mpix Posted January 23, 2007 at 04:39 PM Report #78063 Posted January 23, 2007 at 04:39 PM Estou a fazer uma aplicação em VB .net (como estou a aprender vb .net achei que o melhor é fazer algo enquanto vou lendo 😛 ) Estou a fazer uma aplicação onde vou ter (criar, editar e apagar ) dados pessoais de alunos e professores. Questões: Devo ter dois formularios ou apenas um a fazer tudo? Isto é devo ter os dois formulários explicados a seguir , juntos ou separados ? Que acham ser melhor? ( formulário para inserir um novo aluno. (formulário para introduzir dados pessoais e depois ao clickar no botão submete) + formulário igual ao inserir novo aluno mas com uma datagridview e um campo com filtro de pesquisa para mostrar apenas os alunos por um dados critério (ex: alunos com nome joão ; ou alunos que moram em Lisboa, etc) No datagrid eu queria que ao clickar numa linha qq esta enviasse o id (apenas) e assim fazia uma nova busca na bd e prenchia o formulario (penso ser a melhor ideia) Como fazer isto é mais difícil. Meter os dados na datagrid já consegui e fiz por codigo. Mas queria mostrar apenas o nome, bi, e morada Mas ao clickar enviava apenas o id. Mas como guardo o id sem o mostrar (Dá para perceber a minha confusão?!?!) edit: Na datagridview aparece id_aluno, nome_aluno, morada_aluno, etc no evento mouseclick escrevi txtLocalidade.Text = Me.DataGridView1.CurrentCell.Value isto manda-me o conteúdo da célula para a textbox. Eu queria e´que clickando em qq parte da linha me fosse enviado o id_aluno para aquela textbox. Mas o que realmente keria era mostrar apenas na datagridview o nome_aluno, morada_aluno e (nao sei como) era guardadao o id daquele aluno em alguma variável sem mostrar ao utilizador e ao clickar envia o id para a textbox... (por exemplo no html meto um campo a hidden) 1 abraço. 😉
Tiago Salgado Posted January 23, 2007 at 08:29 PM Report #78145 Posted January 23, 2007 at 08:29 PM Q confusão do caraças 😉 Quanto à questão dos formulários, poe em 2 formulários separados. Experimenta isto para te devolver o ID: txtLocalidade.Text = Me.DataGridView1.CurrentRow.Cells("ID") Onde "ID" é o que puseste na propriedade NAME da coluna. Nas propriedades de cada coluna, tens lá o Visible que podes por a True ou False, para mostrar , ou nao, o campo.
mpix Posted January 23, 2007 at 11:39 PM Author Report #78219 Posted January 23, 2007 at 11:39 PM Q confusão do caraças 😛 é o q faz não perceber muito do assunto ? amanha já experimento isso. edit: txtLocalidade.Text = Me.DataGridView1.CurrentRow.Cells(0).Value Assim funciona... O codigo para criar a datagrid é este: DataGridView1.Rows.Clear() DataGridView1.Columns.Add("Cod_Aluno", "Codigo_Aluno") DataGridView1.Columns.Add("Aluno_Morada", "Morada") DataGridView1.Columns.Add("Aluno_Localidade", "Localidade") ' Tambem posso utilizar isto mas preferi fazer manualmente para dizer o nome que queria que aparecesse ' For intCol = 0 To .FieldCount - 1 ' DataGridView1.Columns.Add(.GetName(intCol), .GetName(intCol)) ' Next 'Define a largura da coluna com base na largura do cabeçalho DataGridView1.AutoSizeColumnsMode = DataGridViewAutoSizeColumnsMode.ColumnHeader 'percorre o datareader enquanto houver dados While .Read 'Obtem os dados como em um objeto array Dim objCelulas(intCol) As Object .GetValues(objCelulas) 'Inclui uma linha de cada vez no datagridview DataGridView1.Rows.Add(objCelulas) End While 1 abraço 😉
Recommended Posts