Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

Localhost

O p@p tá morto?

Mensagens Recomendadas

Localhost    3
Localhost

O que se passa com o fórum? Não vinha aqui há algum tempo e parece que o fórum tá muito mais parado do que aquilo que era.

What's happening?

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais    67
brunoais

Não gosto do editor.

As perguntas são demasiado repetitivas. O pessoal não pesquisa -_-.

Pouco tempo para mim todos os dias e ando cansado do trabalho, tenho que o racionalizar e há coisas que tive que deixar para trás.

Isto tem estado nesta sequência e decréscimo desde que mudámos do SMF :S. O melhor pessoal daqui que não é staff ou moderador foi-se...

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    272
CrominhO

Não gosto do editor.

As perguntas são demasiado repetitivas. O pessoal não pesquisa -_-.

Pouco tempo para mim todos os dias e ando cansado do trabalho, tenho que o racionalizar e há coisas que tive que deixar para trás.

Isto tem estado nesta sequência e decréscimo desde que mudámos do SMF :S. O melhor pessoal daqui que não é staff ou moderador foi-se...

A questão é tentar perceber porque é que o pessoal se vai... Tudo o que disseste em cima, fartei-me de repetir e algumas vezes ainda levei por tabela, foi até cansar... Mais, não existe um meio termo entre moderador/staff e utilizadores, logo, a partir do momento em que deixo de seguir um Quadro e ajudar por causa dos miudos que vêm cá uma vez e nunca mais vêm, deixo também de ajudar quem já me ajudou porque não tou a seguir o quadro... Isto multiplicado por alguns utilizadores tira imenso movimento ao forum...

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

O maior problema é a cada vez maior afluência de peregrinos e o abandono dos monges fundadores do convento e de toda a sua cultura.

O porquê disto estar a acontecer devia ser bem analisado. Mas aí surge outro problema: o interesse em analisar isto mesmo. E ainda antes da análise, o reconhecer do problema.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu    21
brunuu

Eu registei nisto ainda á pouco tempo.

Não sei como o fórum era de antes mas é mais vivo que alguns fóruns que participo.

Também há o facto de a programação já não interssar mais no pessoal mais novo, "deixou de ser moda" ou é muito dificil.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger    50
Flinger

Posso dar o meu contributo, já que fui uma das pessoas que deixou de frequentar o fórum.

E tudo se resume a tempo... Mais trabalho, menos tempo durante o dia, a família cresceu, menos tempo durante a noite... Simples. À medida que a geração que viu o fórum nascer e crescer vai envelhecendo, vai tendo mais responsabilidades, mais afazeres e menos... tempo...

As novas gerações, não viram o forum nascer e crescer, e não se sentem atraídas por ele. Além disso têm outros recursos à sua disposição... Não me parece que seja um problema de programar estar ou não na moda, mas sim da plataforma em si, já não é tão apelativa à nova geração, mais habituada a youtube's e facebooks...

Resta tentar encontrar novas formas de chegar até eles...

Editado por Flinger

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    211
apocsantos

Boa noite,

Bem, eu ainda cá vou passando, mas tal como os outros ando sem a mesma disponibilidade que tinha no inicio! Quando tenho mais disponibilidade passo por cá e respondo a tópicos e faço o que posso.

De facto muitas das perguntas por cá, tornaram-se "maçadoras" e "desinteressantes", ou até "pouco desafiantes", mas isso também creio que tenha a ver com a cultura do "instant-pay off", em que as pessoas deixam de se esforçar e de tentarem aprender e optam por "pedir a papinha toda feita", desinteressar-se por programação, porque é mais fácil usar software já feito ou ferramentas que "geram código", quase sem esforço. Em suma uma "cultura consumista", onde "se consome" mas não se produz e talvez mais grave ainda, onde "só se faz algo se houver uma contrapartida", o que a meu ver é "contra-producente".

Poderia alongar-me por aqui em diante, mas já se faz tarde!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Baderous    32
Baderous

Para além dos motivos já apresentados anteriormente (redução do tempo livre, repetição das mesmas perguntas), também tenho estado a participar mais no StackOverflow.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
MacgyverPT    1
MacgyverPT

Boas.

