Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

rubensilva

Criação de rede e partilhar localhost

Mensagens Recomendadas

rubensilva

Boas pessoal,

Tenho uma duvida no mínimo interessante a colocar.

Surgiu esta duvida no momento a que irei criar um software em vb.net :( para a minha PAP em que irei ter de aceder a uma base dados por código, até aí tudo bem...

O que acontece é que irei utilizar no mínimo 3 pcs e, como não é possível abrir a porta 80 na escola, uma das soluções mais viáveis é mesmo criar uma rede privada(local de trabalho) e aceder ao localhost de um dos pcs.

Esta ideia de criar uma rede privada com este fim foi apresentada pela professora porém, nem eu nem ela sabemos como aceder ao localhost nela lol.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

:confused: Enfim...

Para acederes à porta 80 de um PC, esse PC tem de ter algum SW à escuta na porta 80. Essa porta é a porta usada para http, pelo que supostamente tens de ter um webserver instalado no PC para poderes aceder (por aceder estou a depreender ver qualquer coisa no browser).

Dito isto, não vejo qualquer lógica de tentares aceder à porta 80, quando vais usar VB para aceder a uma BD. Ou vais usar webservices?

Editado por Flinger

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rubensilva

Sim, compreendo o que diz mas é possível aceder ao uma bd hospedada através do xampp sem ter de abrir qualquer porta?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
tiago.f

Oi,

a BD do xampp é o mysql, portanto a porta (default) é a 3306, não a 80...

Terás portanto que abrir a porta 3306 e configurar o mysql para aceitar de ligações de fora - por default acho que só permite ligações da mesma máquina. (vê a propriedade "bind-address" nas configurações)

Editado por tiago.f

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
tiago.f

Sim, a máquina com o mysql tem que estar a escutar na porta 3306 (ou a que configurares) e, caso exista alguma firewall entre as duas máquinas, esta tem que permitr tráfego nesta porta.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rubensilva

Sim, daí a ideia da professora em criar uma rede entre os pcs e abrir essa porta, é possível?

É possível?

Obrigado mais uma vez.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

O teu problema é teres de mexer nas configurações do PC? Nomeadamente não conseguires mexer na firewall?

Se assim for podes usar um workaround, usando máquinas virtuais para hospedar os serviços que precisas. Podes criar uma VM para colocar o servidor, passando assim por cima das restrições que possas ter.

A lógica diria que esse tipo de restrições deveria estar na rede da escola, e não nas máquinas, pelo menos em laboratórios de programação, onde tais acções são necessárias, mas às vezes os responsáveis pelas redes acabam por colocar demasiadas restrições.

PS: Para clarificar, descreve lá os passos que deste, incluindo o que instalaste em que maquina e como estas a testar a conectividade.

Editado por Flinger

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rubensilva

Esse é mesmo o problema, nao tenho acesso para abrir a porta no router/modem, é essa a limitação que tenho e é a solução que procuro para contornar a situação.

Quanto a criar excepções no firewall não há qualquer problema.

Obrigado a todos, pela ajuda prestada até então.

Editado por rubensilva

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

A única coisa que precisas do modem/router é se quiseres aceder de fora da escola... Para realizares o trabalho dentro da escola não precisas disso para nada...

Mais uma vez, descreve que máquinas queres usar o que queres instalar em cada e como estás a testar a conectividade entre elas, e pode ser que a malta te consiga ajudar melhor...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rubensilva

Obrigado por mais uma resposta Flinger.

O que eu estou a desenvolver é um programa que será para instalar em vários pcs.

Estou a utilizar uma base de dados comum entre todos.

Não sabia que para utilizar uma base dados em rede local não fosse preciso abrir a porta 3306, peço então desculpas pela meu erro.

Os pcs que irei utilizar estão com acesso limitado a todo o tipo de ações que envolvam o administrador mas, isso não tem qualquer problema porque, sempre que necessário, a professora pode introduzir as credenciais.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Então não deves ter nenhum problema... Caso precises de ajuda, não hesites em pedir ajuda cá no fórum...

Boa sorte

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
tiago.f

Assumindo que a BD mysql está no servidor A fazes:

mysql -u<Utilizador> -p<Password> -h<ip/nome do servidor A> -p<porta a usar>

exemplo

mysql -uRuben -pRuben123 -h192.168.0.30 -p3306

isto a partir de qq máquina na mesma rede local.

Se conseguires ligar-te então não deverás ter problemas em fazer o mesmo com VB.

Se não conseguires, diz que erro tens

Editado por tiago.f

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rubensilva

Boas,

Desculpe estar só a responder hoje, mas só agora mesmo é que pude testar.

Infelizmente não consegui conectar, dá o erro 10060 descrito como erro desconhecido, "Unknown Error".

Presumo que não está a retornar a ligação depois de chegar ao pc onde ta alojada a bd.

(Penso que seja do firewall não estar a permitir, daqui a 5 minutos já edito dependendo do teste).

Editado por rubensilva

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.