Ir para o conteúdo
desconfiado

Processamento salários - Cálculo nº dias para a Seg. Social

Mensagens Recomendadas

desconfiado

Bom dia a todos,

Alguém que trabalhe com software de processamento de salários me sabe dizer como fazem para calcular o nº de dias trabalhados a enviar para a segurança social (no ficheiro)?

É que pelo que li fiquei bastante confuso.

Num ponto dizem que os vencimentos de trabalho a tempo inteiro deve ir sempre 30 dias mesmo quando o funcionário falta algumas horas no mês. Ou seja essas horas não são deduzidas para efeitos de segurança social. Noutro ponto dizem que as faltas por doença devem deduzir ao nº de dias trabalhados.

Por outro lado quem processa em horas se o funcionário faltar uma hora, no ficheiro o numero de dias deve ser arredondado à unidade ou 0.5. Não vejo lógica nenhuma nisto.

Por outro lado ainda tem o caso do trabalho em tempo parcial que pelos vistos agora vai ter que ser calculado da seguinte forma:

Exemplo 1: Um trabalhador com contrato a tempo parcial trabalhou cerca de 4 horas por dia durante 22 dias do mês, no total de 88 horas mensais. Fazendo cálculos de múltiplos de 6, verificamos que 88 horas correspondem a 14 x 6 + 4. Assim, serão declarados 15 dias (14+1).

Isto está tudo muito confuso e disperso. Não consigo encontrar um manual onde tenha isto tudo explicado.

E para complicar este ano vão começar a rejeitar as declarações onde o nº de horas não cumpra estas regras (que eu não conheço na totalidade).

Alguma tem informação sobre isto que me possa ajudar?

Editado por desconfiado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob

Antes de mais convém sublinhar que isto não tem lógica nenhuma nem pode ter porque tenta tratar por igual coisas que são diferentes.

Um mês de 28 dias (fevereiro) vale o mesmo que um de 31 (março), mas mesmo as empresas pagam ao funcionário o mesmo em ambos os meses.

O Guia Pratico diz que se o trabalhador for a "tempo parcial", cada 6 horas dá 1 dia.

Os restantes, eu implementei assim:

- deixei um campo na ficha de recolha das variáveis mensais em que o utilizador pode forçar o numero de dias quer que vá na folha.

- se o trabalhador não tiver faltas vai com 30 dias.

- se tiver faltas, divido o horário semanal por 5 e obtenho o numero de horas diárias, por exemplo 40 / 5 = 8. depois, por cada 8 horas retiro 1 dia, por cada conjunto de 5 dias retiro mais 2, e no final, se sobrarem 4 horas ou mais, retiro mais 0,5 dia.

De facto se o trabalhador faltar 3 horas, vai na mesma com os 30 dias, mas eles dizem que é mesmo assim.

Editado por americob

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.