Eu fui dos que deixei de passar por aqui por falta de tempo e minha culpa também por usar o google para me responder a alguma duvida, no entanto não deixo de passar por cá para ler alguns tópicos. Como podem ver pela minha assinatura, fazia parte da extinta linteam (com isto quer dizer que tenho o registo há muito tempo) e o pessoal nesse tempo era bastante activo e o aumento de informação crescia de hora para hora. Hoje, o pessoal vem cá caído de para quedas, quer a papinha toda feita e as perguntas, como alguém já disse, são praticamente as mesmas e nem se dão ao trabalho de pesquisar no fórum se já existe a mesma dúvida e/ou semelhante. O fórum sobrevivente com entreajuda de todos, mas o pedir, ter a resposta e ir embora sem mais cá voltar faz com que o P@P tenha o movimento que tem actualmente (e isso temos verificado constantemente).

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled    8
Nazgulled

Já não vinha aqui há séculos... Vim hoje e deparo-me com este tópico, que engraçade!

Já disseram tudo, não tenho nada a acrescentar :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hipnoted    5
Hipnoted

Já não vinha aqui há séculos... Vim hoje e deparo-me com este tópico, que engraçade!

Já disseram tudo, não tenho nada a acrescentar :)

Eu também... :) Não vinha cá há coisa de 1 ano e estive agora a ver, não comentava há mais de 2 anos. :P

Mas é bom voltar a ver algumas "caras" conhecidas. :D

Já disseram tudo, ou quase. Admito que não gostei da mudança desde o SMF e da ".Netização" que o fórum sofreu a certo período, mas a verdade é que já na altura não metia cá muito os pés. Hoje em dia é dificílimo manter uma comunidade destas activa como o era antigamente. "Mudam-se os tempos, ..."

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    211
apocsantos

Bom dia,

Em 17/06/2016 às 00:26, Hipnoted disse:

. Hoje em dia é dificílimo manter uma comunidade destas activa como o era antigamente. "Mudam-se os tempos, ..."

Bem, acho que com esta frase disseste tudo o que poderia ser dito de uma forma simples e objectiva! É muito mais difícil agora, do que era antigamente, os tempos mudam-se!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo
28 minutes ago, apocsantos said:

Bom dia,

Bem, acho que com esta frase disseste tudo o que poderia ser dito de uma forma simples e objectiva! É muito mais difícil agora, do que era antigamente, os tempos mudam-se!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

até pode ser, mas acho que voçes conseguem criar um activity graph do fórum, e ver que afinal ele não está assim morto como dizem

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    75
Virneto
59 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

até pode ser, mas acho que voçes conseguem criar um activity graph do fórum, e ver que afinal ele não está assim morto como dizem

Boa ideia. A mim também me parece que não está assim tão morto. 

É uma excelente comunidade. Um excelente recurso.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    211
apocsantos
1 hora atrás, HappyHippyHippo disse:

Boa tarde,

Eu não disse que estava morto, mas sim que era muito mais difícil agora do que antigamente!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    272
CrominhO

@HappyHippyHippo Vocês não Voçes... com E ou I não precisas do C cedilhado

Em 03/01/2017 às 14:39, apocsantos disse:

Boa tarde,

Eu não disse que estava morto, mas sim que era muito mais difícil agora do que antigamente!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Boas tardes, 

Eu penso que o mais importante era tentar perceber o porquê (tal como disse em cima)...  mudam-se os tempos e agora é mais dificil "é curto"  para tal esvaziamento... Claro que os tempos mudam, mas as plataformas deveriam acompanhar essa mudança. 

A meu ver houve pelo menos 2 questões que marcaram essa mudança, 

A Administração não resolveu atempadamente a questão de atribuição de níveis de utilizadores... É mau quando muita gente é Staff, mas é pior ainda deixar sair do P@P algumas pessoas que muito tinham a dar ao forum. Nem que tivessem que criar um 3º nível, e não devia ser algo garantido ou permanente, um utilizador hoje podia subir como poderia descer por algum comportamento menos correcto ou uma participação menos activa, tal como na Administração. 

As PMs são mesmo muito más :-/ ... eu por mim falo, se antigamente tava cá 90% do tempo, agora venho cá 1 ou 2 vezes por mês e o resto do tempo tou num chat. 

Peço desculpa pela frieza das palavras, mas volto a dizer, o importante é tentar perceber porque tanta gente vinha ao forum e agora tá quase sempre vazio. 

