Jump to content

Escolher portátil

martins24

Recommended Posts

Estou a pensar comprar um portatil que sirva pra programação, edição de vídeo e imagem e para alguns jogos menos exigentes.

Como tenho o hábito de trabalhar no photoshop e ter muitas páginas abertas no browser estou em dúvida se 4 gb de memória chegam ou devo optar por 8 gb.

Outra dúvida é que aspetos devo ter em atenção quando vejo o processador e da placa gráfica.

Estou a pensar gastar 500 euros mas talvez tenha que aumentar.

Caso tenham alguma recomendação sobre qual deverei optar ficarei agradecido.

saca-rolhas

Saudações martins24 e bem-vindo ao fórum.

O teu segundo parágrafo está correcto, a palavra gastar é o que melhor se encaixa caso penses em adquirir um portátil de gama de entrada (até 500€) para as necessidades por ti levantadas.

A primeira questão que coloco é: Porquê portátil? Mobilidade? Espaço? Falta de periféricos? Caso não tenhas essas necessidades um desktop pode ser uma opção viável se queres mais hardware pelo teu dinheiro.

Em seguida sobre a memória, posso de dizer que eu em trabalho já cheguei a usar os 8Gb do meu PC só a programar, claro que tinha 3 Eclipses abertos todos a correr pelo menos 2 servidores web Tomcat e um browser com 30 tabs abertas contudo cheguei ao limite da memória muito facilmente e sem me aperceber de tal, isto para dizer que tanto programação, edição de vídeo e imagem são operações que podem dilatar muito em consumo de memória e, sinceramente, depende do tipo e dimensão de projecto.

Agora vamos à palavra chave “gastar” pois eu acho que não vais conseguir um bom retorno do investimento caso adquiras uma maquina nova por esse preço e definitivamente irás gastar dinheiro à toa.

Pode parecer um pouco contra natura o que vou dizer contudo a meu ver a melhor maquina que possas adquirir para trabalhares é mesmo um laptop gaming… eis porquê:

Vêm bem equipados a nível de hardware e features

São desenhados e pensados para longas horas de uso

Apesar de caros para o mercado em que se inserem são muito mais baratos do que uma workstation equivalente

Agora isto tudo não é teu por 500€… novo… podes sempre procurar por alguns usados, contudo aconselho-te a redefinires o budget a fazeres uma pesquisa de mercado a ver se encontras algo que vá ao encontro das tuas necessidades e caso continues com duvidas sobre que marca ou modelo possa ser melhor, é só depois deixar aqui uma mensagem.

The worst part of censorship is ****

Antes demais saca-rolhas obrigado pela resposta.

Portatil porque quero alguma mobilidade, mas estou ciente de que ficaria melhor servido com um desktop mas penso investir mais tarde.

Em questão à memória eu também faço muito isso dai a minha dúvida, o que me levou a subir o meu orçamento até aos 650 no máximo.

Os laptops gaming, do que eu vi, estão um bocadinho puxados para mim.

Pelo que estive a ver estes são alguns do que ja vi mas gostava de uma segunda opinião.

www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=45743#.Vr0AG2G2FNA

www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=45742#.Vr0AT2G2FNA

www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-avancado-15-6-hp-15-ab105np.html

www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-essencial-15-6-asus-k555lj-xx974t.html

Os meus dois cêntimos:

- Os Acer tendem a dar problemas de origem variada;

- Os HP tendem a aquecer bastante.

Em relação aos HP ainda não tive nenhuma experiência, mas com os ACER não tive motivo de queixa.

com os ACER não tive motivo de queixa.

Acredito. Nem todos sentem problemas com os Acer.

Eu também nunca tive problemas com Asus e conheço quem queira manter distância da marca :)

Pessoalmente prefiro Asus, seguido de Toshiba.

E foram os meus dois cêntimos :D

Knowledge is free!

Por 500 Euros não podes misturar 8Gb de ram com um bom CPU.

Há PCs a 400 euros com 8GB de ram mas depois o CPU é um pentium 1.7Ghz SINGLE-CORE que em 2016 nem no word deve funcionar bem.

Eu uso photoshop com 4gb de ram e se tu queres usar também o photoshop não é so a ram que deve te preocupar mas também precisas de uma boa placa gráfica.

Podias tentar esperar algum tempo até teres pelo menos a chance de gastar 600-700 Euros.

Para 500 Euros, este deve ser o melhor que possas arranjar.

https://www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-essencial-15-6-asus-x552mj-sx005t.html

O Pentium aqui é quad-core a 2.16Ghz, é mais ou menos alguma coisa.

Por mais 50 euros tens este aqui

https://www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-essencial-15-6-asusx555lj-r392w1b.html

Que tem um i3 e uma razoavel placa gráfica.

Se quiseres arriscar nos PCs da Acer, este custa 450

https://www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-essencial-15-6-acer-e5-573-p8vx.html

Tem 8gb de ram mas um CPU meio fraco e uma placa gráfica da Intel o que é horrivel.

Edited by brunuu

brunuu obrigado pela resposta.

Eu sei que preciso é de um bom CPU e também de uma boa gráfica,mas como não sou um expert na matéria pedi uma segunda opinião.

Não sei se viste a minha segunda resposta onde disse que aumentei o meu orçamento para 650 euros e colocei alguns links de pc que estive a ver e parece bons mas gostava de uma outra opinião.

