Jump to content
phelios

Sugestão de Artigo - Preparar Apache para autenticação do Cartão do Cidadão

Recommended Posts

phelios

Boa noite

Gostaria de solicitar a criação de um artigo sobre como preparar um servidor em Apache ( OpenSSL e Mod NSS ) para permitir autenticação via web.

A informação presente neste link https://buzzaround.wordpress.com/2010/08/09/use-authentication-and-a-reverse-proxy-to-protect-your-sites/ ( e posteriores partes, não está adequeada aos tempos de hoje, mas creio que seria um excelente artigo para estar presente no Portugal a Programar.

Se estiverem à procura de razões para um artigo destes, posso enumerar umas quantas:

1. O Estado Português, é Microsoftiano neste aspecto, já que só apresenta instruções para máquinas IIS.
  2. A maior presença de serviços Apache na Web e a incapacidade técnica de muitos suportes técnicos - administradores / programadores em compatibilizar uma tecnologia.
  3. Isto levaria a autenticação via Cartão do Cidadão a todos os websites que requerem login e não precisam de exigir sempre uma conta Facebook ou Google, e requerem uma coisa que é própria do nosso País.

Obrigado e os meus melhores cumprimentos

HappyHippyHippo

e quantos é que tem um leitor de cartões (por acaso tenho um, mas eu não sou exemplo)

ps : não estou dizer para não se redigir o artigo

Edited by HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

phelios

Esses números não faço a mínima ideia. Naturalmente, para o Português, é mais uma peça de plástico inútil, modernices, blah blah...

Se começarem a aparecer mais logins via Cartão de Cidadão, estou quase seguro que muitos vão adquirir um leitor, que, só por si iria justificar e promover uma utilização noutro âmbito que não o do Estado.

Claro que 15 euros ( não sei quanto custa agora ) ainda dá para umas quantas cervejas, mas pronto... :D

Acho mal, fazer registo num website de compras, via Facebook e/ou Google e estar a preencher sempre a morada, nif, etc, quando tenho um pedaço de plástico que me dava para colocar essas informações todas no formulário de registo.