Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedro_nuno

Dicas urgentes

Mensagens Recomendadas

pedro_nuno

Boa tarde.

Eu preciso de um conselho. Preciso urgentemente de melhorar a minha programação em C/C++, porque sou estudante universitário de engenharia informática e não estou a conseguir acompanhar as coisas. Não importa quantas vezes leia uma determinada matéria, que acabo sempre por esquecer como as coisas funcionam. Alguém sabe de algum bom livro/site/vídeos que explique as madeiras de C ou C++ de uma forma sucinta, fácil de perceber?

Como conseguiram atingir o vosso nível de conhecimento? "Tremo" a cada exercício que tenho de fazer e sinto sérias dificuldades a fazer as coisas mais simples. No entanto, preciso mesmo de ser bom nisto. Preciso de ser autónomo e de ter a capacidade e o conhecimento de resolver os problemas que me surgem. Por favor, todas as dicas e conselhos são bem-vindos.

Muito obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

como consegui atingir o nível que atingi ? muitas directas, mesmo muitas

infelizmente, não existe uma boa solução para o teu problema senão estudar e trabalhar muito.

agora, fontes de informação, além o fórum não sei... alguém no fórum deverá saber talvez

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedro_nuno

Pois mas essas directas, esse estudo é onde está o meu problema. Isto porque, como disse, tenho sérias dificuldades em fazer as coisas, mesmo as mais simples.

Aparecem-me tantos erros, tantos obstáculos que nem sei como os ultrapassar.

Muito obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Aparecem-me tantos erros, tantos obstáculos que nem sei como os ultrapassar.

só existe uma solução para uma lista grande de erros : a primeira coisa é resolver o primeiro.

o fórum tem uma grande vertente de ajuda, se tens alguma dificuldade, apresenta que alguém irá te ajudar

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

pedro_nuno,

O primeiro passo é ter calma e compreender que não somos todos iguais: nem todos conseguimos aprender ao mesmo ritmo. Ainda assim, seguramente conseguirás ajuda do pessoal daqui do fórum, basta que tenhas vontade de aprender e disponibilidade para exercitar o que aprenderes. Entrar em pânico é sempre a pior solução.

Vai colocando as tuas dúvidas; como o HappyHippyHippo disse, o fórum tem uma grande vertente de ajuda -- aproveita-a!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedro_nuno

Um dos vários problemas que tenho ao estudar programação são as bases.

Por exemplo, eu sei que há int, char, float.. mas se me perguntarem quanto é que cada um ocupa, eu não sei (apesar de ter lido isso recentemente).

Outro é por exemplo, eu sei que as funções recebem parâmetros. Mas se esses parâmetros forem por exemplo apontadores, lá tenho eu de ir ver os apontadores.

Parece que aprendi algumas coisas sobre C (quem diz C, diz C++, Haskell, Assembly...), mas que no final do dia.. não sei nada.

Ás vezes sinto que devia "começar de novo" e aprender tudo outra vez, mas como devem calcular, não tenho tempo para isso, porque o ritmo da universidade não permite. E então passo logo para as coisas que eu penso serem mais "necessárias". Ora, depois de entender a teoria das diferentes matérias, tramo-me na prática e na resolução de exercícios/problemas.

Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas.

Editado por pedro_nuno

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Não estarás a tentar fazer demasiado em pouco tempo? C, C++, Haskell e Assembly... tudo se aprende, mas com o devido tempo.

Quanto às dúvidas que tens, tens o fórum ao teu dispor. Basta criares um tópico com uma dúvida, o pessoal tenta responder-te (e, por vezes, há quem até seja um pouco exaustivo e além de te esclarecer a dúvida pode alargar-te um pouco os horizontes e levar-te a compreender tudo melhor).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedro_nuno

Eu aprendo as coisas quando tenho necessidade disso. Por exemplo, há cadeiras onde tenho de estudar C, e outras onde tenho de estudar Haskell por exemplo.

Também tenho poucas bases de algoritmia. Penso que devo melhorar esse aspecto. Dicas sobre este assunto são também bem-vindas. Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PsySc0rpi0n

Eu não devo ser grande coisa para explicar e como gosto de, pelo menos tentar, aprender, posso tentar explicar a tua primeira dúvida. Desta forma, se eu cometer um erro, serei corrigido e aprenderei com isso.

Tipos de dados

int - números inteiros

char - caractér

Para ver quanto ocupa cada um destes tipos de dados, ou outros quaisquer, podes usar uma função do C que é o sizeof (tipo_dados) num printf. Como isto pode variar de PC para PC devido à arquitetura usada, 32 ou 64 bit, o tamanho destes tipos de dados também varia.

Eu também ainda tenho alguma dificuldades com ponteiros e funções por isso não vou explicar essa parte.

Em programação como em outra matéria qualquer, sempre ouvi dizer "practicing leads to perfection" portanto, isto é mesmo uma questão de prática.

Editado por PsySc0rpi0n

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Eu acho que se calhar estas a ver as coisas pelo lado errado. No primeiro post focas bastante o facto de leres uma determinada materia. Qualquer professor de programacao deveria comecar a disciplina dizendo que programacao nao se aprende a ler mas a fazer. Podes ler imensas coisas, mas no final do dia se nao usares, vao a vida.

Depois existem pequenos truques... Ja pensaste em fazer um programinha para te dizer o tamanho de cada variavel?

Tens exercicios de programacao para fazer?

Tentas encontrar documentacao nas man pages, ou vais ao google?

Tens mesmo de aprender/usar Assembly regularmente?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.