Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

rmpt

Autenticação web com cartão de cidadão

Mensagens Recomendadas

rmpt

Boas pessoal,

com esta alteração do chrome deixar de suportar Java houve alterações na forma de autenticação através do cartão de cidadão.

Já instalei a aplicação autenticacao.gov.pt que é chamada quando, por exemplo, nos autenticamos com o cartão no portal das finanças.

A minha pergunta é, como utilizamos a aplicação autenticacao.gov.pt na nossa app web?

Ja vi alguns documentos oficiais e não oficiais, mas as explicações recaem sempre em apps standalone ou são coisas já antigas. Alguém já teve de implementar isto recentemente? Onde está a especificação de como utilizar a app do governo?

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jrabasilio

Bom dia,

Tenho o mesmo problema, gostava de utilizar a aplicação Autenticação.gov.pt já instalada para comunicar com a minha app web, mas ainda não encontrei nenhuma documentação de como fazer

Tem alguma ideia de como posso utilizar?

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rmpt

Sim, se bem que no final de contas não precisei de autenticação mas apenas de ler os dados do cartão.

Tive de fazer o meu próprio plugin para o chrome, que por sua vez comunica com uma app tambem desenvolvida por mim que vai ler o cartão. Para isso basta ter o middleware do CC instalado que quando acedes a morada por exemplo, ele pede-te a pass.

Quanto à autenticação, acabei por não precisar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jrabasilio

Se bem percebi criaste um plugin para o chrome, e ainda uma aplicação para ler a informação do Cartão de Cidadão, ou seja o teu plugin comunica com o teu browser , e com a tua app local que sabe ler os dados do Cartão.

Inicialmente estava a pensar numa solução do género, mas o plugin limita-me logo ao chrome, ou teria de fazer um plugin para o firefox , IE, EDGE ...

De uma coisa tenho "quase" a certeza, tenho de ter sempre uma app local que lê os dados do cartão e envia a webApp. Agora como vou fazer a comunicação da localApp com a webApp é que tenho de ver.

O plugin não é uma má abordagem , o problema é ter varios browser.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RubenRocha

Boas! aproveitando o topico... já conseguiu implementar essa solução? pode me ajudar

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RubenRocha

Ainda não encontrei nada que me explique como comunicar com esse plugin... alguma ajuda?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rmpt

Não está diretamente relacionado com autenticação, mas criei há tempos 2 tópicos sobre o cartão de cidadão que podem consultar aqui:

https://ruimptech.wordpress.com/

Tenho código no github para assinatura digital e leitura de dados do cartão, pode ser que ajude em alguma coisa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.