Ir para o conteúdo
saca-rolhas

Melhor mesa para desktop

Mensagens Recomendadas

saca-rolhas

Boas Fórum,

Necessito da vossa ajuda. Ando em busca de uma nova secretária com o intuito de ter um espaço ergonómico e confortável para actividades de lazer e profissionais em frente ao PC.

Tenho andado a ver artigos sobre o assunto mas até agora ainda não fui ao encontro do conceito inicial que tinha em mente.

Os requisitos que procuro numa secretária são:

-Bom cable management

-Tampo resistente a riscos e fácil de limpar

-Capacidade de arrumação de equipamento adicional (i.e.: dois desktops, consolas, impressora, gadgets, etc.)

Peço a vossa sugestão visto que a área de mobiliário não é bem a minha praia e possa ser que haja alguém que já tenha uma solução própria.

Tenho noção que ando em busca de algo muito específico e exigente, no entanto espero obter algumas ideias de produtos que hajam no mercado e se calhar acabar por ou alterar os mesmos ou mandar fazer algo à medida, por isso todas as respostas serão bem vindas.

The worst part of censorship is ****

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Eu não adquiri uma secretária que cumprisse esses requisitos. Quando ainda havia Moviflor, houve uma promoção muito boa numa secretária muito simples de 160x78cm e que trazia um módulo com 3 gavetas e 2 prateleiras. Removi o módulo para este ser independente e assim ganhar todo o comprimento da secretária.

Ao longo dos anos - e já vão mais de 8, salvo erro -, fui "kitando" a secretária. Com uns parafusos, porcas e anilhas decentes, anexei uma prateleira de parede na lateral da secretária para acomodar o desktop, ficando o subwoofer convenientemente por baixo, uma prateleira mais pequena atrás onde tem o NAS, o Raspberry Pi e o respectivo HDD externo, e na placa longitudinal aparafusei o router e o switch. Para cable management, usei calhas técnicas e alguma "arte" :)

Ainda tenho uns tweaks a fazer, mas o moral da história é que esta secretária talvez me tenha saído mais barata do que uma já preparada para esse fim, além de que foi sendo personalizada à medida das minhas necessidades - a secretária adaptou-se a mim, e não eu a ela. ;)

Cumprimentos.

• Voto 1

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
saca-rolhas

Eu não adquiri uma secretária que cumprisse esses requisitos. Quando ainda havia Moviflor, houve uma promoção muito boa numa secretária muito simples de 160x78cm e que trazia um módulo com 3 gavetas e 2 prateleiras. Removi o módulo para este ser independente e assim ganhar todo o comprimento da secretária.

Ao longo dos anos - e já vão mais de 8, salvo erro -, fui "kitando" a secretária. Com uns parafusos, porcas e anilhas decentes, anexei uma prateleira de parede na lateral da secretária para acomodar o desktop, ficando o subwoofer convenientemente por baixo, uma prateleira mais pequena atrás onde tem o NAS, o Raspberry Pi e o respectivo HDD externo, e na placa longitudinal aparafusei o router e o switch. Para cable management, usei calhas técnicas e alguma "arte" :)

Ainda tenho uns tweaks a fazer, mas o moral da história é que esta secretária talvez me tenha saído mais barata do que uma já preparada para esse fim, além de que foi sendo personalizada à medida das minhas necessidades - a secretária adaptou-se a mim, e não eu a ela. ;)

Cumprimentos.

É nesse prisma que estou a visualizar a minha próxima secretária, algo que se adapte a mim e não o contrário, estou a tentar pelo menos ir ao encontro do máximo possível parecido ao que pretendo para que o trabalho de modificação seja mais leve.

O IKEA permite a aquisição de diferentes peças para criar-se algo mais personalizado, contudo um dos motivos que me levam a procurar uma nova secretária é o facto de o material do IKEA é barato por um motivo... a minha actual secretária do IKEA ao fim de 5 anos apresenta um grande desgaste principalmente na área do tampo onde a tinta saltou em áreas onde punha coisas quentes (caneca do chá).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Eu também tenho uma do IKEA. Normalmente a única coisa que procuro é um tampo o mais amplo possível, até porque tenho sempre muitas coisas para colocar em cima.

Para teres ideia, nessa tenho 3 monitores (1 de 22", 2 de 17"), uma extensão de 10 ou 12 sockets, uma mesa de mistura de 4 canais, uma placa de som externa, um saitek x52, disco externo, teclado, e rato com tapete.

Quanto à organização da cablagem, prefiro abraçadeiras de velcro e um organizadores autocolantes, por é muito frequente alterar a configuração, e sistemas de calhas acabam por dar demasiado trabalho... Pela mesma razão tenho a extensão em cima do tampo e não atrás ou no chão.

Quanto à durabilidade, não te posso dizer muito, só a tenho à ano e meio, mas para já não tive problemas. Claro que não estou à espera que me dure uma vida, mas pelo preço que custam... Além disso o serem baratas têm uma vantagem... Se te cansares dela, ou precisares mudar o espaço e tiveres de trocar de secretária, não te vais chorar todo pelo dinheiro que deste por ela :D

Quanto ao espaço de arrumação, sendo IKEA podes sempre complementar com os módulos que quiseres, à tua media. No meu caso tenho um modulo alto ao lado onde tenho a impressora e todo o tipo de material de escritório e arrumação. Mas isso depende sempre de caso para caso e do espaço livre.

Se quiseres, depois posto uma foto do meu espaço.

