Ir para o conteúdo
Godinho

Botão que verifica se já existe um registo igual

Mensagens Recomendadas

Godinho

Boa tarde a todos

Sou novo nesta andanças de Access

Na ultima semana dediquei-me a conhecer superficialmente o Access pois nunca tinha trabalho, e decidi iniciar a minha primeira base de dados para registar a atividade que se faz no meu emprego.

Neste momento tenho uma grande duvida. Tenho um formulário que tem 4 caixas de combinação (1 para seleccionar a data, 1 para seleccionar o turno, e as restantes para seleccionar o operários, sendo que existem 2 por turno). Retirando a caixa da data, cada uma das restantes vai buscar a informação a uma tabela que apenas tem uma coluna que contem a informação que pretendo mostrar na caixa combinação.

Após todas as caixas combinação estarem devidamente preenchidas, queria colocar um botão para salvar registo. O problema vem agora. Será possivel apenas com as macros do Access, fazer o seguinte:

Como são 2 mecanicos, pode um já ter inserido esta informação e outro não saber. No caso de já existir este registo apareceria um novo formulário com a informação das caixas de combinação devidamente preenchido, e só necessitava preencher o registo de avarias. Se nenhum dos mecanicos tivesse registado informação nas caixas combinação seria então criado este registo.

Peço desculpa pois poderá estar confuso.

Básicamente será: Se registo existe devolve registo com informação de caixas combinação preenchido. Se não cria o registo novo com informação das caixas.

Estou a questionar só com as macros do Access para se tornar mais facil para mim pois como não conheço a programação SQL e de VB pouco.

Obrigado

Godinho

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
carlosAl
Como são 2 mecanicos, pode um já ter inserido esta informação e outro não saber.

será que queres dizer, pode ja ter inserido esta informaçao nesse dia ?

Editado por carlosAl

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Godinho

Boa noite

Sim carlosAl. Exatamente isso. Já tentei fazer uma consulta de eliminação de duplicados, mas depois para alem de me eliminar todos os registos, não sei como fazer para devolver a informação no novo formulário.

Obrigado

Godinho

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
carlosAl

tenta assim

considerando que o nome do control no formulario que contem o campo data se chama "datamec", e que o campo na tabela se chama "data".

teras de alterar de acordo com o nome que destes aos dois

no evento depois de actualizar da caixa de combinaçao do mecanico1, colocas este codigo :

Me.RecordsetClone.FindFirst "[data] = #" & Format(dataMec, "mm\/dd\/yy") & "#"
     If Not Me.RecordsetClone.NoMatch Then
             MsgBox ("ja Existe um registo com esta data")
             Me.Undo
             Me.Bookmark = Me.RecordsetClone.Bookmark
     End If

o resultado será que se ja existir essa data, o registo que estavas a adicionar é anulado, e automaticamente o registo com a data pretendida que ja tem dados obtem o foco

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.