Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hugu

Como gerar o formato PDF/X-1a?

Recommended Posts

Hugu

Alguém sabe como se consegue gerar o seguinte formato PDF/X-1a no inkscape, gimp ou assim algum software gratuito, sem ser nesses programas do acrobate que só é nas versoes pro ou que é preciso pagar?

Ou, melhor, existe algum conversor online que o faça, sem ter de andar a instalar programas só para usar uma vez ou que nao exista tutorial com os passos?

Obrigado

raf2005

Tem o Scribus, ele tem a vantagem de trabalhar com CMYK. O que faço é fazer a arte no inkscape e importar como imagem no scribus e gerar o pdf/x-1a.

Hugu

boas raf2005,

esse scribus é opensource e não precisa de ser instalado mais nenhum plugin ou afim extra?

Seria pedir muito se podias fazer um video espécie video tutorial onde tu pegavas nesse scribus e geravas entao um pdf/x-1a para saber onde clickas e em que menus vais?

E terias de gravar em que tipo de imagem? nao podia ser o file em formato pdf feito no inskcape?

p.s.: eu acho que ja tentei instalar esse scribus à uns meses, e acho que nao tive sucesso na instalação por causa de algum erro, ou por era preciso instalar mais qualquer coisa a mais..

p.s.s.: existe algum software ou simulador gratis/opensource (mas de momento só para windows 64bits) que me pode validar se o pdf está no formato pdf/x-1a ? é que alguem diz ter-me feito ja a conversao, mas quando vou ao site da grafica o site deles continua a dizer que o formato do flyer que tento pedir continua a n ser o formato pdf/x-1a... já nao sei se nao seja mãnha do site pois, para converterem o formato eles cobram pelo serviço...

Edited by Hugu

raf2005

O scribus é opensource, pode baixar a versão 1.4.6 que é estável.

O link para download:

https://sourceforge.net/projects/scribus/files/scribus/1.4.6/

Um link para você aprender a fazer :

https://jotapontoroberto.wordpress.com/2013/08/31/gerando-um-pdf-x1a-com-inkscape-e-scribus/

Eu prefiro importar como imagem do que pdf é porque a importação em pdf o scribus não está estável.