de manipulação de streams/ficheiros e vectores multidimensionais.

é claro que terás de mexer com ficheiros, mas a ideia de uso de arrays multidimensionais é certamente a abordagem menos eficiente.

quando se trabalha com quantidades de dados desconhecidas, o que se deve usar são estruturas dinâmicas como por exmeplo listas ligadas.

o trabalho de gerir um array que está sempre a mudar de tamanho é algo desaconselhavel e laboroso.

tirando isso, todo o trabalho que implica exercítar conhecimentos adquiridos, ou requere novos conhecimentos é sempre um bom trabalho.

como exemplo pessoal, não fazes ideia quantas vezes tive que implementar listas ligadas ou duplamente ligadas para ter isso interiorizado.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PsySc0rpi0n    8
PsySc0rpi0n

Olha, sem muito a ver com o tópico, mas porque falaram em listas ligadas, eu hoje tentei implementar uma árvore de pesquisa binária. Ainda não ficou a funcionar, mas vou tentar finalizar o código.

Quanto à thread, ter um conhecimento médio é muito subjectivo. Se fosse possível ter conhecimento absoluto da linguagem, considerando esse nível como 100%, eu diria que o meu conhecimento andaria à volta dos 2%. E mesmo sem saber qual o conhecimento do Happyhippyhippo, mas tendo uma pequena ideia do que ele sabe, pelo que tenho visto, e fazendo também uma pequena ideia do que é possível fazer em C diria que se calhar ele teria uns 35% ou pouco mais dos 100%.

Isto não quer dizer que ele sabe pouco, mas sim que o universo da linguagem C é enormíssimo. Basta ver que os kernels de alguns SO's são feitos em C.

Obviamente que se calhar, para nós, comuns mortais, jamais chegaremos a um nível de conhecimento perto de grandes mentes e estudiosos, que fazem da programação a vida deles, explorando-a ao máximo.

Dito isto, se calhar o Sr. Linus Trovalds tem talvez uns 70% ou 75% de conhecimento de C e talvez os criadores da linguagem tenham um pouco mais, até porque a própria linguagem, deve ter sofrido evolução e se calhar, quem continuou e continua o trabalho dos criadores da linguagem C, sejam neste momento, os expoentes máximos em termos de conhecimento da linguagem C.

Editado por PsySc0rpi0n

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Inacabado    2
Inacabado

Eu sabia mais intuitivamente do que outra coisa que devia ter metido aquelas interrogações entre aspas. Parece-me óbvio que o que eu considero ser conhecimento médio é mais algo baixo para pessoas laboriosas e experimentadas como vcs os dois. Ora bem eu de listas ligadas li muito pouco e foi tudo na diagonal, vou ter que estudar mais, aplicar-me mais e aprofundar. Mas mesmo assim vou registar esta ideia para quando tiver mais tempo e mais conhecimento.

Muito obrigado aos dois. Abraço HHH.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PsySc0rpi0n    8
PsySc0rpi0n

Eu sabia mais intuitivamente do que outra coisa que devia ter metido aquelas interrogações entre aspas. Parece-me óbvio que o que eu considero ser conhecimento médio é mais algo baixo para pessoas laboriosas e experimentadas como vcs os dois. Ora bem eu de listas ligadas li muito pouco e foi tudo na diagonal, vou ter que estudar mais, aplicar-me mais e aprofundar. Mas mesmo assim vou registar esta ideia para quando tiver mais tempo e mais conhecimento.

Muito obrigado aos dois. Abraço HHH.

Eu não sou nem de longe nem de perto experimentado... Provavelmente terei sensivelmente o mesmo conhecimento que tu!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.