Jump to content

Só para testar se estou correto nos ciclos

g33kz0r

Recommended Posts

nenhum está correcto

o for e o while é a mesma coisa, podes converter o código entre um e o outro sem problemas.

a diferença é que o for é mais usado quendo tens uma variável de controlo do ciclo específica.

int var = 0;
while (var < 10) {
 // ciclo
 var++;
}

for (car = 0; var < 10; var++) {
 // ciclo
}

o do ... while é que pelo menos uma vez o ciclo será executado

int var = 10;
do
{
 // ciclo executado uma vez
 // mesmo que a condição seja falsa
} while (var < 0)
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Depende de uma questão de gosto do programador (sintaxe) e performance do código. Há quem diga que o ciclo for é mais rápido do que o while, mas diferença pouca! Fica o código mais organizado no ciclo for do que no while, para além de precisares de menos linhas de código. O exemplo dado pelo HappyHippyHippo está excelente. Num código pequeno pode até não fazer sentido substituir o while pelo for. Mas num código maior e mais complexo vais agradecer que os parametros do ciclo estejam numa só linha, como no ciclo for.

Podem-me dar um exemplo de aplicação do ciclo do? Para usufruir da vantagem de se executar o código pelo menos uma vez?

Espero ter agregado valor

ENO

Edited by programmer

Podem-me dar um exemplo de aplicação do ciclo do? Para usufruir da vantagem de se executar o código pelo menos uma vez?

um caso normal do uso do ciclo do ... while é a validação de entrada de dados do teclado:

int valor;

do
{
 printf("Insira um número : ");
 fflush(stdout);
 fflush(stdin);
} while (scanf("%d", &valor) == 0);
Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p