Pelo que estive a ver estes são alguns do que ja vi mas gostava de uma segunda opinião.

www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=45743#.Vr0AG2G2FNA

www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=45742#.Vr0AT2G2FNA

www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-avancado-15-6-hp-15-ab105np.html

www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-essencial-15-6-asus-k555lj-xx974t.html

este da asus https://www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-essencial-15-6-asus-k555lj-xx974t.html eu gosto muito da qualidade da asus, mas os i3 já não são topo de linha e também não são perfeitos, são médios.

Os PC da acer tem sempre melhor preço e melhor hardware o problema é a construção e podem dar problemas.

Este da HP eu até gosto, gosto das AMD https://www.worten.pt/inicio/informatica/computadores/portateis/portatil-avancado-15-6-hp-15-ab105np.html

Mas os AMD são fornos, os PCs ha HP aquecem e com a ajuda dos AMD a coisa aquece mais.

Mas os AMD são fornos, os PCs ha HP aquecem e com a ajuda dos AMD a coisa aquece mais.

No Inverno até que nem é mau :D

@martins24, estive a reler o tipo de trabalho que se vai fazer com o portátil, e por 500€ não vais ficar bem servido.

Seguindo como critérios 1) a minha ordem de preferência pessoal por marcas e 2) a procura de uma boa relação qualidade-preço, gostei dos seguintes:

• Toshiba Satellite C55-C-1GV. Tem um i5, que é o mínimo que eu recomendaria para o uso citado no início deste tópico, e tem, no geral, características bastante satisfatórias. Os 6 GB de RAM à partida - que podem ser sempre expandidos mais tarde - são também um ponto forte.
  • Asus X555LJ-5C92W1B. Equipado com um i5 superior ao do Toshiba.

Knowledge is free!

Em 14/02/2016 às 19:30, martins24 disse:

Em relação aos HP ainda não tive nenhuma experiência, mas com os ACER não tive motivo de queixa.

Eu ainda aqui tenho um Acer Aspire 5738Z e ainda trabalha bem... 

4GB quase nem chegam para carregar o sistema operativo, mas se puderes optar por um disco SSD isso vai ficar significativamente minimizado.

Em relação a marcas, tenho uma latinista negra onde a Acer faz parte, vivi com um uns bons 5 anos e deixou-me muito mal em alguns pontos, em particular na configuração wifi que trazia de raiz e no facto de se dar muito mal com Linux (em particular ao nível da gráfica, ATI "nunca mais", apelo menos enquanto me lembrar).
Infelizmente os Toshiba também já não são o que eram, banalizaram-se e passaram a ser apenas mais uns, sem qualquer ponto de destaque em relação à concorrência.
Nunca morri de amores pela HP, são, para mim, igualmente apenas mais uns.

Da Asus não tenho experiência, pelo que não vou opinar.

Se puderes, opta por um Dell, ainda é do melhorzinho que vai havendo, em particular na linha empresarial.

Tens outra hipótese, que é comprar uma máquina usada e com a diferença de preço fazeres uma melhoria na maquina, em especial RAM e disco SSD.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

apocsantos

Bom dia,

Efectivamente Acer pela minha experiência são mesmo "uma boa porcaria"... Entre problemas, falhas e dificuldades de drivers, passando por refrigeração de péssima qualidade, é de chorar... Diria que são portáteis de duas alegrias! Uma quando se compra e outra quando se vende!

Sinceramente fui anos a fio, fã dos Thinkpad, ainda eram feitos pela IBM, agora são fabricados pela Lenovo, mas são mesmo muito bons! Os Asus também primam pela qualidade. Tenho um, já tem 5 anos e está em boas condições de uso! Os MSI depende do trato que se lhes der! Ainda tenho um com 15 anos e a trabalhar! :) Os Dell também são muito bons!

Se precisares de uma máquina que "resista a tudo" um Toughbook da Panasonic é o ideal.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Eu sei que está bem acima do orçamento (cerca de 900euros), mas 500 euros é muito pouco para um computador com boa performance.

Este tem um disco SSD e o desempenho não tem nada a ver com os discos antigos:
http://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis/Asus-K401UQ-14-1-i7-7500U-8GB-512GB-SSD-K401UQ-77B94SB1-p-1-477846

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Deixo aqui também a minha opinião..

das experiências que já tive com portáteis um dos principais preditores de uma boa compra para mim são 1 a marca e 2 o hardware.

Dito isto, eu optaria por Asus em primeiro lugar e Toshiba em segundo. Exatamente como também referiu o @thoga31. E ficava já com este Asus que o @bruno1234 sugere no post anterior.

É que estás a comprar uma máquina que, utilizarás durante muito tempo (espera-se). Acho que vale o investimento adicional ao início.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Passado alguns meses aqui estou para poder (se é que me cabe a mim) encerrar este tópico.

Finalmente comprei um portátil com as seguintes especificações:

Acer Acer Aspire E5-573G

Ecra de 15'6 (Se não estou em erro)
Intel(R) Core(TM) i7-5500U CPU @ 2.40GHz
Supostamente tem 2 gráficas:
Intel(R) HD Graphics 5500 1gb
NVIDIA GeForce 920M 2gb
8 gb de Ram
500 gb  de HD

Apesar de o preço rondar os 600 , comprei por 550 se não estou em erro, em promoção.

Acharam uma boa compra, visto que muito malta discorda da marca.