Cumprimentos,

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    211
apocsantos

Boa noite,

Não conseguimos de momento concorrer com o stackoverflow. Alguns comportamentos cá, levaram a um êxodo de muita gente, para outras comunidades, nomeadamente o pplware.

Temos agora mais que nunca concorrência dos grupos de facebook. Temos como concorrer com isso ?

Tanto quanto sei o staff está a trabalhar para solucionar a situação. Vamos ver no que vai dar e começar a propor soluções! Porque dizer que está mal ou citar e criticar também é curto!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

P.S.: Este assunto está a ser discutido noutro local, pela administração.

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO    272
CrominhO

Boa noite, 

Apoc a tua pergunta é respondida pela tua resposta... Não venho cá há 3 meses, vim cá agora porque o assunto me interessa, e fiz 2 criticas construtivas(desculpa se me pareceu que as interpretaste como destrutivas) e dizes que tá a ser discutido noutro lado pela Administração :-\ ... então nem sequer vale a pena o pessoal dizer nada... 

Por mim tudo bem, eu achava estranho era que dissesses, vamos anotar e discutir, e depois ainda perguntam pq o forum tá vazio :-/  

Cumprimentos,

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    211
apocsantos

Boa tarde,

Todas as sugestões são devidamente anotadas e discutidas! Nem todas serão operacionalizáveis, mas todas são devidamente anotadas e discutidas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu    21
brunuu

Todos os fóruns de programção, tecnologia e coisas assim que participo estão completamente vazios ou com pouco movimento.

Até o zwame anda meio parado.

Eu acho mesmo que o problema é que as pessoas deixaram de quer saber de coisas deste tipo, o facebook também substitui muitas comunidades.

Editado por brunuu

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

Premissa do problema: A esmagadora maioria das pessoas são como os burros: têm duas palas de cada lado dos olhos.

Problema de base: O pessoal agora é vidrado no Facebook e em tudo o que é desta infame empresa, ainda que nem saibam conscientemente que pertence ao Facebook: WhatsApp e Instagram.

Solução para o problema: Tirar as palas às pessoas.

Nível de dificuldade: Impossível.

Resumi bem? :P

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    96
M6
20 hours ago, brunuu said:

Todos os fóruns de programção, tecnologia e coisas assim que participo estão completamente vazios ou com pouco movimento.

Até o zwame anda meio parado.

Eu acho mesmo que o problema é que as pessoas deixaram de quer saber de coisas deste tipo, o facebook também substitui muitas comunidades.

Esse é um dos problema.

O formato morreu.

Da mesma forma que os fóruns tomaram o lugar dos news groups, há outros formatos que tomaram o lugar dos fóruns.

Daí andar há anos a dizer que devíamos evoluir...

@thoga31

Mais cego é o que não quer ver...
Digo isto porque quem não quer ver, não me "interessa".
Ou seja, não estou aqui por aqueles que não querem "ver", mas sim para aqueles que têm interesse.

O problema não são os utilizadores.
O problema somos nós!
O problema é que estamos longe dos utilizadores e nos afastamos a cada dia que passa.
Somos nós que temos que nos aproximar dos utilizadores e não o contrário.

Se o nosso formato fosse news groups, estaríamos mortos. Podíamos culpar quem quiséssemos, a começar pelos utilizadores, e dizer cobras e lagartos do FB, dos fóruns, do YouTube, etc. mas a verdade é que fomos nós que não parámos no tempo e entrámos em negação.

Se não evoluirmos como fizeram os utilizadores, algures no futuro seremos apenas uma peça de arqueologia que alguns lembraram com mais ou menos saudade. Tipo, o ZX Spectrum, que me é muito querido, teve o teu tempo, mas que hoje em dia é totalmente irrelevante ao nível da computação e dos jogos...

Editado por M6

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo
6 minutes ago, M6 said:

Daí andar há anos a dizer que devíamos evoluir...

evoluir para quê ? uma social network ?

Seria uma ideia engraçada, onde cada um tinha uma área pessoal onde poderia se apresentar, assim como desviar o conceito de secção para um grupo dentro da social network, depois os tópicos seriam entradas com replies às mesmas. depois poderia existir grupos associados tanto a linguagens, tecnologias como a projectos.

ps : @apocsantos, não sei como vai o tema que apresentei à uns tempos de usar o p@p como um "external signing service". estou (aos bocados) a fazer o meu site e pretendia usar essa ideia para forçar a ter comentários identificados

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.