Ir para o conteúdo
nnunoo

Dúvida LibreOffice Base

Mensagens Recomendadas

nnunoo

Boa tarde,

No meu trabalho criei uma base de dados em LibreOffice Base, não criei em Access, pois não temos licenças, ou melhor não há dinheiro para tal, e então quem pertence à administração pública tem que usar o pacote LibreOffice.

Posto isto, e após algumas horas perdidas (pesquisa e tentativa erro) lá consegui fazer a base de dados, não é muito diferente do Access, mas tem algumas particularidades.

A minha base de dados é constituída por 2 tabelas, Identificação da Pessoa e Identificação do Livro. Sendo que nas 2 tabelas têm uma chave primária "NrCC", e estão relacionadas com a relação "left join". O problema é que quando executo o formulário respetivo e registo 2 livros com o mesmo "NrCC" dá-me o seguinte erro:

Error inserting the new record. Violation of unique constraint SYS_PK_136: duplicate value(s) for column(s) "NrCC" in statement...

Alguém conhece ou trabalha com o Base, que me consegue ajudar?

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nnunoo

NrCC é o número do cartão do cidadão.

Ou seja, na tabela Identificação da Pessoa, tenho os seguintes campos: NrCC, Nome Completo, Data Nascimento, Morada, Contacto Telefónico. Na tabela Identificação do Livro, tenho os seguintes campos: NrCC, Nr Série Livro, Ano Livro, Autor, Editora e Nome do Livro.

Tenho NrCC na tabela Identificação do Livro, para identificar a pessoa que requisitou o livro utilizando a informação que consta na tabela Identificação da Pessoa.

Como acham que devo fazer? Sendo que pretendo manter estes campos.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PaisNeto

Bom dia,

O que devias fazer, era ter 3 tabelas

Uma para identificar as pessoas, outra para identificar os livros e outra para registar as requisições

Na tabela das requisições guardas a chave primária da pessoa e a chave primária do livro, podes ainda guardar a data da requisição.

Da maneira que estás a fazer não é a maneira correta.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Concordo com o PaisNeto. Uma BD é assim que deveria ficar. Apenas acrescento, que deverias ter também uma flag/campo na tabela requisições, para indicar se o livro já foi ou não devolvido. Dessa forma consegues identificar quais os livros que estão "fora", sem teres de apagar o histórico.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.