Jump to content

Problem,a ao condicionar o input a digitos em C

Inacabado

Recommended Posts

Muito bom dia a toda a comunidade, e um muito bom dia ao meu amigo HappyHippo em especial;

Tenho um problema no seguinte código:

#include <stdio.h>

void dobro(int *a);
int main()
{
	int n=0;
	printf("introduza numero:\n");
	while (scanf("%d",&n)==0)
			fflush(stdin);
	dobro(&n);
	printf("Dobro: %d\n",n);
return 0;
}
void dobro(int *a)
{
	*a*=2;
}
~

O problema é o seguinte: quero condicionar a entrada de dados a só aceitar dígitos. Ora eu costumo fazer de outra maneira

do {...}(while n > '9' && n< '0')

, mas encontrei esta "solução" que achei elegante no livro do Luís Damas que costumo estudar/consultar e quis aplicar. O problema é que quando insiro um numero a seguir a ter inserido uma letra ele não me dá o dobro. Parece que não salta o ciclo while!!!

Agradecia imenso uma indicação que me leve á resolução deste problema. Muito obrigado a todos um abraço a todos e um especial para o HappyHippo.

Edited by Inacabado

o código apresentado não tem problema nenhum, o que necessitas é perceber o que está a acontecer com a instrução fflush(stdin)

while (scanf("%d", &n) == 0) // enquanto não for possível ler um valor numérico do buffer de leitura
 fflush(stdin);             // limpar o buffer de leitura

agora imagina que inseres a string "n23", o scanf irá falhar por causa do caracter 'n'. devido a isso, a instrução fflush será chamada que irá limpar tudo o que se encontra no buffer de entrada. isto é, o buffer fica sem nada o que irá fazer com que a chamada do scanf do ciclo fique à espera que voltes a inserir novos dados.

para ver se percebes melhor o que acontece, altera o código para algo mais user-friendly:

do
{
 printf("valor ? : ");
 fflush(stdout);

fflush(stdin);
} while (!scanf("%d", &n));
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

agora imagina que inseres a string "n23", o scanf irá falhar por causa do caracter 'n'. devido a isso, a instrução fflush será chamada que irá limpar tudo o que se encontra no buffer de entrada. isto é, o buffer fica sem nada o que irá fazer com que a chamada do scanf do ciclo fique à espera que voltes a inserir novos dados.

Sim mas se inserir somente "n" e carregar "enter", ele limpa o buffer e aguarda a entrada de outro valor. A seguir ao "n" eu insiro o "23" e carrego "enter" e não me dá o dobro!!! Continua a receber valores... Isso é que eu não entendo; pois o segundo valor era um inteiro, por isso deveria saltar o ciclo while, pois a condição já não se verificava!

Edited by Inacabado

Sim mas se inserir somente "n" e carregar "enter", ele limpa o buffer e aguarda a entrada de outro valor.

não, ele nem grava valor nenhum

A seguir ao "n" eu insiro o "23" e carrego "enter" e não me dá o dobro!!! Continua a receber valores...

mas isso eu já expliquei ... ao ler o 'n' falha e o buffer de leitura é limpo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Ok Acho que não estou a perceber bem o que é que a função fflush(stdin) && fflush(stdout) fazem... Vou-me documentar melhor a respeito.

Já agora gostava de perguntar se mantendo o mesmo código:

while (scanf("%d",&n)==0)
   fflush(stdin);

... e utilizando este desenho com as alterações ainda necessárias a fazer consigo limitar a entrada do scanf apenas a aceitar digitos, ou terei de voltar á solução antiga do

do {...}(while n > '9' && n< '0')

???

Já agora referir que gostei da solução por apresentada do:

while (!scanf("%d", &n));

Muito obrigado mesmo pela ajuda prestada. Abraço

Edited by Inacabado