PS: Só por curiosidade, se a carteira for larga, tens aqui uma solução bem interessante :cheesygrin:

Editado por Flinger
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

A primeira secreatria que tive, fi-la comprando um tampo e usando umas pernas de metal duma maquina de costura dos anos 60 ou isso... Acabou por nao ser grande pois as pernas de metal nao eram tao fortes assim.

A minha secretaria actual sao dois cavaletes do IKEA com o maior tampo que la havia. nada mau. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Deixo aqui, por curiosidade, umas fotos da minha secretária. Estão um pouco desactualizadas, mas ilustram bem o que fiz.

1) Prateleira de parede para o desktop. O subwoofer está por baixo. O desktop ficou em linha com o tampo da secretária. Do lado esquerdo está o tal módulo que eu separei da secretária - é onde se encontra a multifunções.

desktop_prateleira.jpg

2) Router e switch aparafusados à traseira da longitudinal, e prateleira de parede mais pequena com o NAS, Raspberry Pi e respectivo HDD externo. De notar as calhas técnicas.

Nota: a extensão sêxtupla também já tem o cabo numa calha técnica; aqueles pregos rápidos foram uma solução de última hora quando constantei que me tinha esquecido de comprar calha para ali! :P

desktop_network.jpg

3) Vista do outro lado da secretária: extensão aparafusada à lateral, ao fundo. Mais calhas técnicas - numa delas podem-se ver os cabos do monitor a saírem por um buraco lateral que fiz.

Nota: ignorar a desorganização da prateleira... esse é o resultado de se usarem cabos de metro e meio num espaço de três dúzias de centímetros :D

desktop_longitudinal.jpg

4) Pormenor da prateleira traseira e do NAS: prendi uns apoios à prateleira para o NAS não tombar, e toda a secretária e os apoios estão forrados com uma base de borracha (a principal função é absorver a vibração do NAS).

desktop_nas.jpg

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

...

Nota: ignorar a desorganização da prateleira...

...

@thoga31..

se eu colocasse uma foto da minha "instalação", Raspberry incluído, ias redefinir o teu conceito de desorganização... :P

ps.: thumbs Up para aquele case em lego!! muito bom!! :cheesygrin::thumbsup:

e para a questão do @saca-rolhas, aqui ficam os meus 5 cents...

Não comprar secretária de tampo em vidro! :P

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
saca-rolhas

Boas ideias, o uso de calhas para cable management é uma opção simples e barata.

Estou a pensar numa mesa de canto onde contenha prateleiras em baixo para os aparelhos todos, um módulo de gavetas e um desktop a cada lado.

Algo deste género:

Corner-Desk-Multi-Monitor-Best-Computer-Desks-for-Gaming.jpg

Composto por 3 peças, uma secretária apenas com prateleiras para o desktop de trabalho onde as prateleiras vão ter: impressora e leitor de VHS e um daqueles tampos de deslizar com o seu respectivo teclado e rato. Uma secretária para o desktop de entretenimento com prateleiras para as consolas e um módulo de gavetas para arrumar os acessórios. E a peça do meio que vai juntar as duas que vai ter os 3 monitores teclado, rato e headsets.

Acho que vou sacar do CAD a desenhar isto. :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
saca-rolhas

@Virneto eu já tive uma de vidro, my life biggest mistake, os Ratos a opticos adoram essas mesas.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
saca-rolhas

Um update na minha demanda, descobri uma forma brutal de arrumar hardware que cumpra com as dimensões de unidade de Rack.

https://wiki.eth0.nl/index.php/LackRack

Há muitas ideias de aplicação disto todas muito boas e de certo muito mais barato que comprar um Rack gigante. :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boas tardes,

Eu ainda não encontrei nenhuma pré-feita que me satisfaça as "medidas", até porque gosto de ter prateleiras em cima, para suportar a quantidade razoável de livros que gosto de ter a jeito, bem como componentes electrónicos e outro material.

Se pensares em fazer uma ou adaptar uma pensa na largura que tens disponível. Uma solução em "L" pode ser vantajosa, mas perdes uma parte substancial do espaço inferior. as soluções rectangulares tendem a oferecer melhor rácio de espaço ocupado/área útil.

Como não compro nenhuma faz anos, porque me limito a adaptar a minha, que vai de momento na "versão 7.1" e deve conhecer a "7.2" durante o verão, não estou muito a par do que se vê a não ser no ikea, porque sempre que lá vou, aproveito para "tirar ideias"!

O problema dos riscos, eu resolvi com vidro duplo, laminado em cima do tampo. Não fica assim tão barato, mas tendo em conta que ponho tralha e mais tralha em cima, reparo máquinas e soldo componentes no mesmo tampo, além de fazer desenhos a acetato para os limpar de seguida, não tenho queixa.

Os cabos usei calha técnica, na parte do fundo da secretária fixadas à tábua de platex, e réguas com 6 tomadas e corte com fusível, para alimentação eléctrica. Assim tenho sempre tomadas livres, e os cabos todos organizadinhos dentro da calha etiquetados e marcados com fita serrilhada.

Quanto a dimensões ela tem 180cm de largura, 80cm de fundo, 75cm de altura.

O tampo foi comprado separado, bem como o vidro que acenta por cima, as plateleiras superiores são do IKEA, com adaptações, são basicamente duas estantes unidas, com 5 prateleiras de 180cm, por baixo junto às pernas da secretária de um dos lados está um modulo de gavetas daqueles comprados pré-feitos em pinho bruto, do outro está amplo e por detrás do modulo de gavetas está um compartimento de arrumos com uma porta e chave.

Na próxima versão quero ver se acrescento um pouco mais ao L e aumento o numero de prateleiras.

Nada como construir a secretária a gosto e acaba ficando mais barato.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

secret%C3%A1ria.png

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.