Jump to content

Recommended Posts

Posted
O conselho que dou é não usarem muito o sistema de Frames, e que já usei uma num site e por outros que vejo nesse sistema, faz por vezes aparecer scrool na direita o que fica pouco estetico na minha opnião e o uso de frames limita um bocado a expansão de certas páginas dum site, onde se pretenda outro layout diferente.

A grande chatisse com os frames é que não consegues criar bookmarks para um contexto específico dentro do site, a não ser que abdiques de ver a página com frames.

Na minha única experiência que se pode chamar de webdesigning usei frames. Depois de ter lido recentemente sobre o assunto, jurei que nunca mais os usava (pelo menos para estruturar a página). Há soluções preferíveis que permitem conseguir o mesmo tipo de design que se conseguiria com frames.

Para organizar o conteudo em colunas ou em "barras" horizontais, o CSS tem recursos e expressividade suficientes. Para incluir uma "barra de navegação" comum em vários ficheiros html, podemos usar server side includes, scripts CGI, ou ainda melhor: um script que reconstrua os ficheiros html sempre que os alteramos.

Para ter a barra de navegação sempre à vista, acho que o CSS também consegue fazer esse tipo de coisas. Se não conseguir, o JavaScript permite.

JJ